A otoplastia, comumente conhecida como cirurgia de orelha, é um procedimento estético projetado para remodelar ou reposicionar as orelhas. Esta cirurgia pode corrigir uma variedade de condições que deixam muitas pessoas insatisfeitas com relação com a forma, tamanho ou posição das orelhas, tornando-a uma solução bastante procurada e versátil.

O termo "otoplastia" vem das palavras gregas otos e plassein, que significa "dar forma à orelha". Este procedimento pode ser realizado tanto em adultos quanto em crianças, com recomendação de idade mínima de cinco anos, quando as orelhas geralmente atingem seu tamanho completo. A otoplastia é um procedimento relativamente simples, mas, assim como em qualquer cirurgia, requer as habilidades e a experiência de um especialista qualificado.

Escolha a cidade onde você está buscando um serviço

Para que serve a otoplastia

O principal objetivo da otoplastia é corrigir ou modificar a aparência das orelhas. Isso pode envolver a redução do tamanho de orelhas excessivamente grandes, fixação de orelhas proeminentes mais próximas à cabeça ou remodelação da cartilagem na orelha para criar uma aparência esteticamente mais agradável ao paciente.

A otoplastia pode ser útil para pessoas com deformidades congênitas na orelha ou aquelas que sofreram trauma na região. Muitos pais optam pela otoplastia para evitar que filhos que nascem com orelhas proeminentes ou deformadas passem por situações traumáticas de deboche ou bullying. Muitos adultos optam pela otoplastia por motivos estéticos ou para corrigir problemas que afetaram sua audição ou conforto.

A decisão de realizar a otoplastia é pessoal e deve ser tomada após uma cuidadosa consideração e consulta com um cirurgião qualificado. É essencial ter expectativas realistas sobre os resultados e entender os possíveis riscos e complicações envolvidos. No entanto, para muitos pacientes, os benefícios da otoplastia superam amplamente os possíveis inconvenientes.

Como a otoplastia funciona

A otoplastia é um procedimento cirúrgico que envolve a realização de incisões atrás da orelha para expor a cartilagem. Na sequência, o cirurgião remodela a cartilagem e a fixa em sua nova posição por meio de suturas. Em alguns casos, uma parte da cartilagem pode ser removida para alcançar o resultado desejado. Por fim, as incisões são fechadas com pontos, e um curativo local é aplicado para proteger e auxiliar a cicatrização.

Os detalhes do procedimento podem variar conforme as necessidades do indivíduo e a técnica escolhida pelo cirurgião. É possível, por exemplo, realizar uma otoplastia sem incisões ou cortes através do uso de suturas para remodelar a orelha. Esse procedimento é menos invasivo e geralmente resulta em cicatrizes menores e um tempo de recuperação mais curto.

Independente da técnica utilizada, a otoplastia geralmente é realizada sob anestesia local ou geral, dependendo da idade do paciente e da complexidade do procedimento.

Duração de uma cirurgia de otoplastia

A duração do procedimento pode variar conforme as necessidades do indivíduo e a complexidade da cirurgia. Em média, a otoplastia leva de 1 a 2 horas para ser concluída.

A operação começa com a administração da anestesia. Uma vez que o paciente está confortável, o cirurgião faz as incisões necessárias e remodela a orelha. Após alcançadas as formas e posições desejadas da orelha, as incisões são fechadas, e a área é enfaixada. O paciente fica em monitoramento em uma sala de recuperação até que a anestesia se dissipe.

Embora a cirurgia em si seja relativamente rápida, é importante lembrar que a preparação para a cirurgia e o período de recuperação podem adicionar ao comprometimento total de tempo. No entanto, os resultados da otoplastia geralmente são duradouros e podem melhorar significativamente o conforto e a autoestima do indivíduo.

Otoplastia: especialistas e clínicas recomendados

São Paulo

Dra. Eliézia Helena de Lima Alvarenga

Otorrino

Rua Conselheiro Brotero, 1539, São Paulo
25 opiniões
Mostrar perfil
Dra. Amanda Almeida

Otorrino

(Otologia clínica, Otologia cirúrgica) Mais
Av. Nove de Julho 4939, São Paulo
12 opiniões
Mostrar perfil

Rio de Janeiro

Dr. Marcus Coimbra

Cirurgião plástico, Especialista em medicina estética

(Mamoplastia de aumento, Abdominoplastia, Blefaroplastia, Mastopexia, Envelhecimento, Tratamentos de rugas, Toxina botulínica, Rejuvenescimento) Mais
Rua Desembargador Izidro 18 (Sala 302), Rio de Janeiro
240 opiniões
Mostrar perfil
Dr. João Moraes

Cirurgião plástico

(Lipoaspiração, Mamoplastia de aumento, Rinoplastia, Contorno corporal pós-bariátrica) Mais
Rua Jardim Botânico 657 Sala 508, Rio de Janeiro
26 opiniões
Mostrar perfil

Brasília

Dr. Luis Fernando Gomes

Cirurgião plástico, Otorrino

(Lifting facial, Mamoplastia de aumento, Otoplastia, Rinoplastia estética e funcional (septoplastia), Rinologia funcional, Rinologia estética, Rinoplastia secundária) Mais
SEPS 714/914 (Bloco C Edifício Santa Maria) Sala 221, Brasília
45 opiniões
Mostrar perfil
Dr. Rodrigo Vieira Silva

Cirurgião plástico, Médico perito

(Lipoaspiração, Mamoplastia de aumento, Abdominoplastia, Cirurgia plástica de câncer de pele, Blefaroplastia) Mais
Qnd 01 Lote 07 (Av. Comercial Norte), Brasília
295 opiniões
Mostrar perfil

Salvador

Dr. Daniel de Oliveira Nunes

Otorrino

(Cirurgia plástica da face, Rinologia funcional, Rinoplastia, Cirurgia de nariz) Mais
Avenida Antônio Carlos Magalhães, Salvador
5 opiniões
Mostrar perfil
Dr. Henrique Passos Rios

Otorrino

(Rinologia funcional, Otologia cirúrgica, Rinoplastia, Cirurgia de nariz, Audiometria e testes funcionais) Mais
Avenida Tancredo Neves 620 Caminho das Árvores, Salvador
576 opiniões
Mostrar perfil

Perguntas frequentes

Como se preparar para a otoplastia?

Preparar-se para a otoplastia envolve vários passos para garantir que a cirurgia ocorra sem problemas e que você tenha uma recuperação bem-sucedida. Antes do procedimento, seu cirurgião fornecerá instruções detalhadas sobre dieta, consumo de álcool e tabaco, medicamentos e suplementos, e o que vestir no dia da cirurgia.

Nas semanas que antecedem a cirurgia, é essencial manter um estilo de vida saudável. Isso inclui manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios regulares, evitar fumar e consumir álcool em excesso. Também é aconselhável organizar apoio para o retorno após a cirurgia, e ficar acompanhado durante as primeiras noites, enquanto você inicia sua recuperação.


Quanto tempo duram os resultados da otoplastia?

Os resultados da otoplastia geralmente são duradouros. Uma vez que a cartilagem foi remodelada e curada, as mudanças devem ser permanentes. No entanto, como qualquer outra parte do corpo, as orelhas podem ser afetadas pelo processo natural de envelhecimento, e mudanças podem ocorrer ao longo do tempo.

Embora os resultados da otoplastia sejam geralmente permanentes, é importante lembrar que o resultado final pode não ser imediatamente aparente. Inchaço e hematomas podem distorcer a aparência das orelhas nas primeiras semanas após a cirurgia, mas esses efeitos diminuirão gradualmente. É fundamental ter paciência durante o processo de recuperação, que pode levar vários meses até que os resultados finais se tornem aparentes.


Como é o processo de recuperação após a otoplastia?

Compreender o tempo de recuperação da otoplastia é crucial para quem está considerando este procedimento. Após a cirurgia, suas orelhas serão enfaixadas para protegê-las e sustentar a nova forma. Você pode sentir algum desconforto, inchaço e hematomas, mas esses sintomas devem diminuir gradualmente em uma ou duas semanas.

Durante os primeiros dias de recuperação, é importante descansar e evitar qualquer atividade exaustiva. Dormir com a cabeça elevada pode ajudar a reduzir o inchaço, e você deve evitar dormir de lado para não pressionar as orelhas. Também é crucial seguir todas as instruções pós-operatórias do seu cirurgião, que incluem evitar qualquer atividade que possa causar um impacto ou lesão nas orelhas e manter a limpeza do local cirúrgico.

As atividades normais podem ser retomadas gradualmente, porém a retomada de exercícios exaustivos devem estar condicionadas à liberação do cirurgião. Isso geralmente acontece por volta de seis semanas após a cirurgia. Lembre-se de que cada pessoa se recupera em seu próprio ritmo, e é importante ouvir seu corpo e não apressar o processo de recuperação.


Quanto tempo demora a cicatrização da otoplastia?

O tempo de cicatrização da otoplastia pode variar de acordo com o paciente, mas a maioria das pessoas pode retornar ao trabalho ou à escola dentro de uma semana do procedimento. O inchaço e os hematomas devem começar a diminuir em uma ou duas semanas, e os resultados finais da intervenção devem ser evidentes em alguns meses.

É importante lembrar que cada pessoa se recupera em seu próprio ritmo, e é crucial ter paciência durante o processo de recuperação. Seguir as instruções pós-operatórias do seu cirurgião e manter um estilo de vida saudável podem acelerar o processo de cicatrização e garantir melhores resultados.


A otoplastia pode ser revertida?

Embora seja tecnicamente possível realizar uma cirurgia para alterar novamente a forma e posição das orelhas, é importante lembrar que cada procedimento adicional traz seus próprios riscos e complicações. Portanto, é crucial ter expectativas realistas e discutir completamente os resultados desejados com seu cirurgião antes de se submeter à otoplastia.

Em casos em que o paciente não estiver satisfeito com os resultados da otoplastia e mediante a avaliação do cirurgião, tratamentos não cirúrgicos ou ajustes menores poderão ser realizados, a fim de garantir maior proximidade com o resultado desejado sem a necessidade de uma reversão completa.


A otoplastia dói?

É normal sentir algum desconforto após a cirurgia, mas a dor intensa é rara. Durante o procedimento, a anestesia será usada para garantir que você esteja confortável e não sinta dor.

Após o procedimento, qualquer dor ou desconforto geralmente pode ser controlado com analgésicos de venda livre ou medicamentos prescritos fornecidos pelo seu cirurgião. Se você sentir dor intensa ou desconforto que não melhora com medicação, é importante entrar em contato com seu cirurgião ou procurar atendimento médico imediatamente.


Quando é possível retomar o exercício após a otoplastia?

Como em qualquer cirurgia, é importante dar ao seu corpo tempo para se recuperar antes de retomar atividades extenuantes. A maioria dos cirurgiões recomenda esperar entre 2 a 3 semanas antes de começar exercícios leves, como caminhadas. Atividades mais vigorosas, como corrida ou levantamento de peso, devem ser evitadas por ao menos 6 semanas.

É crucial ouvir seu corpo e não se esforçar demais muito cedo. Se você sentir algum desconforto ou inchaço durante o exercício, é um sinal de que pode estar exagerando e precisa de uma pausa. Sempre consulte seu cirurgião antes de retomar qualquer programa de exercícios para garantir que seja seguro fazê-lo.


Quais cuidados devem ser tomados após a otoplastia?

Os cuidados pós-operatórios são cruciais para o sucesso da sua otoplastia. Seguir as instruções do seu cirurgião pode ajudar a reduzir o risco de complicações e garantir uma recuperação tranquila. Essas instruções geralmente incluem manter o local cirúrgico limpo, evitar atividades que possam causar lesões nas orelhas e tomar os medicamentos prescritos conforme as instruções.

Também é recomendável evitar dormir de lado nas primeiras semanas após a cirurgia para não pressionar as orelhas. Como alternativa, tente dormir de costas com a cabeça elevada para ajudar a reduzir o inchaço.

Perguntas sobre Otoplastia

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Otoplastia

A consulta ao cirurgião que a operou será a melhor opção. Na impossibilidade, qualquer outro cirurgião plástico.

Todo procedimento plástico necessita de pelo menos 1 ano para o possível reparo . Agende sua consulta .

Especialistas falam sobre Otoplastia

Embora não acarretem alteração funcional, as deformidades da orelha provocam importantes distúrbios psicossociais. Muitos autores têm estudado a influência da aparência no julgamento social e na primeira impressão, além de seu papel na interação social diária. Alterações estéticas dessa natureza muitas vezes expõem seus portadores a repetidas situações de ridículo, principalmente na infância, o que pode acarretar diminuição dos níveis de auto-estima e autoconfiança, prejudicando o desenvolvimento psicossocial.

Brunno Rosique

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Goiânia

Agendar uma visita

As orelhas podem variar de tamanho, posição e formato e são consideradas esteticamente bonitas justamente quando não chamam atenção. Dessa maneira, quando as orelhas são demasiadamente proeminentes, alargadas ou com um formato incomum, a harmonia facial pode ser comprometida. Em especial, as crianças podem sofrer preconceitos e chacotas por parte dos colegas na escola abalando a auto-estima das mesmas. Mesmo que a orelha não seja verdadeiramente de “abano”, procedimentos bem pequenos podem trazer grandes benefícios à aparência da orelha.

Mário Rocha

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Sinop

Agendar uma visita

A tão famigerada orelha de abano é um quadro que ganha uma relevância especial ao considerarmos o importante impacto psicológico que podem sofrer aqueles que dele padecem. Tal fenômeno ocorre principalmente durante a fase escolar, quando o paciente pode sofrer bullying. A otoplastia corrige essa deformidade, por meio de retirada de excesso de cartilagem, e/ou procedimentos de moldagem da mesma, somados a pontos de fixação da orelha em nova posição. De fato, pacientes que se submetem a essa cirurgia, que pode ser realizada em geral após os 7 anos de idade, exibem uma mudança notória em seu estado de espírito, com grande melhora da autoestima.

André Ahmed Pereira

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro


Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão.

Denis Riccardi

Cirurgião plástico

Porto Alegre

Agendar uma visita

Otoplastia ou cirurgia da orelha de abano pode ser realizada a partir dos 7 anos de idade, quando a orelha já adquiriu um desenvolvimento estável. Traz grande benefício ao paciente, melhorando a autoestima e a estética local. Cicatrizes normalmente são mínimas, na parte posterior da orelha e pouco visíveis. O procedimento é simples, sendo o cirurgião plástico o profissional mais indicado para a realização deste procedimento cirúrgico.

Rodrigo Vieira Silva

Cirurgião plástico, Médico perito

Brasília

Agendar uma visita

A otoplastia visa corrigir imperfeições estéticas das orelhas como as chamadas orelhas em abano. Esse tipo de defeito é bastante comum e tem efeitos psicológicos negativos, sobretudo em crianças. Em função disso, a idade ideal para se fazer uma otoplastia é à partir de 7 anos, quando as orelhas já estão formadas e praticamente com seu tamanho definitivo. A cirurgia das orelhas tem como objetivo reposiciona-las devolvendo um aspecto natural e uma harmonia ao rosto. O resultado é muito satisfatório e impacta diretamente na autoestima, melhorando o convívio social. As cicatrizes ficam praticamente invisíveis, localizadas no sulco entre a orelha e o crânio.

Daniel Fagundes Azevedo

Cirurgião plástico

Belo Horizonte


Popularmente conhecida como orelha de abano,costuma causar incômodo e constrangimento.Existem três tipos de deformidade,o paciente pode ter a parte interna da orelha (concha) muito grande, ter ausência da dobra superior, ou ainda possuir um ângulo muito aberto entre a cabeça e a orelha.A cirurgia é considerada relativamente simples, pois em geral demora de 1 a 2 horas e é realizada com anestesia local, com exceção de crianças que recebem anestesia geral leve e precisam passar o dia no hospital.O tempo de recuperação é de 10 a 15 dias.Ao retirar o curativo, o único cuidado especial é usar uma faixa.O melhor de tudo é que, além da cirurgia ser simples,a cicatriz fica escondida atrás da orelha.

Carlos Fernando Vieira Das Neves

Cirurgião plástico

São Paulo


Para correção da orelha de abano ou orelhas proeminentes o procedimento é a otoplastia. Pode ser realizado em qualquer idade, mas existe uma tendência de realizar num momento em que a criança já possui o desejo dessa correção, ou em torno dos 7 anos que a criança já possui exposição na escola e pode sofrer "bullying".

Fernando Campos Moraes Amato

Cirurgião plástico

São Paulo


A otoplastia visa a corrigir orelhas de proeminentes, também chamada de orelha de abano.

Ricardo Eustachio De Miranda

Cirurgião plástico

São Paulo


A otoplastia é um procedimento indicado para pacientes que desejam maior equilíbrio e harmonia facial através da correção do formato ou posicionamento das orelhas. Orelhas proeminentes, conhecidas como orelhas em abano, frequentemente interferirem na autoestima causando graves problemas psicológicos, principalmente em crianças e adolescentes. As alterações ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus, e não estão associados à perda auditiva. De maneira geral as cartilagens são moldadas pela combinação de algumas técnicas e pontos internos. A cicatriz na pele fica localizada na parte posterior da orelha de modo a não ser visualizada.

Flávio Dumaresq

Cirurgião plástico

Natal

Agendar uma visita

A cirurgia da orelha (otoplastia) pode melhorar a forma, a posição e o tamanho das orelhas. A otoplastia para a orelha de abano visa a modificação na estrutura e posicionamento das orelhas. O abano das orelhas está presente desde o nascimento e torna-se mais aparente com o crescimento, o que pode interferir diretamente no desenvolvimento psíquico da criança, causando timidez e falta de confiança. Além disso, muitas crianças portadoras de orelha de abano também são vítimas de bullying.A otoplastia busca uma forma mais natural, equilibrada e proporcional das orelhas.A correção das deformidades pode beneficiar a aparência, melhorar a auto-estima e ajudar sobremaneira no tratamento do bullying.

Adrien Alberto Fornazari

Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita

Cirurgia Para correção de Orelhas em Abano. Realizadas em crianças apos o 6 ano sob anestesia geral e em adolescentes e adultos sob anestesia local e sedação. É uma cirurgia ambulatorial; portanto, não exige internação. Não é dolorosa no pós operatório. As cicatrizes são realizadas atras das orelhas; portanto, ficam escondidas naturalmente. Nos dias iniciais ao pós operatório, ha necessidade de usar uma faixa sobre as orelhas do tipo faixa de tenista ou de bailarina.

As orelhas de abano, ou proeminentes, são causas de constrangimento, bullying e disturbios psicológicos em diversas crianças e adultos. A cirurgia corretiva, otoplastia, proporciona orelhas mais simétricas, menos evidentes e naturais. O procedimento pode ser realizado sob anestesia local, com alta no mesmo dia. É uma das cirurgias com maior indice de satisfação do paciente.

Bruno De Paula E Silva Felici De Souza

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

São José Do Rio Pardo


A Otoplastia é a cirurgia que objetiva dar um formato mais natural para orelha e diminuir a distância entre seu bordo lateral e a cabeça. A orelha proeminente (ou de abano) é o tipo mais frequente de malformação da orelha e sua importância está nos frequentes estigmas e problemas psicológicos associados principalmente para crianças em idade escolar.

Correção das orelhas proeminentes que causam muitas vezes bullying nas crianças e adultos, feita sob anestesia local e sedação, as orelhas sao operadas com um corte retroauricular, e descolamento, com ressecção da cartilagem e confecção da dobrinha das orelhas. O paciente usa uma faixa para proteção das orelhas, e volta no consultório com 3 dias de pós operatório. São prescritos antibióticos e analgésicos no pós operatório. As orelhas ganham um formato fechado e harmonioso com a face e crânio, o resultado pode ser visto logo após o primeiros curativos. Não são retirados pontos das orelhas, estes caem sozinhos, o cirurgião plástico acompanha o paciente até recuperação total.

Roberta Ritty

Cirurgião plástico

Guarapuava


Quem precisa fazer essa cirurgia? A cirurgia é feita para corrigir uma malformação ou para melhorar a estética da orelha. O objetivo é fazer com que você se sinta melhor com sua aparência. A cirurgia pode ser feita com anestesia local? Crianças maiores e adultos podem fazer a cirurgia com anestesia local, desde que colaborem com o cirurgião e não tenham muito medo de agulha, pois a anestesia local necessita de algumas "picadas" para ser aplicada. O meu plano de saúde cobre? Em casos de malformação, sim. Quais os cuidados que devo ter após a Cirurgia? É necessário usar uma faixa que cubra toda a orelha pelo período de um mês, durante o dia e a noite.

A otoplastia permite corrigir o mal posicionamento das orelhas ("orelhas em abano"). Pode ser realizada a partir dos seis anos de idade. Em adolescentes e adultos pode ser feita com anestesia local. O resultado é a melhoria estética e o ganho de autoestima.

Érico Campos Moreira

Otorrino

São José dos Campos

Agendar uma visita

Correção da chamada orelha em abano, procedimento pode ser realizado com anestesia local, o paciente recebe alta provável no mesmo dia.

Tiago Miolo

Cirurgião plástico

São Paulo


Otoplastia é a cirurgia para correção da orelha de abano. Aproximadamente 5% da população apresenta orelhas proeminentes, transmitida por herança genética. As causas mais frequentes são a cartilagem da concha aumentada e a ausência da dobra da anti-hélice. Existem diversas técnicas de Otoplastia que podem ser utilizadas em busca de orelhas simétricas e harmônicas com a face. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local a depender do paciente ou com anestesia geral. Ela pode ser realizada em adultos e crianças. Um dos momentos mais aconselháveis para realização da cirurgia é quando a criança começa a se incomodar com a aparência das orelhas.

Carlos Tolomei

Otorrino

Bauru


A otoplastia corrige deformidades na orelha. Uma das mais conhecidas é a “orelha de abano”.Esta cirurgia pode ser realizada tanto em adultos quanto em crianças. Recomenda-se que a cirurgia seja feita a partir dos 7 a 8 anos de idade quando a orelha externa já alcançou o tamanho adulto. Utiliza-se anestesia local e, às vezes, sedação em crianças. É retirada pele de atrás da orelha e a cicatriz é muito discreta. A duração da cirurgia varia entre 90 a 120 minutos e recebe alta no mesmo dia da cirurgia. É recomendado o uso de faixa nas orelhas para proteção e compressão das mesmas. O resultado é muito satisfatório, principalmente para crianças que na maioria sofrem bullying.

Cirurgia estética para corrigir as orelhas de abano. Pode ser realizado a partir dos 6 anos de idade, quando o paciente geralmente inicia o processo de bullying no colégio. São possíveis resultados ótimos em pouco tempo com melhora do bem estar geral e harmonização da face do paciente!

Diego Lima Vasconcelos

Cirurgião cranio-maxilo-facial, Otorrino

Fortaleza


A otoplastia é a cirurgia feita nas orelhas a fim de corrigir deformações que as deixam com uma aparência indesejável para o paciente, podendo trazer prejuízos de ordem emocional. Essa cirurgia plástica é utilizada para tratar: O posição da orelha, deixando-a mais próxima da cabeça; Algumas deformidades decorrentes de trauma ou infecções; Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia – causando desproporcionalidade a face do paciente e, por conseguinte, desconforto emocional e baixa autoestima. O formato da orelha, não somente “orelha de abano” que é o caso mais conhecido, mas também, por exemplo, a “orelha pontuda”.

Danielle Candia Barra

Otorrino, Médico clínico geral, Nutrólogo

Brasília


A otoplastia refere-se à cirurgia para correção da orelha de abano. Geralmente é realizada com anestesia local (com ou sem sedação) e a técnica depende a severidade do caso, podendo ser realizada através de pontos, raspando a cartilagem ou até mesmo retirando um pouco desta. No período pós-operatório geralmente é necessária 1-2 semanas de repouso, porém é imprescindível o uso de faixa (semelhante àquelas de tenistas) recobrindo a orelha por 24h no primeiro mês (retira somente para banho e limpeza). Após o primeiro mês a faixa deverá ser utilizada à noite para dormir por mais 2 meses.

Ana Luiza Luna

Cirurgião plástico

São Paulo


As orelhas tem um papel muito importante na harmonia facial. A otoplastia pode corrigir as famosas orelhas em abano e ter um importante papel estético no paciente. Além disso, a cirurgia ajuda na auto-estima e é bastante procurada por crianças, uma vez que costumam sofrer com o bullying na escola.

A Otoplastia é a cirurgia que visa a correção da orelha de abano. Trata-se de uma deformidade do pavilhão auricular, causada geralmente pela indefinição da antihélice, excesso de concha e aumento do ângulo céfalo-auricular. As orelhas ficam mais proemininentes, levando a repercussão estética importante. Isso pode ocasionar um prejuízo muito grande no convívio social, notadamente em crianças e adolescentes, que passam a ser vítimas de bullying. Por isso, costumo orientar os pacientes e pais de que a partir dos 6 anos de idade já podemos realizar a correção cirúrgica na maioria dos casos. É uma idade em que a criança já começa a ficar incomodada e as cartilagens já estão bem desenvolvidas.

Diogo Barbalho Cardoso

Otorrino

Belo Horizonte


A orelha de abano é uma deformidade que afeta a autoestima de muitos pacientes. Veja algumas dúvidas que recebo no consultório: 1) A cirurgia que resolve esse problema é a otoplastia. O objetivo da cirurgia é criar as dobras naturais da orelha que são "apagadas" na orelha de abano, devolvendo equilíbrio e proporção entre orelhas e face. 2) A orelha pode ser operada a partir dos 5 anos, quando ela já está desenvolvida e praticamente do tamanho que terá na vida adulta. 3) A cirurgia é realizada sob anestesia para que o paciente não sinta dor. Após o procedimento, é esperado que ocorra a dor decorrente da manipulação.

Priscilla Helena Lotierzo Saito

Cirurgião plástico

São Paulo