Septoplastia (Desvio Do Septo) - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)

Informação sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)

O que é?

A septoplastia é uma cirurgia feita no nariz. Seu objetivo é corrigir o setpo nasal melhorando as condições de respiração. O septo nasal é a estrutura que divide as fossas nasais. Ele é formado por ossos, em sua parte superior, e cartilagem, na parte inferior. O septo deveria ser reto, porém, eventualmente entorta. É o que os médicos chamam de desvio do septo. Ele fica mais estreito e dificulta a respiração. A obstrução dessas fossas é bastante comum. Na maioria dos casos, elas permanecem dessa forma a vida inteira sem causar qualquer problema. Todavia, algumas vezes essa obstrução causa problemas respiratórios mais graves exigindo a realização do procedimento. O objetivo da septoplastia é reposicionar os septos tentando deixá-los retos. Isso é feito com a ajuda de estruturas, na maioria dos casos de silicone, chamadas splints. Elas são colocadas paralelamente ao septo e visam ajudar em sua sustentação. Ficam no nariz por até cinco dias e depois são retiradas. A septoplastia dura aproximadamente uma hora e normalmente é realizada com cirurgia geral. Alguns médicos sequer internam o paciente permitindo que ele volte para casa horas após a cirurgia. Outros preferem deixá-lo no hospital por um dia. Em poucos dias o paciente é liberado para as tarefas do dia a dia. Porém, pode ser impedido de realizar atividades físicas por até um mês. A cirurgia, entretanto, apresenta algumas contraindicações. Não é incomum o paciente apresentar quadro de infecção, sangramento nasal, perfuração do septo, diminuição do olfato ou até mesmo apresentar o retorno do desvio algum tempo após o procedimento.

Qual é a causa?

São duas as causas do desvio no septo nasal. Na maioria das vezes ele é congênito. Acompanha a pessoa desde o nascimento ou o paciente apresenta uma predisposição para essa condição. Por vezes o desvio acontece devido a traumas.

Quais os sintomas?

O principal sintoma da obstrução dos septos nasais é a dificuldade para respirar. Essa situação conduz a outros problemas: sinusite, cansaço, dificuldade para dormir, roncos, nariz entupido e dificuldade para sentir odores e sabores.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar o desvio de septo.

Qual o tratamento?

O único tratamento para o desvio de septo é a cirurgia. Medicamentos podem ser utilizados para controlar os sintomas como a sinusite, por exemplo.

Possui uma dúvida concreta sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Septoplastia (Desvio Do Septo)

O septo nasal é a parede interna do nariz, que o divide em 2 cavidades(as fossas nasais). Em algumas pessoas ele não é retilínio, desviando para um dos lados das fossas nasais estreitando a passagem de ar daquele lado. Quando o desvio é leve geralmente causa poucos sintomas. Quando ele é moderado ou severo pode ocasionar diversos problemas como: -Obstrução nasal frequente -Redução do olfato -Sinusites de repetição -Aumento dos roncos -Dificulta o uso de medicamentos tópicos A cirurgia do septo nasal (Septoplastia) é indicada quando a obstrução nasal não melhora pós tratamento clínico. Geralmente melhora a qualidade de vida e pode ajudar no controle da rinite alérgica severa.
Dr. Paulo Sergio Trabuco Dorea
Dr. Paulo Sergio Trabuco Dorea Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Salvador

O septo nasal é a estrutura que divide por dentro as duas fossas nasais (os dois lados do nariz). É constituído por osso e cartilagem. Quando desviado, o septo pode obstruir a passagem de ar pelo nariz. A septoplastia é a cirurgia indicada para correção do desvio de septo, reposicionando-o da forma mais reta possível. Os cortes são realizados dentro do nariz, sem cicatriz externa.
Dr. Vivian Wiikmann
Dr. Vivian Wiikmann Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

São José do Rio Preto

A obstrução nasal pode ser resultado de diversas condições. Dentre elas há o desvio do septo nasal, parede que separa as narinas direita e esquerda. Durante o crescimento da face ou resultado de trauma, o septo nasal pode estar torto para um dos lados (ou ambos lados) causando obstrução nasal crônica. Nesses casos o paciente poderá optar por um tratamento cirúrgico definitivo com correção das alterações anatômicas obstrutivas nasais. Agende sua avaliação.
Anderson Castelo Branco
Anderson Castelo Branco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião cranio-maxilo-facial, Otorrino

|

Salvador

Qual a importância do desvio de septo? Muitos casos de obstrução nasal crônica que não respondem ao tratamento clínico têm associação com os desvios do septo nasal. Este tipo de alteração da anatomia interna do nariz leva à dificuldade na passagem do ar por uma ou ambas fossas nasais. Este defeito do septo nasal, quando identificado como causa dos sintomas do paciente, pode ser corrigido cirurgicamente através da septoplastia. Como é feita esta cirurgia? A septoplastia é feita com intuito de retirar as áreas ósseas e cartilaginosas em que o septo encontra-se desviado, tornando-o centrado.
Bruno Rossini
Bruno Rossini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

São Paulo

A Septoplastia é indicada para os pacientes com desvio de septo nasal que apresentam obstrução nasal (nariz entupido) e que não melhoram com medicamentos. A cirurgia é feita por dentro do nariz, não há cicatrizes externas. A Septoplastia consiste em se levantar a cobertura mucosa do septo nasal, para que se exponham as alterações ósseas e cartilaginosas. Após a correção das áreas desviadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada. Geralmente não é necessário uso de tampões no pós-operatório.
Dr. Flavio Cunha Ferreira

Cirurgião plástico, Otorrino

|

Brasília

Ver mais

Tem perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)?

Nossos especialistas responderam 379 perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo).

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sugiro que realize os dois procedimentos ao mesmo tempo com um otorrinolaringologista que realize a cirurgia estética e funcional em conjunto. O otorrinolaringologista conhece como ninguém a anatomia nasal e é o profissional mais capacitado para realizar estes procedimentos. Consulte o site da academia brasileira de cirurgia plástica da face e escolha o profissional adequado.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 35
  • 25
  • 87
Dr. Frederico Santos David Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Otorrino

Uberlândia

Marcar consulta

Se você ainda não operou o septo, o ideal mesmo seria realizar os dois procedimentos juntos, pois a cartilagem retirada do septo desviado é muito útil para realizar a rinoplastia. Caso já tenha realizado a cirurgia para desvio de septo, aguarde pelo menos 6 meses para reduzir a inflamação que ocorre após a cirurgia.

  • Obrigado 6
  • 1 especialista está de acordo
  • 20
  • 16
  • 87
Dr. Josinaldo Martins

Cirurgião plástico

Jaraguá Do Sul

Boa tarde. Converse com seu médico a respeito do procedimento exato que foi feito. Mas, a cirurgia funcional não altera a parte estética.

  • 10
  • 5
  • 4
Dr. Fabiano Haddad Brandão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

São Paulo

Prezado internauta, é normal sim. O objetivo dos splints é ter uma boa cicatrização sem sinéquias ( fibroses) porém eles aumentam a produção de secreção e podem causar edema nasal. Mesmo sem os splints pode levar alguns dias para o edema começar a diminuir e você sentir uma melhora da respiração. Continue fazendo o acompahamento do pós-operátório e tudo deve correr bem.

  • 145
  • 83
  • 112
Dra. Solange Moura de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Joinville

Marcar consulta

Ver as 379 perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)