sou casada há 8 anos e há 3 meses que meu casamento se abalou pela fal...

Sim, uma terapia de casal ou mesmo individual, leva a rever todas as nuances de comportamentos e sentimentos que estão desgastando o relacionamento. Resolve muitas questões que trazem infelicidade e separação, buscando mudanças internas para que vocês vivam uma vida de amor e companheirismo.

Sim, ajuda muito, e é indicada para situações de crise entre o casal.

Há uma série de fatores causadores da separação nos casais. E muitas vezes dentre estes fatores estão a rotina e a falta de confiança em ambas as partes. Se é de comum acordo a procura de terapia de casal, vá em frente minha querida, pois vai ajudar muito vocês independente da decisão que irão tomar posteriormente.

Todo casamento passa por crises. A terapia pode ajudar a identificar como o casal perdeu a conexão e criar uma nova maneira de interação que permita a continuidade da relação. Uma terapia de casal investiga o histórico do casal e os padrões de comunicação e intimidade para posteriormente avaliar em conjunto quais os fatores críticos e qual o potencial que cada um enxerga para o futuro. Na minha experiência clínica verifico que muitos casais poderiam ter evitado uma separação se optassem por uma terapia de casal. Após um processo terapêutico as emoções ficam mais claras e os objetivos futuros também. No processo de análise nem sempre o casal decide continuar a relação, mas a terapia também auxilia no desligamento com menores danos psicológicos, principalmente quando existem filhos no casamento.

A psicoterapia de casal é mais eficaz quando ambos os parceiros têm o mesmo objetivo, ou seja, retomar a relação ou terminar. È muito dolorido quando um não quer mais e o outro ainda quer investir na relação, neste caso, indico a psicoterapia individual.
Quando você menciona ser ciumenta e insegura quanto ao casamento, sugiro você cuidar mais de você, olhar mais para as suas necessidades e agir em prol de você. Quanto mais a gente se cuida e se olha, mais o outro terá interesse na gente. Do contrário, o foco ficando no outro, você se perde e se torna desinteressante.

A Terapia de casal tem suas particularidades, e deve ser feita por um profissional expecializado . Ela é eficiente de qualquer forma pois ela ajuda ao casal a enxergar o quadro completo e não apenas o aqui e agora.
Acredito muito que se for algo que os dois desejem pode ter muito sucesso sim.
Espero ter colaborado com você e com as respostas anteriores dos colegas.

Att
Sayonara Machado

Se a terapia for consensual entre os dois pode haver uma terapia de casal.

Se a terapia é somente para você é interessante a terapia individual.

Nâo custa tentar e creio lhe ajudar.

Att.

Ver as 77 perguntas sobre Terapia de Casal

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Terapia de Casal?

Nossos especialistas responderam 77 perguntas sobre Terapia de Casal.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.