Teste Ergométrico - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Teste Ergométrico

Informação sobre Teste Ergométrico

Avaliação da atividade cardíaca mediante eletrocardiograma, enquanto o paciente se exercita em uma bicicleta ergométrica ou esteira. Este exame de esforço é recomendado para pacientes com suspeita de doença coronária ou valvular e para atletas profissionais.

Possui uma dúvida concreta sobre Teste Ergométrico? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Teste Ergométrico

Exame onde submetemos o paciente a um esforço na esteira ergométrica, procurando alcançar o máximo possível para aquela pessoa. O objetivo é que o coração sendo sobrecarregado, aumentando a pressão e a frequência cardíaca apresente alterações que não foram detectadas em repouso. muito útil em doenças das coronárias, isquemia miocárdica,além de auxiliar também em outras doenças cardíacas. Feito sob monitorização de ECG e pressão, e sempre por um cardiologista, nunca por um técnico.
Pedro Olivio Caçador
Pedro Olivio Caçador Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

|

Vila Velha

Teste ergométrico é um exame complementar muitas vezes fundamental para pacientes com alterações cardiológicas, incluindo arritmias cardíacas, tanto para diagnóstico quanto para o acompanhamento terapêutico desses pacientes, e desportistas, para avaliação funcional e capacitação desses indivíduos ao treinamento regular. Consiste em submeter o indivíduo a esforço físico na esteira ergométrica, através de diferentes protocolos de imposição de carga, com aumentos graduais de velocidade e inclinação da esteira. A monitoração do ritmo cardíaco por eletrocardiograma e da pressão arterial e obrigatória durante todo o exame, que é dividido em 3 fases: repouso ou pré-esforço, esforço, e recuperação.
Dr. Pedro Henrique Maia Portugal
Dr. Pedro Henrique Maia Portugal Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

|

Rio de Janeiro

Também conhecido como teste de esforço, é um ótimo método de avaliação da função miocárdica, demonstrando o comportamento do órgão sob esforço físico. Tem função de avaliar o grau de condicionamento físico, além de diagnóstica de isquemia miocárdica (possibilidade de obstrução de coronárias) e de eventuais arritmias esforço-induzida. A pessoa deve evitar o uso de bebida alcoólica e atividades físicas desde o dia anterior ao exame, além de estresse emocional. O uso de cigarro deve ser evitado pelo menos 2 horas antes do exame. Deve-se vir ao exame em uso de roupas confortáveis, bermuda ou "short", além de calçado confortável, de preferência tênis.
Dr. Paulo César Ferreira dos Santos
Dr. Paulo César Ferreira dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médico de família

|

Pará de Minas

É um exame utilizado principalmente para o diagnostico e acompanhamento da doença arterial coronária. É realizado com exercício físico obtido na esteira ergométrica associado à monitoração eletrocardiográfica e da pressão arterial.
Dra. Shirley Yumi Hayashi

Cardiologista

|

Curitiba

O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente em esteira rolante. São observados: os sintomas, o comportamento da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária, a capacidade funcional cardiorrespiratória, detecção de arritmias e de anormalidades da pressão arterial.
Dr. Diego Garcia

Cardiologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Teste Ergométrico?

Nossos especialistas responderam 29 perguntas sobre Teste Ergométrico.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Ola Em geral, a amputaçao de onda R antero-septal significa uma area de fibrose (“cicatriz”) no coraçao localizada na parede antero-septal do coraçao. Essa cicatriz em geral é causada por um infarto prévio. Mas, outras doenças, como as miocardites e a doença de Chagas podem mimetizar e simular um infarto previo. Para saber exatamente do que se trata e o tratamento adequado, procure o seu cardiologista.

  • 50
  • 38
  • 84
Dr. Rafael Macedo Mustafé Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médico clínico geral

Uberlândia

Marcar consulta

Na verdade isso é um laudo do eletrocardiograma que está anexo ao laudo do teste Ergométrico e pode significar uma área de cicatriz após um infarto agudo do miocardio

  • 24
  • 9
  • 51
Dr. Rafael Gasperin Baccin

Cardiologista

Lages

O teste ergométrico é um método que pode ser utilizado para a detecção de isquemia miocárdica. Durante o exercício físico, ocorre naturalmente maior consumo de oxigênio pelo coração e, havendo alguma obstrução na circulação coronária (artérias que irrigam o coração) a isquemia pode ser desencadeada. Dessa forma, o teste de esforço é um exame provocativo. Ocorre que nem todos os indivíduos com obstrução coronária, apresentarão um resultado positivo. Aliás, a positividade deste encontra-se entre 60 a 75% dos casos dependendo da gravidade das lesões. Assim, até 30% dos pacientes com doença coronária podem ter um teste normal"

  • 35
  • 44
  • 97
Dr. Marcos Benchimol Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá, o teste tem uma boa sensibilidade para detectar isquemia, isso ocorre quando temos obstruções importantes nas artérias... Pequenas obstruções em geral não causam sintomas, mas elevam o risco de infarto agudo do miocárdio. Procure um cardiologista para verificar necessidade de exames. Abraços.

  • 25
  • 24
  • 16
Dr. Diogo da Luz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Ver as 29 perguntas sobre Teste Ergométrico