Psicoterapia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Psicoterapia

Informação sobre Psicoterapia

A psicoterapia é o tratamento que tem como objetivo a mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos. A pessoa que vai a um profissional de saúde mental sente a incapacidade subjetiva de não poder enfrentar qualquer situação ou situações em sua vida. O tratamento consiste em receber uma série de pautas personalizadas para desenvolver ideias e ações que antes eram confusas, ansiedades e tensões, melhorar suas relações sociais e redirecionar os objetivos que lhe dão plenitude vital.

Possui uma dúvida concreta sobre Psicoterapia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Psicoterapia

Nos sentimos constrangidos para falar sobre nossos sentimentos, porém, as emoções não “se calam” e encontram um saída. É aí que surgem os sentimentos de tristeza, ansiedade, insegurança, baixa auto-estima. Tais sentimentos angustiantes vêm muitas vezes acompanhados de sintomas físicos penosos que se instalam como um pedido de socorro. Com o auxílio do psicoterapeuta o paciente irá aprender a desenvolver habilidades efetivas para enfrentar e saber lidar com as tensões inevitáveis que a vida nos traz de forma a minimizar seu sofrimento. Juntos irão examinar pensamentos, crenças, atitudes, valores a cada experiência vivida e desenvolver planos de ação e estratégia para crescimento e cura.
Cladismari Zambon
Cladismari Zambon Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

Um dos meus objetivos na psicoterapia tem como foco entender e auxiliar o individuo a buscar sentido na procura de fazer psicoterapia, sendo importante considerar o modo como o paciente se refere à sua própria vida e quais seus propósitos para sua vida como um todo. Na abordagem humanista, o trabalho do terapeuta será o de compreender como o paciente se responsabiliza por si mesmo, que sentido dá às suas vivências, que projetos estabelece, como se relaciona com os outros e consigo mesmo, para que compreenda e aprenda a lidar melhor com as adversidades e acontecimentos internos e externos.
Suellen de Morais Barros Bezerra
Suellen de Morais Barros Bezerra Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Recife

É a arte de ajudar o paciente a perceber que, às vezes, uma dificuldade pode ter algum sentido, e que um aparente problema pode ser de fato a solução para algumas coisas. A luta contra os nossos males, às vezes, mantêm os nossos males. Assim, há duas dimensões a serem estudadas, sendo uma delas as dificuldades reais (luto, morte, perdas, enfermidades, separações, etc.,) e a outra decorre das nossas posturas exasperadas diante da vida. A psicoterapia ajuda a perceber, a diferenciar e a superar estas dificuldades algumas delas reais, e outras; neuróticas.
Dr. José Carlos Vitor Gomes

Psicanalista

|

Campinas

O psicólogo pode auxiliar no reencontro com suas potencialidades, como um espelho que reflete sua imagem, na busca por um bem-estar integral. A ênfase é no potencial criativo de cada um. A psicoterapia é uma oportunidade de encontro consigo, com sua singularidade, de forma que se torne possível reduzir os sintomas que paralisam a vida, em direção a uma convivência autentica com sua singularidade, ao identificar os conflitos e crises que fazem parte da vida e que, por vezes, provocam e convidam para o desenvolvimento.
Dra. Nara Helena Lopes

Psicóloga

|

São Paulo

Psicoterapia é um processo de ajuda e de autoconhecimento. Não é necessário ter um distúrbio ou um problema específico para você se sentir acolhido, aceito, para refletir sobre suas escolhas e aprender como lidar com suas dificuldades, defesas e recursos emocionais. Existem várias abordagens e técnicas e você poderá procurar alguns profissionais até que se identifique mais com alguma delas. A empatia, ou seja, o sentimento de acolhimento entre paciente e terapeuta é fundamental para o sucesso do tratamento, assim como outras combinações sobre frequência, horários, etc.
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Porto Alegre

Ver mais

Tem perguntas sobre Psicoterapia?

Nossos especialistas responderam 46 perguntas sobre Psicoterapia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim, a Psicologia auxilia as pessoas em momentos que elas não estão conseguindo lidar. Em casos de término estamos falando de expectativas, dos conflitos vividos, dentre outras coisas. Com a terapia os pensamentos podem ser revisitados, adaptados e reconstruídos, buscando auxiliar nesta nova etapa da vida pós término de relacionamento. Coloco-me a disposição para lhe auxiliar.

  • 41
  • 41
  • 25
Rodrigo Vogas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá, você pode ajudá-la procurando conversar, em um ambiente neutro e em um momento tranquilo para as duas, até porque se ela não reconhece a necessidade de uma ajuda psicológica não há como isso ser feito sem o consentimento dela. Boa sorte.

  • 32
  • 31
  • 15
Maura Laurindo

Psicóloga

Rio de Janeiro

Olá! À indicação de medicamentos e psicoterapia é uma junção muito eficaz no tratamento. O psicólogo trabalha com a escuta, mas a fala também faz parte desse momento. A conversa no contexto hospitalar é necessária principalmente porque possibilita o psicólogo conduzir a conversa, uma vez que nos hospitais públicos a possibilidade de privacidade pode ser mínima. O terapeuta cognitivo-comportamental interagem bastante, e essa interação depende também do momento, do contexto e da demanda do seu paciente. Quando a pessoa é humilde, seja intelectualmente ou financeiramente não a diferença no trabalho. Se a dificuldade for financeira existe locais que faz esse atendimento gratuitamente, como igrejas, universidades e órgãos públicos é só buscar saber quais os lugares mais próximo. Espero ter ajudado.

  • 23
  • 6
  • 34
Oneildy Aparecida Vinhandelli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Fortaleza

Recomendo muito que busque uma boa psicoterapia para trabalhar todas essas emoções negativas que está sentindo. Caso o teu terapeuta veja necessidade, poderá te encaminhar para avaliação psiquiátrica. Outra boa forma de ajuda seria se aproximar mais de sua religião (caso possua uma).

  • 592
  • 591
  • 673
Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Uberaba

Ver as 46 perguntas sobre Psicoterapia