mitomania deve ser tratada com qual abordagem psicológica?

Pergunta sobre Terapia Cognitivo-Comportamental

mitomania deve ser tratada com qual abordagem psicológica?

Olá!Não existe abordagem específica para problemas específicos. O ideal é que vc busque um profissional com o qual você estabeleça um vínculo de confiança e que se sinta atendido na sua demanda. Dessa forma, tanto abordagem Cognitivo-Comportamental, quanto abordagens Humanistas ou Psicanalíticas podem ser úteis. O importante é você procurar ajuda e se identificar com o profissional. Boa Sorte!

Olá, creio não haver necessidade de definir a abordagem para iniciar o tratamento, principalmente se o olhar estiver voltado para a função do sintoma (comportamento).
Busque pelo profissional que melhor atende os quesitos de confiança e empatia, bem como pelo engajamento ao tratamento.
Forte abraço.

Você deve procurar um Psicólogo Clínico com o qual você estabeleça uma relacao de confiança e se sinta seguro e confortável para falar de sua vida, seus pensamentos, sua intimidade, independente da abordagem que ele segue. Exceto a psicose, para cujo tratamento acho perigoso as abordagens que convocam muito o ego do paciente, pois trata-se de um ego despedaçado, os demais transtornos podem ser tratados por todas. Agora, não acredite em promessas mágicas de curas milagrosas em tempo recorde, porque isso não existe. O que existe é um trabalho árduo do terapeuta e do paciente, conquistando aos poucos melhoras e avanços contra a doença

Terapia EMDR pode te ajudar a tratar as raízes de comportamentos cronificados, bem como os que você descreve.

Olá! A terapia cognitivo-comportamental, alicerçada na influência do seu jeito de pensar, seus pensamentos e seus comportamentos, é uma abordagem muito eficaz no tratamento de diversos transtornos. Aliada a terapia do esquema, que resgata às causas do seu funcionamento auto-sabotador, torna o processo de psicoterapia muito efetivo. Mas cada paciente se adapta a determinada abordagem. E como já foi dito, o mais relevante é o vínculo que se estabelece entre psicoterapeuta e paciente. Procure por um profissional qualificado.

Abraço!

Eu diria a você que inicialmente deve-se entender a origem desse transtorno. Existe a possibilidade de ser adjacente a algum outro quadro. Assim, com o entendimento dos gatilhos e mecanismos que levam a tal compulsão, é possível identificar a melhor estratégia de tratamento. A psicoeducação do quadro e o autoconhecimento são partes fundamentais em qualquer tratamento, e a Terapia Cognitivo Comportamental persegue essas premissas na conduta terapêutica.
Boa sorte e grande abraço

Conforme os demais especialistas já comentaram, várias abordagens podem tratar a mitomania. O mais importante é que a relação terapêutica seja de confiança e empatia. Para que possa conhecer um pouco mais, converse com seus conhecidos e leia artigos de fontes confiáveis, assim poderá escolher algo que "tenha mais a ver com você", Boa sorte!

Olá! o que você descreve como diagnóstico é facilmente tratado com um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e hipnoterapia. Paz e bem!

Ver as 63 perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental?

Nossos especialistas responderam 63 perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.