Ressecção Endoscopica Da Prostata - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ressecção Endoscopica Da Prostata

Informação sobre Ressecção Endoscopica Da Prostata

O que é?

A ressecção endoscópica da próstata é um procedimento cirúrgico que visa retirar fragmentos da próstata através da uretra. Ele é realizado na maioria das vezes em homens que apresentam obstrução na uretra. Não há necessidade de anestesia geral na grande maioria dos casos. O procedimento pode ser realizado apenas com anestesia raquidiana. Ao final da operação, o paciente deixará a mesa de cirurgia carregando uma sonda. Ela ficará com ele por dois dias. Sua finalidade é evitar o acúmulo de coágulos dentro da bexiga. Há riscos, embora relativamente pequenos, de o procedimento causar impotência e incontinência urinária. As chances são maiores de diminuir a quantidade de esperma no momento da ejaculação uma vez que parte dela seguirá para a bexiga.

Qual é a causa?

A necessidade de realizar a ressecção endoscópica da próstata normalmente está relacionada a uma doença chamada Hiperplasia Prostática Benigna. É o crescimento exagerado do órgão. Normalmente, em um homem de até 20 anos, a próstata pesa 20 gramas. Após os 30 anos, ela tem seu peso aumentado em 0,4 gramas por ano. Pode até ultrapassar os 100 gramas sem causar nenhum sintoma. Porém, quando há o desenvolvimento de incômodos, é necessário retirar parte da próstata.

Quais os sintomas?

Alguns sintomas mostram a necessidade de um exame mais apurado na próstata. São eles: - jato urinário mais fraco- dificuldade para começar a fazer xixi - desenvolver o hábito de acordar a noite para urinar - presença de sangue na urina- interrupção involuntária da micção - urgência para fazer xixi- sensação de esvaziamento incompleto da bexiga - dor ou ardor para urinar

Como fazer o diagnóstico?

O médico deve fazer uma entrevista com o paciente e conhecer o histórico familiar em relação a doenças na próstata. Na avaliação física, é necessário realizar o exame de toque retal. Para ajudar a concluir o diagnóstico, alguns exames laboratoriais podem ser pedidos. O de sangue para medir a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o de urina com urocultura. Exames como ultrassons de rins, bexiga e próstata e urofluxometria também podem ajudar na definição do diagnóstico.

Qual o tratamento?

Inicialmente, quando os sintomas são mais leves, deve-se fazer o acompanhamento do crescimento da próstata. Se o crescimento continuar acelerado, é possível utilizar medicamentos para controlar. Apenas se essas duas opções não funcionarem é que cirurgia torna-se uma opção.

Possui uma dúvida concreta sobre Ressecção Endoscopica Da Prostata? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Ressecção Endoscopica Da Prostata

Trata-se de uma cirurgia para tratamento das próstatas crescidas e que obstruem o canal urinário, em que o tratamento com remédios já não faz mais efeito, ou em caso de complicações. A Ressecção transuretral da próstata (ou RTU), é o procedimento de escolha na maioria dos casos. Quando comparada à cirurgia aberta, a RTU apresenta vantagens que superam os inconvenientes do procedimento a “céu aberto”. As limitações dessa técnica relacionam-se com sua menor eficácia para tratar próstata muito volumosas (maiores que 80 g). Resultados: A RTU é considerado o tratamento cirúrgico padrão (“gold standard”) da HPB. A melhora clínica dos pacientes submetidos à RTU é significativa e imediata.
Dr. Alain Machado da Silva Dutra

Urologista

|

Santo André

Raspagem da prostata devido seu aumento para melhora da micção
Dr. Fernando Augusto Leone
Dr. Fernando Augusto Leone Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Nova Serrana

Uma vez diagnosticada a HPB (vide artigo sobre hiperplasia da próstata), o URO tem diversas opções de tratamento. Numa fase inicial, esse crescimento pode ser prevenido ou tratado com uso de medicações. Em outras situações, o tratamento cirúrgico se torna necessário. As medicações atuam reduzindo o volume da próstata ou relaxando a musculatura da próstata e do canal da urina, facilitando a saída do jato urinário. Em algumas situações, podemos utilizar uma combinação destes medicamentos. A cirurgia é uma "raspagem" feita através do canal da urina, sem cortes, geralmente necessitando por 24-48 horas de internação (uso de sonda só por este período) e volta ao trabalho em 2 semanas.
Guilherme Antonio Veloso Coaracy
Guilherme Antonio Veloso Coaracy Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Brasília

A ressecção endoscópica da próstata é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, sem cortes, em que se realiza, através da uretra, o que se chama popularmente de "raspagem" da próstata. Esse procedimento cirúrgico é geralmente indicado para pacientes com próstatas de tamanho aumentado, apresentando dificuldades para urinar, e que não tiveram uma boa resposta clínica ao uso prévio de medicamentos. Outras situações em pode ser indicado são infecções de repetição (prostatite), retenção urinária (uso de sonda) e comprometimento da função renal secundário à próstata. Por ser um procedimento pouco invasivo, permite uma rápida recuperação e alta hospitalar após cerca de 48h de cirurgia.
Dr. Daniel Câmara Alves de Medeiros
Dr. Daniel Câmara Alves de Medeiros Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Natal

Ressecção endoscópica – raspagem da próstata e retirada dos fragmentos cirurgia minimante invasiva por vídeo. Dependendo do tamanho da próstata o paciente fica internado por aproximadamente 1-3 dias. Em alguns casos pode existir associação da HPB com câncer próstata. Nesse caso, os fragmentos retirados permitem ao medico determinar se há algum outro problema com a próstata.
Prof. Dr. Fernando Almeida
Prof. Dr. Fernando Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Ressecção Endoscopica Da Prostata?

Nossos especialistas responderam 321 perguntas sobre Ressecção Endoscopica Da Prostata.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A chance de impotência existe, porém bastante rara, em torno de 1%.

  • Obrigado 19
  • 1 especialista está de acordo
  • 48
  • 12
  • 104
Dr. Thiago Evangelista Vianna

Urologista

Belo Horizonte

Nao tem problema ter erecao. Mas ter orgasmo sim, pois a prostata recem operada pode comecar a sangrar. Mantenha o repouso e importante.

  • Obrigado 17
  • 1 especialista está de acordo
  • 516
  • 51
  • 595
Dr. Leonardo de Souza Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

Ola! Recomendo aos meus pacientes evitar esforço fisico e relaçao sexual e/ou masturbaçao por 4 semanas. A excitação nao interfere. Boa recuperaçao. Um abraço!

  • 89
  • 18
  • 133
Fabricio Henrique Martins de Resende Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

Pode ser infecção, obstrução ou um processo inflamatório da próstata pela manipulação, pois o procedimento tem o objetivo de abrir a uretra prostática e pode dar sintomas irritativos locais. Oriento que retorne com o seu urologista para uma avaliação o mais breve possível. Atenciosamente.

  • 121
  • 17
  • 253
Dr. Guilherme Salati Stangarlin Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Campo Grande

Ver as 321 perguntas sobre Ressecção Endoscopica Da Prostata