Preservação da fertilidade - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Preservação da fertilidade

Os especialistas falam sobre a Preservação da fertilidade

Uma das maiores causas de infertilidade é a Endometriose que em alguns casos o procedimento cirúrgico é essencial para o tratamento. Realizar o procedimento com um profissional capacitado e especialista em reprodução humana é primordial a fim de preservar a fertilidade. Para isso a abordagem cirúrgica da endometriose requer cirurgia minimamente invasiva com Videolaparoscopia também de alta resolução com recursos de imagem digital em FULL HD, com instrumental próprio para endometriose , bisturi ultrassônico e bipolar de última geração com manutenção e renovação constante. O hospital deve dispor de serviço de cuidados intensivos pós-operatórios e estar de acordo com padrões qualidades.
Dr. Corival Castro
Dr. Corival Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Goiânia

As indicações principais para congelamento de óvulos é no diagnostico de câncer em mulheres de idade reprodutiva que irão passar por tratamentos como quimioterapia e/ou radioterapia na região pélvica. Nestes casos, a retirada dos óvulos para o congelamento deve ser realizada antes do início do tratamento, sempre com o acompanhamento do oncologista. Também podem congelar óvulos pacientes que serão submetidas a cirurgias de endometriose, retirada de um ou dos dois ovários, retirada de tumores benignos e cistos também podem congelar seus óvulos, pois tais cirurgias podem afetar a reserva ovariana. Além de mulheres que queiram postergar a maternidade por causa da profissão ou outros motivos.
Dra. Carla Iaconelli
Dra. Carla Iaconelli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Adiar a maternidade é uma escolha cada vez mais frequente. Mas é preciso estar atenta, pois a fertilidade tem uma queda natural com o passar dos anos. Daí a importância de conversar com um médico especialista em reprodução humana sobre técnicas para preservar a ferilidade, como o congelamento de óvulos. O principal método utilizado atualmente é a vitrificação. Depois de descongelado, o óvulo se torna igual ao óvulo fresco, porém é importante ressaltar que o congelamento não garante a gravidez, já que outros fatores envolvem a fertilização e a implementação no útero.
Dr. Gabriel Monteiro
Dr. Gabriel Monteiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Na última década tem aumentado a quantidade de Mulheres que almejam o sucesso profissional e desejam cargos que exigem aproveitamento de todo seu potencial produtivo, culminando em 10-15 anos de dedicação à profissão, resultando em desejo de maternidade com 35-40 anos de idade, na qual muitas já sabem nas dificuldade de gestação pelo potencia ovulatório, além dos riscos de síndromes e malformações. Então há a opção de se proceder com o congelamento de óvulos ainda em idade jovem, possibilitando reserva futura mediante situação de Infertilidade ou reduzir riscos de doenças genéticas aos conceptos. Outra utilidade seriam para pacientes a serem submetidas a tratamentos Quimioterápicos.
Dr. Luis Ie
Dr. Luis Ie Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Alguma mulheres optam por postergar a maternidade, seja por razões médicas (como um câncer) ou por razões sociais. A quimioterapia e a radioterapia são armas na luta contra o câncer, mas um dos efeitos colaterais é a falência ovariana. Muitas mulheres entram na menopausa e o sonho de ser mãe com os óvulos próprios pode chegar ao fim. Outro fator importante é a idade da mulher, já que com o avançar da idade a taxa de gravidez diminui e ocorre o aumento da taxa de abortamento. Por isso pode-se optar por preservar a fertilidade através do congelamento de óvulos. No momento que desejar a gravidez, descongelamos os óvulos, formamos o embrião e transferimos para o útero.
Dr. Alexandre Lobel
Dr. Alexandre Lobel Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Preservação da fertilidade?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Preservação da fertilidade:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Por regra, se utiliza uma pilula combinada (estrogênio + progesterona) de maneira correta e houve apenas um atraso de 13h em apenas uma pílula em toda a cartela, não deve existir risco aumentado para gestação. Todos os métodos possuem alguma chance de falha, mas esse costuma ser mínimo se seguidas todas as orientações.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 259
  • 106
  • 225
Dr. Daniel Pereira Mandarino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Curitiba

Marcar consulta