Reabilitação vestibular - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Reabilitação vestibular

Informação sobre Reabilitação vestibular

Tratamento para tonturas.

Possui uma dúvida concreta sobre Reabilitação vestibular? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Reabilitação vestibular

A reabilitação vestibular (RV) foi criada na Inglaterra em 1946 pelo médico Cawthorne e o fisioterapeuta Cooksey; no Brasil está sendo implantado há duas décadas. Eles incentivavam pacientes a mexerem a cabeça e os olhos em todas as direções mantendo enquanto sentissem a tontura, tendo bons resultados. Esse tratamento deve ser encarado como uma importante opção, sendo utilizado isoladamente ou associado a outros métodos, e não apenas quando os demais venham a falhar (BARBOSA, 1994). Seu objetivo é rever a função de equilíbrio ou torná-lo próximo do normal, permitindo que o paciente novamente execute os movimentos que realizava antes do distúrbio vestibular, reintegrando o mesmo as atividades
Dr. Waldyr Cavalcanti Junior
Dr. Waldyr Cavalcanti Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Recife

A reabilitação vestibular pode curar a tontura? A reabilitação vestibular pode melhorar e até curar os sintomas quando realizada de maneira adequada e com participação ativa do paciente, que deverá executar os exercícios no consultório, acompanhado de fisioterapeuta, e em domicílio, de acordo com as orientações recebidas. Um bom estilo de vida que englobe atividades físicas, alimentação saudável, boa qualidade de sono, musculatura da cervical relaxada, além do controle da ansiedade e do stress, são fundamentais para uma boa recuperação.
Dra. Carina Bezerra Rocha
Dra. Carina Bezerra Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

São Paulo

A reabilitação vestibular, também denominada de fisioterapia vestibular, é constituída por exercícios específicos de olhos, cabeça e/ou corpo e/ou manobras terapêuticas. O sucesso da reabilitação vestibular tem sido observado em muitos pacientes, os quais referem redução ou remissão dos sintomas e melhora da qualidade de vida e da capacidade funcional. A reabilitação vestibular deve ser personalizada, e composta por exercícios que promovam estímulos sensório-motores para que haja a recuperação funcional por meio da neuroplasticidade no sistema nervoso central.
Dra. Flávia Doná

Fisioterapeuta

|

São Paulo

Reabilitação Vestibular é um tratamento indolor, sem efeitos colaterais, de alta eficácia para muitos problemas que acometem o equilíbrio corporal. É utilizada no mundo inteiro pelos maiores especialistas da área. Ela se baseia em um programa personalizado (ou seja, para cada caso) de estímulos para os sensores do equilíbrio (visão, propriocepção e labirinto) que vão agir a nível cerebral restaurando as suas funções. A medida que o cérebro vai compensando as alterações da região do Labirinto, a melhora dos sintomas irá ocorrendo gradativamente.
Dr. Guilherme Dias Rocha
Dr. Guilherme Dias Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudiólogo

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Reabilitação vestibular?

Nossos especialistas responderam 5 perguntas sobre Reabilitação vestibular.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! há fonoaudiólogos que realizam a reabilitação vestibular. mas é necessário que você marque uma consulta para avaliação e veja a indicação para seu caso. Veja em sua cidade um especialista na área. E claro continue seu acompanhamento com os médicos que já lhe acompanham.

  • 5
  • 7
  • 1
Dra. Luciana Vianello

Fonoaudióloga

Belo Horizonte

A Reabilitação Vestibular (RV) corresponde a um tipo de tratamento que visa estimular todas as estruturas do equilíbrio para a recuperação desse comportamento. Através de orientações e um treinamento específico que estimula o pescoço, a visão e o labirinto o paciente vai melhorando das tonturas e vertigens. Estão incluídos nele uma série de movimentos/exercícios repetitivos com um caráter progressivo de dificuldade que é realizado pelo paciente diariamente. A indicação é feita pelo médico acompanhante (geralmente otorrino) após afastar uma série de doenças que podem comprometer a qualidade de vida do paciente. São portanto paciente já avaliados. A resposta de cada paciente depende de uma série de fatores (controle metabolico, cervical, etc..). Ele não foi descrito para tratamento do zumbido e não é sua indicação principal, mas alguns estudos mostram uma melhora secundária do zumbido naqueles que fazem a RV para suas tonturas. Boa sorte.

  • 103
  • 192
  • 189
Dr. Ítalo Roberto Torres de Medeiros Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

São Paulo

Olá. Os problemas do labirinto podem acompanhar os problemas emocionais/psiquiátricos. Mas também podem ser dois problemas em separado. O que eu te aconselharia seria esclarecer isso e para isso você precisaria fazer alguns exames que medem o funcionamento do labirinto e que poderiam esclarecre mais precisamente o diagnóstico, um desses exames chama-se vectoeletronistagmografia. Enfim , acho que o importante é investigar para um diagnóstico preciso e certamente você consultando um otorrinolaringologista ele saberá pedir esse e eventualmente outros exames. Com diagnóstico mais preciso, o tratamento também poderá ser mais preciso

  • 65
  • 15
  • 35
Dr. Guilherme Luiz Trevizan Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Curitiba

Marcar consulta

A reabilitação vestibular também é realizada por fonoaudiólogos. Quanto aos exercícios,estes são específicos para cada caso. Dependem do tipo de vertigem, da presença ou não de nistagmo (movimento dos olhos), etc. Procure um fonoaudiólogo.

  • 15
  • 10
  • 7
Regina Nicolosi

Fonoaudióloga, Psicóloga

São Paulo

Ver as 5 perguntas sobre Reabilitação vestibular