Psicoterapia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Psicoterapia

Informação sobre Psicoterapia

A psicoterapia é o tratamento que tem como objetivo a mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos. A pessoa que vai a um profissional de saúde mental sente a incapacidade subjetiva de não poder enfrentar qualquer situação ou situações em sua vida. O tratamento consiste em receber uma série de pautas personalizadas para desenvolver ideias e ações que antes eram confusas, ansiedades e tensões, melhorar suas relações sociais e redirecionar os objetivos que lhe dão plenitude vital.

Possui uma dúvida concreta sobre Psicoterapia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Psicoterapia

Psicoterapia é um processo de ajuda e de autoconhecimento. Não é necessário ter um distúrbio ou um problema específico para você se sentir acolhido, aceito, para refletir sobre suas escolhas e aprender como lidar com suas dificuldades, defesas e recursos emocionais. Existem várias abordagens e técnicas e você poderá procurar alguns profissionais até que se identifique mais com alguma delas. A empatia, ou seja, o sentimento de acolhimento entre paciente e terapeuta é fundamental para o sucesso do tratamento, assim como outras combinações sobre frequência, horários, etc.
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Porto Alegre

O método das constelações familiares ajuda e facilita a identificar o que é preciso vir à luz sobre a dinâmica dos relacionamentos, esclarecendo e aprofundando as relações do cliente com sua família e dessa forma ajudando a pessoa a ficar em harmonia e em paz com sua própria história.
Ricardo Schaly
Ricardo Schaly Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Rio de Janeiro

A psicoterapia de orientação psicanalítica se baseia nos conceitos da Psicanálise, diferenciando-se desta última basicamente pela técnica utilizada, ou seja, é mais breve e com objetivos delimitados. Para Laplanche e Pontalis (2008, p. 393) a psicoterapia analítica é “uma forma de psicoterapia que se apoia nos princípios teóricos e técnicos da psicanálise, sem, todavia realizar as condições de um tratamento psicanalítico rigoroso”.
Tatiane Silveira
Tatiane Silveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Pelotas

No processo de Psicoterapia individual é separado no mínimo 50 minutos para a sessão com o paciente. Durante a sessão utilizo de intervenções experienciais (Focalização) técnica que permite que o paciente consiga compreender melhor as sensações, pensamentos e/ou eventos que estão incomodando. Podemos agendar sessões semanais ou quinzenais. Com o processo em um ambiente de respeito e compreensão, a pessoa consegue se compreender melhor, se respeitar, se aceitar e consequentemente conseguir lidar de forma mais congruente e assertiva com as suas vontades e seu verdadeiro EU.
Dra. Roberta Mellem Avante
Dra. Roberta Mellem Avante Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Belo Horizonte

A Psicologia é uma área de conhecimento com muitos estudos e pesquisas que nos mostra os caminhos mais eficazes para fazer essas transformações. Por meio da psicoterapia, podemos mudar aspectos que nos incomoda, (re)conhecer e apostar no que de melhor temos. Todos somos capazes de fazer mudanças, mas nem sempre é fácil. Sabendo injetar energia em pontos estratégicos da vida o resultado pode ser diferente e muito melhor. Na psicoterapia, quem busca ajuda com a(o) psicóloga(o) terá condições de encontrar os caminhos para sair de sua condição de sofrimento e alcançar um maior desenvolvimento pessoal.
Dra. Cristina Okamoto
Dra. Cristina Okamoto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Londrina

Ver mais

Tem perguntas sobre Psicoterapia?

Nossos especialistas responderam 54 perguntas sobre Psicoterapia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Términos de relacionamento são momentos de sofrimento. Isso é normal e tende a melhorar com o passar do tempo e das vivências. Já que envolvem um processo de luto, como acontece em outras perdas importantes. Contudo, se esse processo está sendo difícil a ponto de você chegar a pensar em morte o suporte profissional é recomendado. Procure um psicólogo. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar.

  • 440
  • 119
  • 172
Clayton dos Santos Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

Limeira

Marcar consulta

Olá, você pode ajudá-la procurando conversar, em um ambiente neutro e em um momento tranquilo para as duas, até porque se ela não reconhece a necessidade de uma ajuda psicológica não há como isso ser feito sem o consentimento dela. Boa sorte.

  • 32
  • 31
  • 19
Maura Laurindo

Psicóloga

Rio de Janeiro

Olá, a análise Jungiana nada mais é do que um dos modelos de psicoterapia existentes :)

  • 187
  • 90
  • 84
Mariana Barbosa Montes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Penso que outra possibilidade, além da que o Dr. Lucas apontou, é você falar desse sentimento para a sua psicóloga, por dois motivos: 1) espera-se que uma psicóloga seja preparada para lidar com essas questões; 2) existe o que Freud chamou de TRANSFERÊNCIA, que é uma projeção de sentimentos que se dá entre o paciente e o terapeuta que, por vezes. pode gerar esse tipo de conflito que você está vivendo. Eu sugiro que, na medida do seu limite, exponha para a sua psicóloga o que você vem sentindo. Há sempre um encantamento, uma admiração que se desenvolve pelo psicoterapeuta, pois ele ali está manifestando cuidado, atenção, conhecimento. Em um momento de fragilidade, como o que você está passando, é possível confundir tais sentimentos, o que não desqualifica ou deslegitima o que você sente. Fale sobre isso com ela, é mais justo para você e para ela.

  • 3
  • 11
  • 1
Cláudia Ribeiro de Barros Leal Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Fortaleza

Marcar consulta

Ver as 54 perguntas sobre Psicoterapia