Psicoterapia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Psicoterapia

Informação sobre Psicoterapia

A psicoterapia é o tratamento que tem como objetivo a mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos. A pessoa que vai a um profissional de saúde mental sente a incapacidade subjetiva de não poder enfrentar qualquer situação ou situações em sua vida. O tratamento consiste em receber uma série de pautas personalizadas para desenvolver ideias e ações que antes eram confusas, ansiedades e tensões, melhorar suas relações sociais e redirecionar os objetivos que lhe dão plenitude vital.

Possui uma dúvida concreta sobre Psicoterapia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Psicoterapia

Durante algum momento de nossas vidas passamos por situações ou fases que geram questionamentos ou sofrimentos emocionais, que rompem com o nosso equilíbrio, podendo gerar estresse, depressão, sentimentos de angústia, ansiedade, medo, entre outros. Nessas situações em que não conseguimos voltar ao nosso equilíbrio ou necessitamos de um auxilio para atravessar por estas fases, a psicoterapia pode auxiliar, promovendo reflexão, auto-conhecimento, autonomia, auxiliando o individuo restabelecer seu fluxo saudável.
Rodrigo Vasconcellos
Rodrigo Vasconcellos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Florianópolis

Nos sentimos constrangidos para falar sobre nossos sentimentos, porém, as emoções não “se calam” e encontram um saída. É aí que surgem os sentimentos de tristeza, ansiedade, insegurança, baixa auto-estima. Tais sentimentos angustiantes vêm muitas vezes acompanhados de sintomas físicos penosos que se instalam como um pedido de socorro. Com o auxílio do psicoterapeuta o paciente irá aprender a desenvolver habilidades efetivas para enfrentar e saber lidar com as tensões inevitáveis que a vida nos traz de forma a minimizar seu sofrimento. Juntos irão examinar pensamentos, crenças, atitudes, valores a cada experiência vivida e desenvolver planos de ação e estratégia para crescimento e cura.
Cladismari Zambon

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

A psicoterapia é um processo que consiste em encontros semanais que possibilita o sujeito a refletir sobre si e o mundo. Dentro da psicologia existe várias abordagens. Nosso atendimento é de orientação psicanalítica. Quando procurar um Psicólogo? Muitas pessoas não procuram pela crença de que o psicólogo é para "louco", quando poderiam se beneficiar com a terapia. Quando uma pessoa não está satisfeita com sua vida um psicólogo pode ajudá-lo a encontrar saídas para lidar com seu sofrimento. Quanto tempo dura a Psicoterapia? Não tem como prever o tempo do tratamento, já que varia de caso a caso.
Dra. Maria Christina da Costa Santos
Dra. Maria Christina da Costa Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Rio de Janeiro

Um dos meus objetivos na psicoterapia tem como foco entender e auxiliar o individuo a buscar sentido na procura de fazer psicoterapia, sendo importante considerar o modo como o paciente se refere à sua própria vida e quais seus propósitos para sua vida como um todo. Na abordagem humanista, o trabalho do terapeuta será o de compreender como o paciente se responsabiliza por si mesmo, que sentido dá às suas vivências, que projetos estabelece, como se relaciona com os outros e consigo mesmo, para que compreenda e aprenda a lidar melhor com as adversidades e acontecimentos internos e externos.
Suellen de Morais Barros Bezerra
Suellen de Morais Barros Bezerra Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Recife

Psicoterapia é um processo de ajuda e de autoconhecimento. Não é necessário ter um distúrbio ou um problema específico para você se sentir acolhido, aceito, para refletir sobre suas escolhas e aprender como lidar com suas dificuldades, defesas e recursos emocionais. Existem várias abordagens e técnicas e você poderá procurar alguns profissionais até que se identifique mais com alguma delas. A empatia, ou seja, o sentimento de acolhimento entre paciente e terapeuta é fundamental para o sucesso do tratamento, assim como outras combinações sobre frequência, horários, etc.
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Porto Alegre

Ver mais

Tem perguntas sobre Psicoterapia?

Nossos especialistas responderam 55 perguntas sobre Psicoterapia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Términos de relacionamento são momentos de sofrimento. Isso é normal e tende a melhorar com o passar do tempo e das vivências. Já que envolvem um processo de luto, como acontece em outras perdas importantes. Contudo, se esse processo está sendo difícil a ponto de você chegar a pensar em morte o suporte profissional é recomendado. Procure um psicólogo. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar.

  • 440
  • 120
  • 141
Clayton dos Santos Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

Limeira

Marcar consulta

Olá, você pode ajudá-la procurando conversar, em um ambiente neutro e em um momento tranquilo para as duas, até porque se ela não reconhece a necessidade de uma ajuda psicológica não há como isso ser feito sem o consentimento dela. Boa sorte.

  • 32
  • 31
  • 18
Maura Laurindo

Psicóloga

Rio de Janeiro

Penso que outra possibilidade, além da que o Dr. Lucas apontou, é você falar desse sentimento para a sua psicóloga, por dois motivos: 1) espera-se que uma psicóloga seja preparada para lidar com essas questões; 2) existe o que Freud chamou de TRANSFERÊNCIA, que é uma projeção de sentimentos que se dá entre o paciente e o terapeuta que, por vezes. pode gerar esse tipo de conflito que você está vivendo. Eu sugiro que, na medida do seu limite, exponha para a sua psicóloga o que você vem sentindo. Há sempre um encantamento, uma admiração que se desenvolve pelo psicoterapeuta, pois ele ali está manifestando cuidado, atenção, conhecimento. Em um momento de fragilidade, como o que você está passando, é possível confundir tais sentimentos, o que não desqualifica ou deslegitima o que você sente. Fale sobre isso com ela, é mais justo para você e para ela.

  • 3
  • 11
  • 0
Cláudia Ribeiro de Barros Leal Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Fortaleza

Marcar consulta

Olá! É evidente que você está passando por um período conturbado e de muita fragilidade. A psicoterapia irá ajudá-lo a reconstruir a imagem que tem de si mesmo e fortalecer sua autoestima. Mas é preciso que haja alguma identificação entre você e o profissional que irá lhe atender. A ideia é que você se fortaleça com o processo, ainda que tenha que enfrentar duras questões e rever o seu modo de se posicionar diante dos obstáculos da vida. Se não deu certo da primeira vez, recomendo que conheça outros profissionais e linhas de trabalho. Insista no seu tratamento, vai valer a pena. Sucesso pra você!

  • 12
  • 22
  • 16
Isabele Sartori Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 55 perguntas sobre Psicoterapia