Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia) - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia)

Informação sobre Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia)

O que é?

A ligamentoplastia ou reconstrução ligamentar intra-articular do joelho é um procedimento cirúrgico que visa reconstituir os ligamentos da região. Há diferentes técnicas para a realização da ligamentoplastia. As principais são: - Reconstrução do ligamento cruzado anterior com o tendão rotuliano: usa-se o terço médio do tendão rotuliano. Apresenta bons resultados na melhoria da estabilidade, todavia, pode provocar dores na região da rótula e agravar patologias já existentes. . Reconstrução do ligamento cruzado anterior com os tendões isquio-tibiais: dois músculos da parte interna do joelho são utilizados para estabilizar o ligamento. É a opção mais popular. Há a possibilidade ainda da utilização de ligamentos artificiais, embora os resultados destes ainda não tenham apresentado resultados satisfatórios, ou mesmo enxertos de cadáveres. Eles podem ser fixados com a utilização de parafusos e pinos, por exemplo. O joelho possui dois ligamentos (cruzado anterior e cruzado posterior) responsáveis para lhe garantir estabilidade. Não é recomendada a cirurgia imediatamente após a lesão. Espera-se inicialmente a redução do processo inflamatória para, depois, realizar-se o procedimento. Geralmente o período de três semanas é suficiente. O processo de reabilitação após a ligamentoplastia leva aproximadamente seis meses. Ele é gradual com a liberação do paciente para realizar exercícios físicos após um mês da cirurgia.

Qual é a causa?

As lesões nos ligamentos ocorrem, na grande maioria das vezes, durante a prática esportiva.

Quais os sintomas?

A ruptura do ligamento provoca um barulho ou estalo no joelho impedindo que ele seja estendido ou flexionado. Há dor intensa. Horas depois da contusão, o local fica inflamado.

Como fazer o diagnóstico?

O exame físico é suficiente para detectar a ruptura do ligamento. Exames de imagens podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico. Uma radiografia simples é capaz de mostrar a presença de lesões ósseas, mas a ressonância magnética é o exame mais pedido por apresentar a possibilidade de diagnosticar ainda lesões no menisco.

Qual o tratamento?

A idade sempre foi considerada um fator essencial na escolha do melhor tratamento para a ruptura dos ligamentos. A cirurgia era indicada para pacientes com até 40 anos. Após essa idade, optava-se por um tratamento mais conservador. Porém, com o aumento do número de pessoas acima 40 anos, inclusive alguns pacientes da terceira idade, com grande capacidade atlética, a cirurgia tornou-se a principal opção de tratamento. O tratamento conservador é considerado apenas para pessoas que pretendam modificar suas atividades esportivas evitando praticar modalidades que causem dores constantes na região.

Possui uma dúvida concreta sobre Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia)? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia)

A rotura do ligamento cruzado anterior frequentemente demanda um procedimento cirúrgico como tratamento.A cirurgia baseia-se na reconstrução deste ligamento. O procedimento consite na recontrução do ligamento cruzado, pois na quase totalidade das vezes este ligamento não pode ser suturado (costurado). A reconstrução deste ligamento é realizada utilizando-se um enxerto, que pode ser obtido da própria perna a ser operado, da outra perna ou de um doador de órgãos.
Dr. Ulbiramar Correia Da Silva Filho
Dr. Ulbiramar Correia Da Silva Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

Goiânia

O ligamento cruzado anterior ( LCA ) é o principal ligamento do joelho. Quando o LCA está rompido o joelho fica frouxo e o paciente experimenta a sensação de falseio toda vez que força o joelho. No nosso meio a maioria dos pacientes rompe o LCA jogando futebol. O tratamento da lesão do LCA, com algumas poucas exceções, é cirúrgico. O ligamento precisa ser reconstruído para que o joelho fique estável, evitando assim lesões nos meniscos e artrose. O ideal é operar logo o joelho. Estudos mostraram que os melhores resultados das cirurgias do LCA são naqueles pacientes operados algumas semanas depois da lesão. A cirurgia pode ser feita por artroscopia ( cirurgia por vídeo ).
Dr. Adriano Karpstein
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

Curitiba

A reconstrução ligamentar é um procedimento que visa fazer um novo ligamento para o paciente, uma vez que o seu ligamento nativo se encontra roto e o reparo já não é mais um opção. Pacientes com lesão ligamentar negligenciada, podem evoluir com instabilidade e posterior artrose do joelho (degeneração da cartilagem articular). Ligamentos como: cruzados anterior, cruzado posterior, colateral medial, canto póstero-lateral e patelo-femoral medial, são os principais alvos da reconstrução.
Dr. Luis Edmundo Oliveira Rodrigues

Ortopedista - Traumatologista

|

Nova Iguaçu

A reconstrução ligamentar do joelho geralmente compreende a reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA), do ligamento cruzado posterior (LCP) ou de ambos. São lesões muito comuns na prática esportiva. a reconstrução ligamentar passou por recente mudança conceitual e hoje realizamos a denominada "reconstrução biológica", usando conceitos anatômicos e de preservação do ligamento nativo. Em alguns casos também é importante a reconstrução do ligamento anterolateral do joelho (LAL), técnica recentemente desenvolvida.
Dr. Gustavo Constantino de Campos
Dr. Gustavo Constantino de Campos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Campinas

As lesões ligamentares do joelho normalmente são causadas por entorse ou trauma. A avaliação do paciente através da anamnese, exame físico e exames complementares, serão importantes para identificar possíveis ligamentos acometidos e direcionar o tratamento adequado.
Dr. Rafael Gualberto Mendonca
Dr. Rafael Gualberto Mendonca Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Duque de Caxias

Ver mais

Tem perguntas sobre Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia)?

Nossos especialistas responderam 71 perguntas sobre Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia).

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim, é motivo de preocupação. Dor na panturrilha pode ser um sinal de TROMBOSE VENOSA PROFUNDA. Procure rápido, ainda hoje, o seu médico ou o pronto-atendimento do hospital onde você foi operado para reavaliação.

  • 1990
  • 482
  • 4681
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Curitiba

Prezado paciente, Parece-me que a reabilitação fisioterápica não foi realizada de forma satisfatória no seu pós-operatório. A reconstrução do ligamento cruzado anterior exige cuidados para que os resultados sejam obtidos a contento. É recomendável que o senhor procure o seu cirurgião para discutir a melhor conduta ou um especialista em cirurgia do joelho para lhe recomendar o melhor tratamento para o seu caso. Espero ter ajudado. Grande abraço. Mario Pacheco Jr. Cirurgia do Joelho. Rio de Janeiro - RJ.

  • 257
  • 95
  • 549
Dr. Mario Corrêa Netto Pacheco Jr Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Você deve consultar o seu médico para ver o que está acontecendo.

  • 1990
  • 482
  • 4681
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Curitiba

Não atrapalha. Porém, a falta de reabilitação adequada te deixa com força muscular e controle motor insuficientes e isso pode aumentar a chance de vc relesar o ligamento. Então certifique-se com seu ortopedista que vc tem as condições necessárias antes de retornar aos esportes

  • 57
  • 13
  • 54
Dr. Gustavo Constantino de Campos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Campinas

Marcar consulta

Ver as 71 perguntas sobre Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (Ligamentoplastia)