Teste Ergométrico - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Teste Ergométrico

Informação sobre Teste Ergométrico

Avaliação da atividade cardíaca mediante eletrocardiograma, enquanto o paciente se exercita em uma bicicleta ergométrica ou esteira. Este exame de esforço é recomendado para pacientes com suspeita de doença coronária ou valvular e para atletas profissionais.

Possui uma dúvida concreta sobre Teste Ergométrico? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Teste Ergométrico

É um exame utilizado principalmente para o diagnostico e acompanhamento da doença arterial coronária. É realizado com exercício físico obtido na esteira ergométrica associado à monitoração eletrocardiográfica e da pressão arterial.
Dra. Shirley Yumi Hayashi

Cardiologista

|

Curitiba

O teste ergométrico é um exame não invasivo (não precisa usar catéter na veia) que pode avaliar a capacidade cardiorrespiratória, causas de falta de ar, comportamento da pressão arterial durante o esforço físico, presença de arritmias e possibilidade de isquemia (possivelmente relacionado a placa de gordura que dificulta o fluxo do sangue). Na minha experiência já pude até indicar cateterismo cardíaco (avalia entupimento nas coronárias) e posterior cirurgia de ponte de safena.
Dr. Leonardo Freitas Lopes
Dr. Leonardo Freitas Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

|

Salvador

Também conhecido como teste de esforço, é um ótimo método de avaliação da função miocárdica, demonstrando o comportamento do órgão sob esforço físico. Tem função de avaliar o grau de condicionamento físico, além de diagnóstica de isquemia miocárdica (possibilidade de obstrução de coronárias) e de eventuais arritmias esforço-induzida. A pessoa deve evitar o uso de bebida alcoólica e atividades físicas desde o dia anterior ao exame, além de estresse emocional. O uso de cigarro deve ser evitado pelo menos 2 horas antes do exame. Deve-se vir ao exame em uso de roupas confortáveis, bermuda ou "short", além de calçado confortável, de preferência tênis.
Dr. Paulo César Ferreira dos Santos

Cardiologista, Médico de família

|

Pará de Minas

O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente em esteira rolante. São observados: os sintomas, o comportamento da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária, a capacidade funcional cardiorrespiratória, detecção de arritmias e de anormalidades da pressão arterial.
Dr. Diego Garcia
Dr. Diego Garcia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

|

São Paulo

Exame utilizado para diagnóstico de doenças cardíacas e avaliação de capacidade de exercício, onde o paciente faz uma caminhada em uma esteira ergométrica, enquanto seu coração em monitorizado. Podemos ver o comportamento do coração no exercício quando exigimos o máximo de sua performance.
Dr. Wilson da Silva Gonçalves Junior
Dr. Wilson da Silva Gonçalves Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Intensivista

|

Cachoeiro de Itapemirim

Ver mais

Tem perguntas sobre Teste Ergométrico?

Nossos especialistas responderam 33 perguntas sobre Teste Ergométrico.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Ola Em geral, a amputaçao de onda R antero-septal significa uma area de fibrose (“cicatriz”) no coraçao localizada na parede antero-septal do coraçao. Essa cicatriz em geral é causada por um infarto prévio. Mas, outras doenças, como as miocardites e a doença de Chagas podem mimetizar e simular um infarto previo. Para saber exatamente do que se trata e o tratamento adequado, procure o seu cardiologista.

  • 65
  • 51
  • 122
Dr. Rafael Macedo Mustafé Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médico clínico geral

Uberlândia

Marcar consulta

Na verdade isso é um laudo do eletrocardiograma que está anexo ao laudo do teste Ergométrico e pode significar uma área de cicatriz após um infarto agudo do miocardio

  • 24
  • 10
  • 64
Dr. Rafael Gasperin Baccin

Cardiologista

Lages

No teste ergométrico avaliamos o comportamento do eletrocardiograma, da pressão arterial, da frequência cardíaca e os sintomas apresentados durante o esforço e na recuperação.Se no seu eletrocardiograma existia uma alteração em pé, parado e antes de iniciar o teste ergométrico e a alteração não sofreu aumento significativo durante o esforço, não houve sintomas e sua tolerância ao esforço foi boa, esta alteração não é preocupante. Seu padrão de eletrocardiograma já pode ser alterado e este achado pode ser avaliado com outros exames, considerando o seu histórico clínico e fatores de risco para doença cardiovascular.

  • 38
  • 22
  • 24
Dra. Luciana Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médica do esporte

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá, a principio nao vejo motivo p/ se preocupar, leve o teste ao seu médico,essa alteracao discreta, poderia estar tb no outro laudo e o colega nao a cosniderou revelante, ou situaçao seria que voce realmente adequiriu o disturbio de conduçai pelo ramo direito, neste caso apenas o seu medico poderia leh informar melhor,mas nao se preocupe pois se algo estivesse muito errado no seu teste o colega nao falaria que esta tudo 100%, ok

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 146
  • 74
  • 298
Dr. Luis Fernando Barone Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

Piracicaba

Marcar consulta

Ver as 33 perguntas sobre Teste Ergométrico