Plastica Mamaria Reconstrutiva Pos Mastectomia Com Implante De Protese - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Plastica Mamaria Reconstrutiva Pos Mastectomia Com Implante De Protese

Informação sobre Plastica Mamaria Reconstrutiva Pos Mastectomia Com Implante De Protese

O que é?

A plástica mamária reconstrutiva ou mamoplastia reconstrutiva é uma cirurgia que visa, após a mastectomia, devolver seios à mulher com uma aparência natural a partir do implante de uma prótese. Mastectomia é a retirada total ou parcial dos seios. A técnica da mamoplastia reconstrutiva pós-mastectomia com implante de prótese é utilizada desde os anos 60 e tornou-se uma cirurgia bastante comum. O procedimento é considerado de baixo risco. A forma de realização da plástica mamária reconstrutiva é diretamente ligada a como foi feita a mastectomia. A escolha da técnica tem que levar em conta a condição da pele e dos músculos no local, a possibilidade de poder utilizar tecidos de outras partes do corpo, as características físicas da paciente e a forma e o volume da mama oposta no caso de apenas uma ter sido retirada. Para fazer a reconstrução da mama com a imediata colocação do implante de prótese de silicone, é necessário que exista quantidade suficiente de pele para deixar o implante coberto. Quando não há pele suficiente pode ser preciso fazer mais de uma cirurgia para reconstruir a mama. Nesse caso, a bolsa de silicone é utilizada para expandir a pele. Ela é colocada temporariamente para criar um espaço suficiente para o implante definitivo. A inclusão dessa prótese é feita de três a seis meses após a primeira cirurgia. A operação só é recomendada para pacientes que já tenham o desenvolvimento mamário completo. A anestesia pode ser local ou geral e o tempo de internação varia de um a dois dias. O período de recuperação é de até um mês.

Qual é a causa?

A grande maioria das plásticas mamárias reconstrutivas com implante de prótese é realizada em mulheres que sofreram a mastectomia devido a um quadro de câncer no seio. Porém, essa não é a única razão. O procedimento pode ser realizado devido à má formação congênita, deficiência no crescimento mamário devido a trauma, sequelas de queimaduras e necrose por infecção, por exemplo.

Quais os sintomas?

A realização da mamoplastia visa, essencialmente, aumentar a autoestima da mulher geralmente bastante abalada após a mastectomia e não combater qualquer sintoma físico decorrente desse procedimento.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista e avaliação física são suficientes para determinar a necessidade da cirurgia.

Qual o tratamento?

No caso da realização da mastectomia, os seios só poderão ser reconstruídos através do procedimento cirúrgico.

Possui uma dúvida concreta sobre Plastica Mamaria Reconstrutiva Pos Mastectomia Com Implante De Protese? Pergunte aos nossos especialistas.

Tem perguntas sobre Plastica Mamaria Reconstrutiva Pos Mastectomia Com Implante De Protese?

Nossos especialistas responderam 14 perguntas sobre Plastica Mamaria Reconstrutiva Pos Mastectomia Com Implante De Protese.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

As mulheres submetidas a mastectomia com retirada do músculo peitoral apresentam como opção de reconstrução mamária os retalhos miocutaneos como o TRAM( parte do abdome inferior é colocado na posição da mama retirada) e o Grande Dorsal(Retira-se um músculo com pele das costas com ou sem próteses). Implantes mamários sem a presença do músculo peitoral ou quando radioterapia deve ser evitado.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 92
  • 86
  • 541
Dr. Gustavo Ventura Oliveira

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

A cirurgia de mastectomia possui um tempo bastante variado, podendo ser mais rápida quando for somente realizada a mastectomia simples ou radical modificada sem a reconstrução imediata, ou ser mais longa quando for indicada a pesquisa de linfonodo sentinela e quando a reconstrução imediata for programada. O tempo de cirurgia também varia conforme a experiência do cirurgião. A posição para essa cirurgia é o decúbito dorsal (barriga pra cima) podendo haver mudanças caso uma reconstrução utilizando o músculo grande dorsal seja programada, nesse caso muda-se a posição para lateral após a mastectomia.

  • 55
  • 56
  • 71
Dr. Guilherme Graziosi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico

Niterói

Marcar consulta

Olá, tudo bem? Tecnicamente não existe rejeição de prótese. Mas existe sim chance de complicação inesperada. Este é um tema muito importante e que deve ser discutido com o cirurgião plástico que vai te operar. Por favor, crie uma relação de confiança com seu cirurgião plástico para, francamente e com muito tempo, esclarecer essas dúvidas importantes. Abraço!

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 197
  • 82
  • 136
Dr. Diego Paiva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico

Goiânia

Marcar consulta

Se a sua esposa vai fazer quadrantectomia é muito provável que existe plano de fazer radioterapia, a qual algumas vezes pode trazer um resultado estético desfavorável (contratura). Existem prós e contras tanto na reconstrução imediata como na tardia. Uma conversa franca com o seu médico pode esclarecer porque ele, nesse caso, acha melhor fazer após 2 anos.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 19
  • 7
  • 12
Dr. Andrei Alves de Queiroz

Mastologista

Ver as 14 perguntas sobre Plastica Mamaria Reconstrutiva Pos Mastectomia Com Implante De Protese