Teste para olho seco - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Teste para olho seco

Os especialistas falam sobre a Teste para olho seco

Teste Ruptura Filme Lacrimal (break up time) - é um importante teste para análise da estabilidade do filme lacrimal. Foi considerado, juntamente com a avaliação de sintomas, o teste de olho seco mais confiável, devido à maior reprodutibilidade do exame. Teste de Schirmer- é um teste quantitativo, avalia diretamente a secreção das glandulas lacrimais (camada aquosa). Utilizado para verificar se os olhos produzem lágrimas o suficiente p/ permanecerem lubrificados (avalia a função lacrimal). Realizado c/ tiras de papel especial, posicionadas em contato com a conjuntiva irão permitir a medição e a quantificação da produção de lágrima pela medida da extensão do papel filtro que ficou umida.
Rosane Corrêa
Rosane Corrêa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Rio de Janeiro

O olho seco ocorre quando a quantidade e/ou a qualidade da lágrima falha ao tentar manter a superficie ocular adequadamente lubrificada. Muitos fatores contribuem ou causam olho seco, como medicamentos, idade avançada, sexo feminino, doenças autoimunes como Lupus e Sind. de Sjögren, períodos prolongados no computador, dentre outros. A avaliação do olho seco envolve a análise de fatores de risco mais a aplicação de testes diagnósticos como o teste de Schirmer, tempo de ruptura do filme lacrimal (BUT), coloração da córnea e conjuntiva com corantes especiais (fluoresceína e lissamina verde) e avaliação das glândulas de Meibomius. Isso gera uma classificação e indicação do tratamento adequado.
Dra. Mariana Treu
Dra. Mariana Treu Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Rio de Janeiro

Tem perguntas sobre Teste para olho seco?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Teste para olho seco:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Se você é um usuário frequente de computadores, tablets e celulares, deve ficar atento aos sinais e sintomas de olho seco. Pois nestas situações a nossa frequência de piscar diminui muito comprometendo a qualidade da superfície ocular que é composta pela córnea e filme lacrimal, causando o olho seco evaporativo. O filme lacrimal, além da proteção, e nutrição, proporciona uma superfície refrativa regular para uma boa visão. Há casos de olho seco evaporativo e por deficiência na produção das lágrimas, que pode estar relacionado com alterações hormonais, doenças sistêmicas, principalmente de origem auto-imune. O diagnóstico é feito através de exames onde se utilizam corantes vitais para verificar a qualidade e o tempo de ruptura do filme lacrimal, bem como testes (Shirmer) para identificar se o volume de lágrimas produzidas está alterado.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 39
  • 26
  • 46
Dra. Rose Mary Diniz Santim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Manaus

Marcar consulta