Preparação para aposentadoria - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Preparação para aposentadoria

Os especialistas falam sobre a Preparação para aposentadoria

A aposentadoria é um período da vida onde devemos ter uma preparação. Sair do mercado de trabalho pode ocasionar algumas repercussões psicológicas, de acordo com a interpretação que fazemos desse momento. Mudar uma rotina de anos de vida, não é fácil e demanda uma reorganização para ainda haver alguma atividade (mental, física,ocupacional, etc). É muito comum surgir ansiedade e depressão nesse momento e devemos observar como estamos lidando com a aposentadoria para que não tenhamos esse desfecho negativo. Um acompanhamento psicológico anterior a aposentadoria em si, pode facilitar na preparação, auxiliando com estratégias, observações e amparo da ansiedade.
Andréa Conceição de Lima Vieira da Rocha
Andréa Conceição de Lima Vieira da Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

Tem perguntas sobre Preparação para aposentadoria?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Preparação para aposentadoria:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

De imediato, o foco central é pensar na atenção à saúde mental do seu pai. Se ele teve uma crise que culminou na tentativa de suicídio, criar estratégias de cuidado - principalmente de maneira interdisciplinar, com um psicólogo e um psiquiatra, por exemplo - é fundamental, sob pena de a ausência de cuidado culminar no agravamento de seu quadro clínico. O processo de cuidado, portanto, apresenta-se como sendo a primeira etapa, antes de se pensar na aposentadoria. É muito importante que seja realizado uma investigação aprofundada sobre a estrutura psíquica de seu pai. Ao ler sua questão, várias outras me surgiram, a exemplo: Quais são os disparadores dessas crises? A crise, de fato, tem a ver com o trabalho que ele desenvolve? Ele faz ou já fez acompanhamento psicológico? As crises aconteceram com ele fazendo acompanhamento? Quais são os maiores geradores de ansiedade nesse momento de sua vida? O caminho da aposentadoria passa, fundamentalmente, pelo caminho anterior: o do cuidado.

  • 9
  • 7
  • 30
Lucio Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Brasília

Marcar consulta