Terapia de Casal - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Terapia de Casal

Informação sobre Terapia de Casal

Conselhos profissionais para lidar com os conflitos que deterioram o relacionamento do casal e convivência (comunicação, sexo, obrigações, peculiaridades do casal, desinteresse, falta de motivação). A terapia tenta mudar o comportamento de ambos para conseguir uma melhoria na satisfação conjugal.

Possui uma dúvida concreta sobre Terapia de Casal? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Terapia de Casal

Muitos conflitos são causados por haver ruídos na comunicação, principalmente porque nos relacionamos com o outro a partir de interpretações que fazemos sobre o que vemos e ouvimos. Se minha interpretação estiver com falhas, com distorções, isso vai impactar nos meus sentimentos e consequentemente na resposta nem sempre assertiva que será emitida. Por isso, é muito importante o alinhamento do casal e, muitas vezes, o terapeuta funciona como mediador para alinhar essa relação que, por vezes, se encontra desgastada.
Creuza M Salvaterra

Psicóloga

|

Ipatinga

"O casal " parceiros que se associam para desenvolver projetos comuns, e permitir a cada uma das partes servir melhor os interesses do outro - mas em um relacionamento surgem pedras no caminho , questões que passam a incomodar depois do felizes para sempre. Questões pessoais começam a interferir e refletem-se no conflito, projeto no outro minhas características que mais rejeito. Na relação amorosa os problemas são mais intensos porque quando se esta com o outro, particularidades muito próprias de cada um vêm a tona, a neurose de um se vincula à do outro. Preciso me conhecer para poder conhecer o outro, o conflito 'e uma oportunidade de crescimento.
Regina Mocellim Dos Reis
Regina Mocellim Dos Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Curitiba

A terapia de casal visa auxiliar na superação de conflitos, mágoas e outras dificuldades que o casal possa estar enfrentando na ocasião. Inicialmente são realizados encontros individuais, como cada membro do casal, para que se possa esclarecer dúvidas, e para que o terapeuta possa conhecer as queixas, expectativas e possibilidade de transformação de cada um em separado. Em um segundo momento são realizados encontros com o casal, podendo se intercalar sessões individuais no processo. Pode ser também sugerido, dependendo do caso, encaminhamento a terapias individuais com outros profissionais para auxiliar no processo.
Rodrigo Passarelli de Brito
Rodrigo Passarelli de Brito Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

|

Recife

A terapia amplia a visão do casal, que passa a se conhecer mais (a si e ao outro), aprender a comunicar-se melhor, a expressar mais seus sentimentos e ideias, a abrir mais seu coração, angústias e sonhos, a encontrar mais soluções para os conflitos vividos. As decisões importantes são tomadas a dois, com a ajuda profissional, podendo chegar a um consenso do que vai de encontro ao que parece mais coerente a ambos. É um processo que envolve muito amor, acolhimento e compreensão. Quanto antes buscarem por ajuda, menos agravada a situação fica e a resolução bem mais rápida e com menos sofrimento. Acesse meu site e leia mais sobre como funciona a terapia de casal.
Dra. Cristina Okamoto
Dra. Cristina Okamoto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Londrina

Sempre atento a demanda do casal, oriento na direção de encontrarem uma harmonia, se livrarem da discórdia e esquecerem as rusgas que eventualmente possam existir. Procuro promove o diálogo e a compreensão de ambos, em um ambiente de calma e de entendimento, para que juntos possam encontrar o equilíbrio necessário para uma convivência satisfatória e próspera. Para se evitar qualquer desconfiança ou dúvida, a terapia de casal é sempre feita na presença dos dois, se um não puder vir, a consulta não se realiza.
Dínerson Fiuza
Dínerson Fiuza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo, Sexólogo

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Terapia de Casal?

Nossos especialistas responderam 102 perguntas sobre Terapia de Casal.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá, não existe fórmulas para apagar experiências ruins. A terapia te ajudará a elaborar e compreender melhor oque aconteceu e assim você se sentirá melhor. Todas as experiências sejam elas boas ou ruins são a base da nossa construção de vida.

  • 16
  • 19
  • 107
Dra. Adriana Marestoni

Psicóloga

Campinas

Olá! Fora o que já foi respondido, diria ser interessante avaliar o que gostaria com o tratamento, se é algo que quer que seu par mude, se é algo que você individualmente quer trabalhar, se sente que os dois precisam trabalhar questões. Isso pode direcionar o tratamento. Uma psicoterapia individual pode, por exemplo, permitir maior liberdade de falar sobre às queixas que o par da relação parece fazer existir, na relação consigo mesmo, uma vez que às vezes não queremos que o outro saiba toda nossa história. É importante avaliar qual é a queixa e quem se benificaria com o atendimento.

  • 70
  • 106
  • 89
Leandro Winter

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Olá! A primeira pergunta que você se deve fazer é: quero investir nessa relação? E, essa pergunta pode ser respondida com a ajuda da psicoterapia. Como terapeuta de casal e família posso dizer que o foco da terapia de casal está no relacionamento e nas dificuldades que estão vivendo , trabalhando para que a comunicação se torne mais funcional entre o casal. Se você quer investir nessa relação, um ótimo começo seria realmente procurar um terapeuta de casal. Tem uma frase pronta( embora certíssima) que eu digo para os meus pacientes : ´´O que sustenta o casamento feliz não é o amor e sim como nos relacionamos!`` Pense nisso! Espero ter ajudado! Qualquer coisa, estou á disposição! Boa Sorte nas suas escolhas!

  • 57
  • 37
  • 21
Cristina Mostardinha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá, tudo bem ? Acredito que se há um questionamento sobre a necessidade de auxílio para que o relacionamento se perpetue, é um forte indicador de que há um desencontro entre o casal. Contudo, esta medida precisa ser analisada por ambos e definida como uma vontade que os dois pares se demonstrem favoráveis. A análise é um caminho que, através de uma escuta especializada, torna-se possível que o casal possa remontar a sua história, como esta história se faz presente no relacionamento, qual o incômodo e a alegria que um causa no outro e, também, conseguir melhor avaliar se a perpetuação do relacionamento é algo do desejo de ambos, já que a terapia não vem como uma ferramenta que possui a prerrogativa anterior de fazer com que o casal continue seu relacionamento. Espero ter ajudado e estou a disposição.

  • 28
  • 15
  • 12
Yohann Eiji Mori Saracho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Londrina

Marcar consulta

Ver as 102 perguntas sobre Terapia de Casal