Prostatectomia Por Cancer - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Prostatectomia Por Cancer

Os especialistas falam sobre a Prostatectomia Por Cancer

Consiste na retirada total da próstata e vesículas seminais para tratamento com intenção curativa do câncer de próstata. Pode ser realizada através da cirurgia robótica, laparoscópica ou aberta.
Dr. Andre Costa Matos
Dr. Andre Costa Matos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Salvador

A Prostatectomia Radical é o procedimento cirúrgico indicado para o tratamento do câncer de próstata. Nessa cirurgia, é realizada a retirada da próstata, das vesículas seminais e de gânglios linfáticos para os quais o tumor mais frequentemente se espalha. A Prostatectomia Radical pode ser realizada por via laparoscópica, através de pequenas incisões no abdome, alcançando os mesmos resultados oncológicos da cirurgia convencional, porém permitindo uma recuperação mais rápida no pós-operatório, diminuindo o tempo de internação hospitalar, a dor operatória e a chance de transfusão sanguínea. Em razão da boa experiência com essa técnica, é a minha via de escolha para todos os pacientes.
Dr. Daniel Câmara Alves de Medeiros
Dr. Daniel Câmara Alves de Medeiros Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Natal

O tratamento é realizado de acordo com diversos fatores, como a idade do paciente e o estágio do tumor. Pode incluir prostatectomia radical aberta ou robótica (cirurgia com auxílio de robô), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.
Prof. Dr. Fernando Almeida
Prof. Dr. Fernando Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

São Paulo

Procedimento cirúrgico realizado para retirada de toda a próstata e vesículas seminais. Deve ser indicado para pacientes com neoplasia maligna (câncer de próstata) já confirmado previamente através de biopsia. Pode ser realizado pelas vias: convencional (aberta), video laparoscópica ou ainda assistida por robô (robótica).
Dr. Alexandre Soares Grieco
Dr. Alexandre Soares Grieco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Campinas

O tratamento cirúrgico para o câncer de próstata requer uma internação hospitalar. O tempo de permanência no hospital dependerá das condições pré-operatórias de sua saúde, o estágio de apresentação da doença e a técnica cirúrgica utilizada. Em geral você será internado um dia antes do procedimento e iniciará o jejum 8 horas antes da operação. Não é necessário o preparo intestinal nem mesmo raspagem antecipada dos pelos da região abdominal ou genital. Você deverá seguir as recomendações da equipe anestésica e interromper medicações como anti coagulantes alguns dias antes da cirurgia. A cirurgia pode ser uma opção se você tem condição de saúde adequada para ser submetido ao procedimento.
Bruno Benigno
Bruno Benigno Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista, Urologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Prostatectomia Por Cancer?

Nossos especialistas responderam 26 perguntas sobre Prostatectomia Por Cancer.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O PSA é um marcador tumoral, oque significa que ele detecta alterações na prostata, como a sua foi retirada, ele deveria ser zero. Como esta subindo, significa que o tumor esta voltando. Precisa de tratamento complementar.

  • 516
  • 51
  • 593
Dr. Leonardo de Souza Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

Sintomas urinarios (jato fraco, espalhado e com interrupções) causados por estenose de uretra não conseguem ser tratados por nenhuma medicação. Em geral necessitam de cirurgia endoscópica ou aberta. A estenose de uretra é na verdade uma cicatrizacao exagerada de algum ponto do canal, onde ha um acumulo de fibrose. Algo que pode ser comparado a uma cicatriz queloide. E o unoprost (doxasozina) nao tem efeito sobre a estenose, pois é uma medicação que age relaxando a musculatura do colo vesical e da uretra prostatica (que formam o inicio do canal da uretra). É dessa forma que a medicacao melhora o fluxo e os sintomas urinarios. Em pacientes apos a cirurgia de prostatectomia para cancer (que retira toda a prostata e parte do colo vesical) a doxasozina nao melhora os sintomas urinarios, pois o local onde ela age foi retirado pela cirurgia. Consulte sempre um urologista titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

  • 14
  • 7
  • 193
Dr. Érico Correia Nepomuceno Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Aracaju

Marcar consulta

Boa tarde! Na situação em que você coloca, quando após o tratamento primário já foi feito um tratamento de resgate e que, após este, passa a ocorrer uma nova elevação do PSA, é importante que o médico consiga esclarecer se há alguma evidência de doença em outros órgãos, por meio de exames de imagem. A situação que colocou no final é da adoção de um tratamento intermitente com bloqueadores de hormônio. Na fase de intermitência, além do valor absoluto do PSA, importante avaliar a velocidade de aumento (duplicação) desse exame, antes de optar por reiniciar o medicamento. Espero ter ajudado.

  • 45
  • 5
  • 16
Dr. Thiago Camelo Mourão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista, Urologista

São Paulo

Marcar consulta

Sua pergunta é muito pertinente e, na verdade, tem sido foco de discussão em todos os congressos! O tratamento consagrado quando há metástases é, de fato, a castração (hormonioterapia). A depender de uma série de fatores, principalmente aspectos clínicos do paciente e do número e tamanho das metástases, pode ser oferecido algum tratamento local para as lesões metastático, com o intuito de postergar o tratamento hormonioterapico. No entanto, devemos lembrar ao paciente e familiares que o estágio metastático pode compreender disseminação de células cancerosas pelo organismo.

  • 45
  • 5
  • 16
Dr. Thiago Camelo Mourão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista, Urologista

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 26 perguntas sobre Prostatectomia Por Cancer