Resseccao Endoscopica Da Prostata - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Resseccao Endoscopica Da Prostata

Informação sobre Resseccao Endoscopica Da Prostata

O que é?

A ressecção endoscópica da próstata é um procedimento cirúrgico que visa retirar fragmentos da próstata através da uretra. Ele é realizado na maioria das vezes em homens que apresentam obstrução na uretra. Não há necessidade de anestesia geral na grande maioria dos casos. O procedimento pode ser realizado apenas com anestesia raquidiana. Ao final da operação, o paciente deixará a mesa de cirurgia carregando uma sonda. Ela ficará com ele por dois dias. Sua finalidade é evitar o acúmulo de coágulos dentro da bexiga. Há riscos, embora relativamente pequenos, de o procedimento causar impotência e incontinência urinária. As chances são maiores de diminuir a quantidade de esperma no momento da ejaculação uma vez que parte dela seguirá para a bexiga.

Qual é a causa?

A necessidade de realizar a ressecção endoscópica da próstata normalmente está relacionada a uma doença chamada Hiperplasia Prostática Benigna. É o crescimento exagerado do órgão. Normalmente, em um homem de até 20 anos, a próstata pesa 20 gramas. Após os 30 anos, ela tem seu peso aumentado em 0,4 gramas por ano. Pode até ultrapassar os 100 gramas sem causar nenhum sintoma. Porém, quando há o desenvolvimento de incômodos, é necessário retirar parte da próstata.

Quais os sintomas?

Alguns sintomas mostram a necessidade de um exame mais apurado na próstata. São eles: - jato urinário mais fraco- dificuldade para começar a fazer xixi - desenvolver o hábito de acordar a noite para urinar - presença de sangue na urina- interrupção involuntária da micção - urgência para fazer xixi- sensação de esvaziamento incompleto da bexiga - dor ou ardor para urinar

Como fazer o diagnóstico?

O médico deve fazer uma entrevista com o paciente e conhecer o histórico familiar em relação a doenças na próstata. Na avaliação física, é necessário realizar o exame de toque retal. Para ajudar a concluir o diagnóstico, alguns exames laboratoriais podem ser pedidos. O de sangue para medir a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o de urina com urocultura. Exames como ultrassons de rins, bexiga e próstata e urofluxometria também podem ajudar na definição do diagnóstico.

Qual o tratamento?

Inicialmente, quando os sintomas são mais leves, deve-se fazer o acompanhamento do crescimento da próstata. Se o crescimento continuar acelerado, é possível utilizar medicamentos para controlar. Apenas se essas duas opções não funcionarem é que cirurgia torna-se uma opção.

Possui uma dúvida concreta sobre Resseccao Endoscopica Da Prostata? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Resseccao Endoscopica Da Prostata

A ressecção endoscópica da próstata é uma das alternativas cirúrgicas mais utilizadas nos casos em que o volume da próstata causa uma importante dificuldade na passagem da urina. Trata-se de uma alternativa minimamente invasiva já que permite o tratamento da obstrução causada pela próstata através do próprio canal da urina (uretra). Em nossa prática diária, oferecemos sempre três opções a partir deste acesso: a ressecção simples através da energia monopolar, a ressecção com vaporização através da energia de plasma (bipolar) e a fotovaporização a Laser através do GreenLight Laser. Cada uma delas tem seus resultados específicos associados à indicação precisa para cada tipo de paciente.
Dr. Marcos Dias Ferreira
Dr. Marcos Dias Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Porto Alegre

A RTU de próstata é a cirurgia realizada para tratamento da hiperplasia prostática benigna. A cirurgia é realizada via uretral usando uma aparelho chamado ressectoscópio que "raspa" a próstata. Em geral, após a cirurgia é necessário usar uma sonda vesical por 2 dias para irrigação com soro fisiológico.
Dr. Raphael Barroso Kato
Dr. Raphael Barroso Kato Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

São Paulo

A ressecção endoscópica (RTU) da próstata é um procedimento cirúrgico realizado através do canal da urina para aliviar a obstrução do canal causada pelo crescimento da próstata. Está indicada quando existe uma falha no tratamento com medicamentos orais. É indicada também nos pacientes muito sintomáticos e com complicações relacionadas à hiperplasia, como retenção urinária e uso de sonda, problemas renais, sangramento, infecção urinária e problemas na bexiga como divertículo e cálculos. A RTU convencional não deve ser realizada em próstatas muito grandes ou pacientes com problemas de coagulação. Atualmente estes casos podem ser ralizados com aparelho bipolar, plasma button ou laser.
Leonardo Gomes Lopes
Leonardo Gomes Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Belo Horizonte

Essa cirurgia é considerada padrão-ouro no tratamento da hiperplasia prostática benigna. Tem indicação principalmente quando o paciente tem sintomas urinários obstrutivos refratários ao tratamento medicamentoso. Nesse procedimento, é introduzido um aparelho via uretral até a região da próstata, e então é realizada a ressecção da porção central da glândula, justamente a responsável pela obstrução. Existem alternativas mais modernas com ótimos resultados também, como a ressecção bipolar, ressecção com plasma, e o moderno tratamento com laser. O tempo de internação varia de um a três dias e não é necessário uso de sonda após a alta.
Dr. Gabriel Barbosa Franco
Dr. Gabriel Barbosa Franco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

São Paulo

Procedimento realizado para os paciente com HPB ( Hiperplasia prostática benigna). Neste procedimento não há necessidade de incisões ( cortes), sendo ressecado o tecido aumentado da próstata ( adenoma) pela própria uretra ( canal do xixi). Sua grande vantagem encontra-se no fato de não haver cortes, trazendo um benefício enorme na recuperação pós operatória.
Raphael Lahr Vasconcellos Sampaio
Raphael Lahr Vasconcellos Sampaio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Jaraguá Do Sul

Ver mais

Tem perguntas sobre Resseccao Endoscopica Da Prostata?

Nossos especialistas responderam 267 perguntas sobre Resseccao Endoscopica Da Prostata.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A chance de impotência existe, porém bastante rara, em torno de 1%.

  • Obrigado 14
  • 1 especialista está de acordo
  • 48
  • 12
  • 87
Dr. Thiago Evangelista Vianna

Urologista

Belo Horizonte

Nao tem problema ter erecao. Mas ter orgasmo sim, pois a prostata recem operada pode comecar a sangrar. Mantenha o repouso e importante.

  • Obrigado 9
  • 1 especialista está de acordo
  • 481
  • 46
  • 438
Dr. Leonardo de Souza Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

15 meses de cirurgia é um período longo. Sugiro consultar um urologista para ser investigado adequadamente.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 14
  • 4
  • 18
André Matos de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Curitiba

Marcar consulta

As cirurgias para hiperplasia prostática benigna podem cursar com diminuição ou ausência de ejaculação. Não significa que não teve orgasmo, apenas o esperma não é ejaculado. Se não há qualquer outro sintoma, não precisa se preocupar.

  • 2
  • 0
  • 0
Dr. Paulo Jaworski Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Curitiba

Marcar consulta

Ver as 267 perguntas sobre Resseccao Endoscopica Da Prostata