Tenho a voz anasalada desde criança, fui diagnosticada com desvio de s...

A voz anasalada não tem como única causa o desvio do septo. Muitos fatores contribuem para qualidade da voz. Desde a conformação dos seios da face e mesmo as doenças destes.
Embora o desvio de septo possa ser determinante, convém você ser examinada conjuntamente com otorrino e fonoaudiólogo.

A indicação da cirurgia nasal depende principalmente dos sintomas de obstrução nasal refratária ao tratamento clínico. Geralmente a obstrução nasal acarreta uma voz hiponasal, em que pouco ar passa pelo nariz durante a emissão da voz, semelhante ao que ocorre quando estamos resfriados. No entanto, diversos fatores compõem a caixa de ressonância da voz e não apenas a cavidade nasal. A avaliação fonoaudiológica e a fonoterapia são fundamentais caso haja persistência da voz hiponasal após a cirurgia.

Um detalhe meramente conceitual,é de que, aquele paciente que sobre de alguma disfunção respiratória com consequente repercussão sobre a sua fonação, em realidade, está diante de um quadro de "voz desanasalada", isto é, sem a normalidade das funções do órgão nasal.

O termo "voz anasalada" acabou se consagrando e é o mais utilizado, mas semanticamente, está incorreto utilizá-lo.

Isto pode parecer um mero jogo de palavras, mas é importante que se entenda a importância do nariz e dos seios paranasais como cavidades de ressonância com papel decisivo sobre a qualidade da voz

Pelo que os colegas escreveram não há dúvidas. Lembrar também que muitos só sabem como é bom ter uma respiração nasal e seus efeitos no sono , atividade física , concentração e qualidade vocal após realizar a septoplastia. Se bem indicada lhe trará muitos benefícios, não só na voz..

Ver as 378 perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)?

Nossos especialistas responderam 378 perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo).

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.