Quanto tempo após a radioterapia pode-se colocar silicone?

Pergunta sobre Reconstrução Mamária

Quanto tempo após a radioterapia pode-se colocar silicone?

Olá! A indicação formal é que as reconstruções mamárias com prótese sejam feitas em média 6 meses após a radioterapia. Cada caso deve ser individualizado de acordo com os efeitos da radioterapia na pele e a melhor formar de reconstrução pra o seu caso! Converse com seu médico ele é o melhor profissional para esclarecer suas dúvidas!

Depende de se a radioterapia deixou sequelas ou não. O período ideal é entre 6 meses e 1 ano.

Em geral, de acordo com os maiores centros de Oncologia no mundo, é recomendado que se espere por um período de 6 meses após o término da radioterapia para realizar a reconstrução.
O tratamento radioterápico gera uma lesão permanente no DNA das células da pele, resultando em fibrose e perda de elasticidade dos tecidos. Assim, este intervalo seria recomendado para que houvesse a estabilização dos danos celulares e a recuperação do tecido, porém esse "timing" pode estar mudando.
No último congresso da ASPS (Sociedade Americana de Cirurgia Plástica) assisti resultados preliminares de um estudo realizado grupo de MD Anderson Câncer Center (Texas) em que o uso de gordura de forma precoce (3 meses) poderia melhorar a qualidade da pele ao reverter o dano celular causado pela radioterapia, diminuindo as complicações pós operatórias. Ainda são resultados preliminares, porém bastante encorajadores. Vamos aguardar !!

Ver as 12 perguntas sobre Reconstrução Mamária

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Reconstrução Mamária?

Nossos especialistas responderam 12 perguntas sobre Reconstrução Mamária.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.