Terapia EMDR - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Terapia EMDR

Informação sobre Terapia EMDR

Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares

Possui uma dúvida concreta sobre Terapia EMDR? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Terapia EMDR

O EMDR é uma forma de psicoterapia que permite a superação de traumas e memórias difíceis através de estímulos cerebrais, feitos a partir de movimentos dos olhos. Hoje é uma das técnicas mais indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o tratamento de Transtorno de Estresse Pós Traumático. Pacientes que não conseguem identificar lembranças traumáticas em sua história de vida também podem se beneficiar desse método, uma vez que o EMDR tem se mostrado extremamente eficaz nas mais mais diversas demandas e dificuldades emocionais, como: depressão, ansiedade, medos, dificuldades de relacionamento, lutos e conflitos em geral.
Ana Carolina da Silva Ribeiro

Psicóloga

|

Goiânia

O EMDR é um método revolucionário criado pela Dra. Francine Shapiro, psicóloga americana – PhD, especialmente empregado no tratamento de transtorno de estresse traumático, quadros de ansiedade, depressão, fobias, síndrome do pânico, traumas, entre outros. Em que tipo de problemas o EMDR pode ajudar? Ansiedade, abusos na infância, insônia, depressão, violência urbana,traumas, pânico, ansiedade de desempenho, bullying, perdas de parentes, luto de relacionamentos, estresse, acidentes de carro, fobias, dores crônicas, desastre natural, medos, estupro, insônia, estresse pós doença, assaltos e roubos, abuso físico e psicológico, baixa auto-estima, abuso sexual, entre outras...
Michelle Dos Santos Branquinho Resende
Michelle Dos Santos Branquinho Resende Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga, Sexóloga

|

Goiânia

Tratamento de Traumas (EMDR) - Dessensibilização e Reprocessamento pelo Movimento dos Olhos: Direcionada à situações difíceis e traumáticas que interferem no funcionamento do indivíduo.
Dra. Karlla Cristina de Paula Silva
Dra. Karlla Cristina de Paula Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Anapolis

Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro. Os pacientes com transtornos de ansiedade e transtornos pós traumáticos respondem muito bem a essa técnica. Na psicoterapia de EMDR emprega-se protocolo específico que visa à focalização dos diversos componentes da memória traumática (visual, cognitivo, emocional e somático), atualizados pela interação afetiva. A estimulação bilateral alternada parece ativar o sistema nervoso parassimpático, auxiliando o indivíduo a sair de atitudes típicas de luta, fuga ou congelamento, e dessensibilizar e integrar rapidamente a memória perturbadora.
Fátima Cristina Mendonça Costa
Fátima Cristina Mendonça Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Niterói

Terapia EMDR - Consiste em uma forma de Psicoterapia na qual o paciente é submetido a estímulos visual/ tátil ou auditivo que fomentam a rede de memórias onde ficou presa a lembrança perturbadora, reduzindo a perturbação subjetiva e fortalecendo as cognições adaptativas. Vantagens: Velocidade: Em situações de Estresse Pós Traumático (Trauma único), em média, há remissão de 70% à 100% dos sintomas entre 3 e 6 sessões. Exposição reduzida ao trauma: A técnica não exige uma exposição, verbalização detalhada do evento perturbador. Indicações: bullying, vítimas de acidentes e violência (verbal, física, sexual),fobias, dificuldades sociais, divórcio, luto.
Ana Vera Freitas Ramos
Ana Vera Freitas Ramos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Uberlândia

Ver mais

Tem perguntas sobre Terapia EMDR?

Nossos especialistas responderam 7 perguntas sobre Terapia EMDR.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Como psicóloga é fundamental levar em consideração o cliente e não apenas um diagnóstico, é necessário o acolhimento e uma escuta qualificada para entender todo o contexto de vida do mesmo e assim verificar possíveis traumas é só depois encaminha lo para outros profissionais. O trabalho em equipe multidisciplinar é necessário, mas primeiro entender se ele se nega a comunicação ou não consegue? Tem que analisar também. Estou à disposição.

  • 10
  • 5
  • 2
Valéria Medeiros da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Bernardo do Campo

Marcar consulta

O EMDR é seguro quando você se consulta com um bom profissional que fez a formação. Você pode encontrar no site do EMDR profissionais na sua região. www.emdr.org.br

  • 44
  • 106
  • 249
Dra. Karlla Cristina de Paula Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Anapolis

Marcar consulta

O tratamento EMDR é muito complexo para ser trabalhado de forma on line, pois precisa primeiro traçar o perfil clínico do paciente de forma precisa para que a técnica funcione e por isso tem que ser presencial, estamos lidando com medos e traumas o assunto é muito delicado .

  • 56
  • 19
  • 24
Marina Poli lima dá cunha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta

bom dia, Esta é uma nova técnica que surgiu nos Estados Unidos, e que se assemelha a TCC (terapia Cognitivo Comportamental), a EMDR (Eye Moviment Desensitization and Reprocessing) quer dizer: Dessensibilização e reprocessamento através de movimentos oculares, sugere-se que seja uma terapia de melhora do sistema global de saúde mental, durando em torno de 60 sessões, mais longas que as demais terapias, e aplicada por profissionais que estejam capacitados à técnica. Estudos dizem que melhora se quadros de ansiedade, depressão e traumas, não encontrei pesquisas que falem sobre melhora em transtornos de personalidade, sugiro que procure ajuda de uma psicólogo, não precisa ser necessariamente em EMDR, para que consiga sucesso para os problemas relatados, boa sorte!

  • 50
  • 77
  • 49
Renata S Hagge

Psicóloga

Itaborai

Ver as 7 perguntas sobre Terapia EMDR