Tenho muito medo de foguetes, entrar numa sala de aula cheia, apresent...

Você parece ter sintomas de Fobia Social, um dos Transtornos de Ansiedade. É caracterizada por comportamentos evitativos como inibição social e timidez excessiva, com sintomas fisiológicos ligados a ansiedade (como sudorese, taquicardia, tensão muscular), além de pensamentos ruminativos com elevado temor da percepção dos outros. A Terapia Cognitivo Comportamental é a mais eficaz no tratamento deste Transtorno segundo a literatura científica.

Olá! Sou especialista em Terapia cognitivo comportamental e te digo com 100% de certeza que essa abordagem é excelente para o tratamento do que passa com você: fobia social. Experimente algumas sessões. Nunca é tarde para cuidar de si mesmo. Sucesso!

Olá!
Também sou terapeuta cognitivo comportamental e concordo com os demais profissionais.

Busque por um profissional na abordagem. A terapia lhe ajudará a lidar com seus medos.

Att.

Este medo é patológico, paralizande, que leva a uma grande ansiedade e consequente a depreção . Alimentado por crenças irracionais, como medo de ser avaliado, errar, ser observado...., como se isso fosse possivel. No entanto, os portadores de transtornos de ansiedade em geral, fobia ,especifica social,pânico etc. são conduzidos pela emoção de seus pensamentos e crenças, levando a um sofrimento intenso tanto biológica como psiclógica e depois que entram nessa espiral é dificil sair só. Entao procure ajuda, terapia, Psiquiatria . Mas nao deixe isso impedir a de viver com qualidade, pois tem tratamento,

Abr

Maria

Sim, e o quanto antes começar mais vantagens vai encontrar. Pois quanto mais vivencia essas situações vai criando estratégias para lidar com isso, uma das mais utilizadas é a evitação. No entanto com o tempo pode aumentar teu sintomas de ansiedade e isso que hoje é ruim pode se tornar muito aversivo. A terapia cognitivo-comportamental é a mais indicada para o teu caso. Durante o tratamento vai aprender a lidar com essas situações que te geram ansiedade e criar estratégias eficazes, diminuindo assim teu sofrimento e conseguindo se expor em público sem medo.

Você deve procurar terapia sim. É mais indicado que você procure por um terapeuta da linha cognitivo-comportamental, essa abordagem possui técnicas específicas para tratar fobias e ansiedade generalizada.
Com o tratamento a sua qualidade de vida pode melhorar muito.

As fobias em que geral são tratadas através da hipnose e EMDR. Essas técnicas são eficazes e rápidas. Sempre ensino aos meus paciente as técnicas de relaxamento, respiração diafragmatica e auto hipnose para amenizar ou eliminar os sintomas.

Sim, sem dúvida deve buscar psicoterapia. Certamente trata-se de um tipo de fobia que requer tratamento.

Você está descrevendo sintomas de um quadro de transtorno de ansiedade chamado Fobia Social. Procure um psiquiatra e um psicólogo. O tratamento associado de terapia cognitivo comportamental e algumas medicações podem ajudar muito nestes casos, muitas vezes com superação completa dos sintomas.

Deve procurar fazer terapia para ajudar a lidar com as emoções, pois o medo faz parte dela. Em seu quadro clínico parece um diagnóstico de Fobia Social. É importante procurar uma psicóloga para avaliar o caso e se for necessário sera realizado encaminhamento com psiquiatra. A Terapia Cognitivo-Comportamental possui ótimo resultado para estes casos.

Ver as 57 perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental?

Nossos especialistas responderam 57 perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.