Preparação para o parto - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Preparação para o parto

Os especialistas falam sobre a Preparação para o parto

O Projeto “Gestar e Gestantes” é um acompanhamento psicológico, presencial ou online, que pode se iniciar já no momento em que o casal decide ter filho, desde os meses anteriores e o período de preparação, abrangendo, ainda, a concepção, os meses da gestação, o planejamento para o parto e o nascimento. Estende-se, também, aos momentos após o nascimento, às primeiras semanas e meses da relação mãe-bebê, até a plena percepção do tornar-se mãe. Tem como objetivo auxiliar à futura mãe a compreender as mudanças e transformações desse período. É destinado para expressão de seus sentimentos, para compreensão das mudanças que ocorrem tanto fisicamente quanto psicologicamente.
Dra. Nara Helena Lopes

Psicóloga

|

São Paulo

Psicóloga Clinica com formação em perinatalidade e parentalidade o que me confere a experiência no cuidado a gestantes, puérperas e o meio familiar. Acompanhamento da gestação, auxiliando na escolha do parto, amamentação, acolhimento a gestante, preparando-a para exercer seus diferentes papeis sociais apos o nascimento do bebê, apoio no recebimento desse novo membro ao lar, apoio ao casal e familiares e possível depressao pós parto. Nesta fase mesmo que a mulher nao venha desenvolver a depressão é necessário muitos cuidados no puerpério pois esta é uma fase de extrema sensibilidade da mulher onde biologicamente seus hormonios estao bastante alterados.
Nathalia Brandão

Psicóloga, Psicopedagoga

|

Rio de Janeiro

A Clínica Dr. Gabriel Monteiro disponibiliza uma equipe multidisciplinar para dar toda a assistência que a gestante pode precisar durante o pré-natal e no pós-parto. Além do acompanhamento obstétrico, a clínica oferece nutricionista, endocrinologista, nutrólogo, enfermeira obstétrica, consultora de amamentação, fisioterapeuta, dermatologista, psicóloga e especialista em Shantala para que a gestante cuide da saúde e se prepare para o parto. A Clínica também promove um curso para gestantes para transmitir a segurança necessária para o casal que aguarda esse momento tão esperado: a chegada do bebê.
Dr. Gabriel Monteiro
Dr. Gabriel Monteiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Para o maior sucesso na Assistência ao parto normal indicamos a necessidade da gestante ser encaminhada para fazer uma preparaçao adequada para o Parto Normal. Isto faz parte do conceito de parto humanizado onde a gestante tem participação ativa na gestação e nascimento. Recomendamos sempre que possível o inicio da prática de atividade física após o primeiro trimestre, como Pilates, Yoga, Hidroginástica, Natação, exercícios aeróbicos. No terceiro trimestre encaminhamos para uma avaliação com fisioterapeuta especializada onde fará avaliação do períneo e assoalho pélvico, podendo fazer preparo perineal com massagem e uso do EpiNo. Isso diminui necessidade da Episiotomia e a rotura perineal.
Dr. Roberto Buenfil de Faria
Dr. Roberto Buenfil de Faria Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Fazemos pré-natal e acompanhamento para realização de cesariana a pedido (Mediante cobrança de disponibilidade Obstétrica e após as 39 semanas). Orientação e acompanhamento sobre as vantagens e desvantagens sobre o parto normal. Parto Normal é o parto por via vaginal. Ele tem algumas grandes vantagens que são a recuperação muito mais acelerada por ser menos invasivo que a cesariana, alta hospitalar pode ser umas horas antecipadas, pode existir o contato com o bebê imediatamente após o nascimento, e o aleitamento costuma ser mais rápido e facilitado. Tem sido recomendado que sejam feitas apenas as manobras e intervenções extremamente necessárias para o nascimento seguro.
Dr. Thor Schmidt

Especialista em Medicina Estética, Ginecologista

|

Blumenau

Ver mais

Tem perguntas sobre Preparação para o parto?

Nossos especialistas responderam 2 perguntas sobre Preparação para o parto.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! As contrações veem do útero e são movimentos de expulsão do bebê na hora do parto. É possível sentir algumas contrações ao longo da gestação sim, mas esse tipo de contração acontece porque o corpo precisa se adaptar para acolher um bebê que se desenvolve a cada dia. Essa adaptação pode causar dores musculares e desconfortos como o que você citou.A diferença é que as contrações do momento do parto são muito dolorosas e ritmadas,com o tempo vão ficando mais próximas uma da outra. Se for uma primeira gravidez,esses sinais de parto pré-termo podem assustar a mãe gerando ansiedade. Se concentre na sua respiração e caso às contrações gerem muito desconforto procure sua obstétrica. Espero ter ajudado! Um beijo!

  • 5
  • 8
  • 2
Marcela Maretti Brant de Vasconcellos

Psicóloga

Florianópolis

A posição do bebê dentro do útero pode ser verificada pelo seu obstetra durante a palpação da sua barriga, através da Manobra de Leopold, que habitualmente deve ser feita durante as consultas pré-natais no final da gravidez. Quando houver suspeita de apresentação pélvica ou transversa, podemos complementar a avaliação pelo exame de toque. Não é necessário fazer ultrassonografia para avaliar posição fetal e a posição vista no ultrassom pode mudar até o dia do parto. Também não é necessário fazer toque vaginal de rotina no pré natal, a menos que a gestante tenha algum sintoma que justifique o toque.

  • 6
  • 2
  • 12
Dr. Fabio Nardelli Soares

Ginecologista

Franca

Ver as 2 perguntas sobre Preparação para o parto