Psicoeducação - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Psicoeducação

Os especialistas falam sobre a Psicoeducação

A Psicoeducação nada mais é do que ensinar ao paciente o que é o transtorno ou situação que ele está passando, para que assim ele possa se familiarizar melhor e ajudar o terapeuta a eliminar alguns sintomas, automaticamente obter sucesso no que busca. Isso é feito em todos os casos psicológicos, sejam com adultos ou crianças de maneira adaptada.
Dra. Karime Pinto Rocha Marconcini
Dra. Karime Pinto Rocha Marconcini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Vitória

Compreender os próprios sentimentos, emoçoes, reações físicas e comportamentais, não é uma tarefa fácil, muito menos quando instalado um processo de adoecimento psiquiátrico. Saber como lidar com as nuaces das ateraçoes físicas e comportamentais e a tarefa que cabe ao psiquiatra, profissional habilitado pra diagnosticar e oferecer o tratamento medicamentoso eficiente para o sofrimento em curso. Na grande maioria dos casos, a ajuda dos profissionais da psicologia é fundamental nessa melhor clinica. Entender que o adoecimento psiquiátrico e algo que pode vir a acontecer a qualquer um e enteder o curso de seu tratamento, são peças fundamentais para que a qualidade de vida possa ser retomada.
Dr. Raphael Luna
Dr. Raphael Luna Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

Belém

Como é o tratamento psiquiátrico? Na psiquiatria, infelizmente ainda não existem exames capazes de dizer qual transtorno mental você tem ou qual remédio será o melhor para você. Portanto, o diagnóstico e o tratamento são construídos ao longo do acompanhamento. Pode ser que você tome remédio por meses ou anos. Vai depender de qual transtorno você tem, e varia muito de pessoa para pessoa. Remédio não costuma resolver tudo. É provável que você se beneficie de psicoterapia, atividade física regular ou outras estratégias não-farmacológicas. Para cada atendimento é reservada 1 hora.
Lucas Fortaleza de Aquino Ferreira
Lucas Fortaleza de Aquino Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

Fortaleza

Objetivo: criar condições para que você aprenda a descrever de forma adequada aquilo que está vivendo. A psicoeducação pode ser feita de diversas formas. Algumas estratégias psicoeducativas são: a) explicação didática sobre o que você está vivendo; b) apresentação de textos didáticos sobre aquilo que está vivendo; c) indicação de filmes ou documentários relacionados à sua problemática; e d) Atividades de registro de situações específicas de seu dia a dia.
Joelson Da Silva Fernandes
Joelson Da Silva Fernandes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Maringá

A psicoeducação é um instrumento utilizado pelo psicólogo cognitivo-comportamental para tornar o paciente capaz de avaliar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, o mais próximo possível do real, teste de realidade. Promovendo uma mudança cognitiva, modificando o pensamento e o sistema de crenças; sobre si mesmo, seu mundo e as outras pessoas.
Rosângela Rodrigues
Rosângela Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Salvador

Ver mais

Tem perguntas sobre Psicoeducação?

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.