Polissonografia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Polissonografia

Informação sobre Polissonografia

A polissonografia é um exame que nos permite avaliar a existência da apnéia obstrutiva do sono. Ele consiste em se dormir uma noite em uma clínica ou hospital, com monitoramento através de eletrocardiograma, eletroencefalograma, saturação de oxigênio, sensor de respiração entre outros. Dura aproximadamente 12 horas e é um exame de grande valor para a pneumologia.

Possui uma dúvida concreta sobre Polissonografia ? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Polissonografia

Trata-se do raio x do sono. Um exame que avalia o sono de forma completa: atividade cerebral, respiração, batimentos cardíaco, oxigenação, movimentos do corpo, fases do sono. Todos conhecem a polissonografia realizada dentro do hospital, porém recentemente, com o avanço da tecnologia, ela pode ser realizada no conforto da Casa do paciente, facilitando o sono normal. Porém o quesito principal desse exame está na interpretação pelo médico do sono, que observa o resultado com olhos de especialista e indica o tratamento adequadamente. Eu sou grande defensor da polissonografia domiciliar e realizo diariamente esse exame em minha clínica.
Dr. Franco Chies Martins
Dr. Franco Chies Martins Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Pneumologista

|

São Paulo

A polissonografia é um exame usado para investigar vários disturbios do sono. O paciente deve dormir com sensores fixados no corpo que permitam o registro das fases do sono, profundidade do sono, da quantidade de sono , passagem de ar pelo nariz/boca, oxigenação sangüínea, freqüência cardíaca, movimento do tórax e posição corporal na cama .O exame é indolor sendo que todos os sensores são fixados na superfície corporal, não é invasivo e não envolve qualquer risco. O exame é tradicionalmente realizado em uma clinica ou laboratório do sono, sob a supervisão de um técnico. Mas existem atualmente uma nova tecnologia testada e aprovada em diversos estudos - a polissonografia domiciliar.
Dra. Ana Carla Campelo Duarte
Dra. Ana Carla Campelo Duarte Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

, Pneumologista

|

Manaus

O exame de polissonografia serve para avaliação de distúrbios do sono, como roncos e apnéia, entre outros. Pode ser realizado dentro de um laboratório de sono (polissonografia tipo 1) ou em domicílio com aparelho de monitorização portátil. Na monitorização domiciliar do sono, são avaliados pulso, oximetria, esforço respiratório, posicionamento do corpo, fluxo respiratório, sono/vigília e presença de roncos e sua intensidade. Nas duas modalidades, pode-se realizar a polissonografia de noite inteira (diagnóstica) e a polissonografia com uso de CPAP.
Dra. Carolina Cozzi Machado
Dra. Carolina Cozzi Machado Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Piracicaba

A Polissonografia é o exame realizado durante o sono do paciente, para diagnóstico dos distúrbios do sono. O médico pode interpretar, através de sensores posicionados no corpo do paciente, a presença de alguns distúrbios do sono, tais como: roncos, pausas respiratórias, apneia, queda de oxigênio no sangue, despertares noturnos, insônia, sono agitado, dentre outras.
Dra. Lucia Joffily
Dra. Lucia Joffily Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

, Otorrino

|

Rio de Janeiro

A polissonografia registra as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, freqüência cardíaca e respiratória, assim como os movimentos dos olhos e nas pernas durante o estudo. Ajuda a diagnosticar distúrbios do sono e é usada para ajustar o seu plano de tratamento, se você já tiver sido diagnosticado com um distúrbio do sono. Este exame é o principal exame para diagnosticar distúrbios do sono, entre eles, a Apneia do Sono.
José Roberto Megda Filho
José Roberto Megda Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Pneumologista

|

Taubate

Ver mais

Tem perguntas sobre Polissonografia ?

Nossos especialistas responderam 10 perguntas sobre Polissonografia .

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Você precisa retornar ao seu médico antes desse período para completar o raciocínio diagnóstico e receber o tratamento adequado.

  • 13
  • 0
  • 9
Dr. Raimundo Nonato Delgado Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Neurologista

Brasilia

A polissonografia é um exame que nos permite avaliar a existência da apnéia obstrutiva do sono. Ele consiste em se dormir uma noite em uma clínica ou hospital, com monitoramento através de eletrocardiograma, eletroencefalograma, saturação de oxigênio, sensor de respiração entre outros. Dura aproximadamente 12 horas e é um exame de grande valor para a pneumologia.

  • 1
  • 3
  • 1
Dr. Celso Jose Cardoso Dilascio

Pneumologista

Belo Horizonte

O sono de má qualidade impacta diretamente na qualidade de vida. Diversas são as causas destes transtornos, algumas levando à percepção de sono insuficiente. Passar por uma avaliação médica especializada deve ser a primeira etapa na identificação destes transtornos. O exame de polissonografia é uma ferramenta auxiliar ao diagnóstico, inclusive com o registro técnico do tempo de sono, assim como da quantificação de outras ocorrências noturnas e pode auxiliar na conduta médica.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 18
  • 1
  • 7
Gunther Kissmann Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Pneumologista

Rio de Janeiro

Qualquer médico pode solicitar uma polissonografia. Por que não conversar com seu psiquiatra e questioná-lo sobre o seu problema? Afinal, você está sendo medicado! Todo sintoma é uma expressão de que algo não está em equilíbrio no organismo. Portanto, fazer uma boa investigação é o ideal para uma conduta terapêutica adequada. Caso seu médico entenda que é necessário, fará encaminhamento para outro especialista.

  • 26
  • 19
  • 19
Dra. Valeria Vasconcelos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Médica clínica geral

Ilhéus

Marcar consulta

Ver as 10 perguntas sobre Polissonografia