Estou estagnado em vários setores da minha vida e no dia-a-dia sou tom...

Um bom psicólogo pode auxiliá-lo, sim. Independente da abordagem teórico-técnica utilizada por ele. Um psicólogo que utilize a TCC, bem como alguma outra das diversas abordagens em Psicologia, pode ser um parceiro nas mudanças que você deseja implementar. O vínculo terapêutico é também importante nesse processo. Cuidar bem da saúde emocional levará você mais longe! Boa sorte!

A terapia comportamental pode te auxiliar muito dentro desses aspectos. Existem alguns protocolos dentro dessa abordagem que podem - e devem! - ser combinados para atingir as suas necessidades específicas. Isso significa desenvolver habilidades e comportamentos para você lidar com os desafios que estão se apresentando na sua vida, hoje e no futuro. Um exemplo é o protocolo da ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso), que trabalha sobre os pensamentos, percepções e pode chegar a trabalhar sobre os valores individuais e a as ações que se tomam de acordo com os valores e crenças pessoais. A psicoterapia se inicia com objetivos que devem estar claros tanto para você como para seu terapeuta, mas não significa que não se possa expandi-los ou mudar o curso durante a terapia, se isso for preciso. É necessariamente um processo personalizado, dinâmico e que deve respeitar a individualidade de cada um. Procure um profissional capacitado no qual você confie e sinta segurança!

Prezado (a), boa tarde.
Veja, a Psicoterapia, como um processo de autoconhecimento de conteúdos conscientes e inconscientes, pode oportunizar sua saúde Psíquica. Como sinalizou a Psicóloga Lorena Furlani, a Psicologia como um todo pode colaborar no seu campo de vivencia consigo e com o mundo. O que irá diferencia é o método de acesso a este campo entende? As vezes, o que influencia de forma profunda no processo clínico é a relação e vínculo terapêutico.
Atenciosamente,
Wellington Albuquerque.
Psicólogo Clínico - CRP: 18809/02

OLá, como pode observar nos esclarecimentos dos colegas, há pontos que convergem e outros que levam a um entendimento de que essa ou aquela teoria psicológica é a melhor. A ciência psicológica não é única na sua prática e fundamentação teórica portanto. Há várias abordagens e para alguém distanciado desse conhecimento pode gerar dúvidas sobre qual profissional escolher e qual abordagem. Esteja certa que mais do que a abordagem, o manejo técnico é fundamental. Há pesquisa que mostra as eficácias e ineficácias de diversas teorias. Então, querer promover como essa ou aquela a MELHOR, é fazer propaganda enganosa ao meu ver. Me baseio na Gestalt Terapia e nem por isso posso promover essa abordagem como sendo a melhor. Melhor, tento ser com a prática que realizo que me proporciona acertos e erros. É fato que conseguir estabelecer um vínculo terapêutico, acolhedor, confiável e honesto entre o cliente e o terapeuta, é imprescindível. E para tanto, depende muito mais das PESSOAS envolvidas.

Olá. Concordo com os colegas sobre o valor da relação terapeutica, independente da abordagem. Acrescento que o principal ingrediente para que você tenha sucesso em sua terapia você já tem, que é a vontade de mudar para acabar com este incômodo que você está sentindo. A TCC pode, sim, sugerir ferramentas que o (a) ajude a organizar estes pensamentos para que você chegue a uma situação de congruência entre eles, seus sentimentos e comportamentos. Espero ter ajudado um pouco um abraço.

A terapia cognitiva comportamental fala muito sobre suas crenças, pensamentos, emoções e comportamentos. Fazendo o paciente criar habilidades para modificar seus pensamentos catastróficos em pensamentos positivos. Desenvolver a sua mente de forma a evoluir em sua vida no aspecto mais amplo. A abordagem TCC é a mais adequada para o seu caso.

A psicologia é uma ciência muito rica e em qualquer abordagem pode te ajudar em sua questão. Mas para responder sua pergunta de forma fiel, sim, a TCC é uma abordagem muito eficaz pro seu tipo de problema. Pois é um tipo terapia organizada, focal e ao mesmo tempo muito flexível. O que significa que ajuda a identificar o real problema, foca nas soluções práticas e se adapta de acordo com suas metas, metas essas que serão identificadas em terapia. Ela disponibiliza ótimas ferramentas de auto conhecimento, de soluções de problemas e busca de objetivos. Recomendo.

Olá a terapia irá auxilia-lo nos pensamentos disfuncionais e crenças, que foram construídas ao longo de sua vida. A terapia na abordagem cognitivo -comportamental faz o uso de técnicas que irão lhe ajudar neste processo.
Abraços.

Bem legal procurar ajuda, entender que pensentos? Sem causa aparente ou vem de uma situação específica? O que descompesa? Quais seus valores norteadores? como se avalia? Como acha que os outros te avalia? Etc... A visão que temos de nos mesmos, sobre os outros sobre o mundo influenciam grande na forma de interagir e reagir. Também é muito válido procurar paralelente fazer umas pesquisa clinica vitaminas, ferro, homôrnios principalmente D, etc...pois somos integramenre um todo.
Att,
Maria

A promoção da saúde mental é premissa de qualquer abordagem psicoterápica e portanto, todas poderão ajudá-lo.
A TCC, por ser uma terapia com procedimentos estruturados, orientada para o presente e para a relação colaborativa entre terapeuta e paciente, poderá facilitar o alcance de seus projetos, de suas metas. Nesse trabalho conjunto, seus recursos individuais de autoeficácia, autoconceito e autoconhecimento poderão ser desenvolvidos ao longo do processo, num aprendizado contínuo da habilidades emocionais, que poderão auxiliá-lo ao longo da vida.

Com certeza a TCC pode te ajudar! Mas não esqueça que no trabalho do psicólogo da TCC é te ajudar a ver detalhes Q antes da terapia não reparava e te mostrar alternativas P melhorar em relação ao que está passando, mas depende muito mais de vc realizar o exercício que o terapeuta lhe indicou P sua melhora do que propriamente do psicologo. Aconselho-o a procurar um psicólogo da abordagem TCC para ter a experiência de como funciona. Tenho certeza Q vai permanecer no tratamento
Um abraço
Beatriz Sá

Olá! sem sombra de dúvidas! a Psicoterapia cognitivo comportamental racional emotivo, irá ajudar a questionar seus valores, jogar fora o que não lhe pertence e adotar os que mais lhe trazem conforto! somado a hipnoterapia em pouco tempo estará bem! Paz e bem!

Olá! Independente da linha utilizada, se você escolher um bom profissional e, sentir-se à vontade com ele ou ela, a relação terapêutica se dará naturalmente. O que não pode faltar é a sua vontade em melhor a qualidade de sua vida. Se você estiver comprometido com o seu processo, com certeza, atingirá suas metas. Desejo que você consiga atingir todas as suas metas.

Mais importante do que uma ou outra abordagem é identificar aquela que mais se adequé ao seu gosto e que consequentemente te fará sentir-se a vontade para tratar as questões que o incomodam.

Sim, a TCC juntamente com a Psicologia Positiva seriam as mais adequadas para o seu caso. Sua eficácia já foi comprovada cientificamente.

Ver as 61 perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental?

Nossos especialistas responderam 61 perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.