Otoplastia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Otoplastia

Informação sobre Otoplastia

Tratamento cirúrgico para corrigir orelhas proeminentes ou “de abano” (uma característica comum que só tem consequências estéticas). Podem ser operadas crianças a partir de sete anos, sob anestesia geral e um dia de renda. Para os adultos, geralmente se utiliza anestesia local e sedação. Esta é uma intervenção que dura menos de uma hora e sem risco. O pós-operatório consiste em uma semana com closet, cerca de 20 dias, com uma atadura e manutenção a partir do quarto mês, pode-se ajustar, se necessário

Possui uma dúvida concreta sobre Otoplastia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Otoplastia

Embora não acarretem alteração funcional, as deformidades da orelha provocam importantes distúrbios psicossociais. Muitos autores têm estudado a influência da aparência no julgamento social e na primeira impressão, além de seu papel na interação social diária. Alterações estéticas dessa natureza muitas vezes expõem seus portadores a repetidas situações de ridículo, principalmente na infância, o que pode acarretar diminuição dos níveis de auto-estima e autoconfiança, prejudicando o desenvolvimento psicossocial.
Dr. Brunno Rosique
Dr. Brunno Rosique Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico

|

Goiânia

As orelhas podem variar de tamanho, posição e formato e são consideradas esteticamente bonitas justamente quando não chamam atenção. Dessa maneira, quando as orelhas são demasiadamente proeminentes, alargadas ou com um formato incomum, a harmonia facial pode ser comprometida. Em especial, as crianças podem sofrer preconceitos e chacotas por parte dos colegas na escola abalando a auto-estima das mesmas. Mesmo que a orelha não seja verdadeiramente de “abano”, procedimentos bem pequenos podem trazer grandes benefícios à aparência da orelha.
Dr. Mário Rocha
Dr. Mário Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico

|

Sinop

A tão famigerada orelha de abano é um quadro que ganha uma relevância especial ao considerarmos o importante impacto psicológico que podem sofrer aqueles que dele padecem. Tal fenômeno ocorre principalmente durante a fase escolar, quando o paciente pode sofrer bullying. A otoplastia corrige essa deformidade, por meio de retirada de excesso de cartilagem, e/ou procedimentos de moldagem da mesma, somados a pontos de fixação da orelha em nova posição. De fato, pacientes que se submetem a essa cirurgia, que pode ser realizada em geral após os 7 anos de idade, exibem uma mudança notória em seu estado de espírito, com grande melhora da autoestima.
Dr. Andre Ahmed Pereira

Cirurgião plástico

|

Rio de Janeiro

Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão.
Dr. Denis Riccardi Guimaraes
Dr. Denis Riccardi Guimaraes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico

|

Porto Alegre

Otoplastia ou cirurgia da orelha de abano pode ser realizada a partir dos 7 anos de idade, quando a orelha já adquiriu um desenvolvimento estável. Traz grande benefício ao paciente, melhorando a autoestima e a estética local. Cicatrizes normalmente são mínimas, na parte posterior da orelha e pouco visíveis. O procedimento é simples, sendo o cirurgião plástico o profissional mais indicado para a realização deste procedimento cirúrgico.
Dr. Rodrigo Vieira Silva
Dr. Rodrigo Vieira Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico

|

Brasília

Ver mais

Tem perguntas sobre Otoplastia?

Nossos especialistas responderam 27 perguntas sobre Otoplastia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Não, não há idade limite. Desde que haja indicação correta e condição clínica favorável, pode ser operada em qualquer idade a partir de 5-6 anos, quando a orelha completa totalmente sua formação!

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 38
  • 15
  • 40
Dr. Jairo Jr. Casali Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá, O curativo varia de cirurgião para cirurgião. Em geral de 3 a 7 dias o curativo é trocado pela faixa de contenção. A faixa também varia, da troca até 15-21 dias da cirurgia o dia todo e após isto pode ser usada mais alguns dias para dormir. Os pontos da pele dependem do aspecto da cicatrização da pele, de forma geral de 10 a 15 dias podem ser retirados. Até mais

  • 76
  • 56
  • 93
Dr. Carlos Henrique Tolomei Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Bauru

Não há como responder esta pergunta, pois existe diversos fatores que influenciam tratamento cirúrgico de acordo com paciente e com o médico. É uma cirurgia que pode ser feita com anestesia local em adultos, enquanto em crianças muitas vezes precisa de sedação, fator que aumenta o valor. Cirurgias deste porte, podem ser realizadas em clinicas que tenham sala de procedimento cirúrgico, o que diminui o valor de uma taxa de uso de sala hospitalar. Os valores da cirurgia em si variam muito de acordo com a cidade que está e a experiência do cirurgião. Portanto, para avaliar de fato, você precisará passar por consultas para verificar o valor.

  • 76
  • 56
  • 93
Dr. Carlos Henrique Tolomei Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Bauru

O processo de cicatrização dura cerca de 1 ano, então nesse prazo ainda pode ocorrer incômodos na região. Lembrando que após uma cicatrização o tecido nunca retoma 100% das suas características anteriores, portanto pode sim ocorrer uma alteração permanente da sensibilidade que seja perceptível pelo paciente. Recomendo que retorne no médico que te operou para que ele te avalie e te oriente da melhor forma.

  • 14
  • 17
  • 16
Dra. Alexandra de Souza Marcondes Rezende Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgiã plástica

Belo Horizonte

Marcar consulta

Ver as 27 perguntas sobre Otoplastia