Teste Vocacional - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Teste Vocacional

Os especialistas falam sobre a Teste Vocacional

Esta avaliação é realizada para fundamentar a escolha de carreira ou para realocação profissional. É realizado um estudo, por meio de entrevista e da aplicação de 10 testes psicológicos, sobre as habilidades cognitivas (atenção, memória operacional e q.i.), áreas de interesse e personalidade do paciente, para que ele seja capaz de perceber quais carreiras se encaixam melhor com seu perfil e preferências. Esta avaliação elucida quais são as habilidades latentes do indivíduo, assim como destaca quais competências devem ser melhor desenvolvidas para que este seja capaz de desempenhar a carreira desejada. Duração: a avaliação é realizada entre 3 e 5 sessões. Idade: a partir de 15 anos.
Luiza Wanick Di Giorgio Silva
Luiza Wanick Di Giorgio Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

A orientação vocacional é um processo breve com duração em média de dez sessões, compondo-se pela análise de fatores como; maturidade para escolha profissional, autoconhecimento, levantamento do perfil pessoal (valores e aspectos da personalidade), identificação das influencias externas, identificação da área de conhecimento e conhecimento do mercado de trabalho. Para tanto, aplica-se diversos testes de uso exclusivo do psicólogo e realiza-se tarefas de pesquisa, dialogando com o orientando sobre os resultados obtidos, de modo que o mesmo sinta clarear aquilo que realmente toca seu coração. Uma boa escolha precisa estar pautada naquilo que possa trazer realização pessoal e profissional.
Iara Maria Alves Pereira

Psicóloga

|

Osasco

A orientação vocacional é realizada através de vários encontros ( dependendo do caso pode variar de 5 a 10 sessões) onde são feitos além de uma entrevista detalhada sobre a vida familiar, social e financeira outros 4 testes voltados a vocação e personalidade de uso exclusivo do psicólogo. Com o resultado de todo material é realizado um cruzamento de dados onde, em parceria com o cliente, são definidos de 3 a 4 áreas de atuação onde o avaliado pode se destacar e seguir uma carreira de sucesso.
Tatiana Otilia Pereira
Tatiana Otilia Pereira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Blumenau

Antes do teste, propriamente dito, é feita avaliação vocacional, com entrevista, visto que grande parte das pessoas que buscam por teste vocacional está sob pressão da família, da mídia, da sociedade e, também, de uma idealização da vida profissional, a primeira intervenção, após escuta e acolhimento, é identificar as pressões e dar voz às possibilidades do testando. São aplicados testes, no segundo momento, com objetivo de aproximar quais as áreas nas quais a pessoa tem afinidade, mais chances de sucesso e tornando, desta forma, a escolha mais segura e menos "pesada". O sigilo psicoterapeuta/paciente é respeitado em todos os atendimentos.
Marcia Kelen Moscatelli

Psicóloga, Psicopedagoga

|

Sorocaba

A Orientação Vocacional é um processo diagnóstico cujo objetivo é colaborar para que o paciente possa desenvolver o máximo de conhecimento possível relativo a suas características e projeto de vida e integrar este conhecimento com seu processo de escolha de profissão. A Orientação Vocacional é realizado em 4 a 5 sessões e engloba entrevista psicológica, testes e atividades de autoconhecimento. Ao final, uma entrevista devolutiva é realizada para indicação das áreas de atuação de acordo com o perfil do paciente.
Gislaine Chaves

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Teste Vocacional?

Nossos especialistas responderam 3 perguntas sobre Teste Vocacional.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

É importante perceber que está insatisfeito e confuso com sua situação atual. Pode ser importante dar um passo para trás, pensar em suas escolhas e nos seus gostos, bem como as opções e realidade de mercado. Aconselharia a você que procurasse ajuda neste momento, através de um processo de Reorientação de Carreira ou mesmo uma Psicoterapia, que lhe auxilie a refletir!

  • 4
  • 5
  • 4
Carmem Gil Coury

Psicóloga

São Carlos

Procure na sua cidade um psicólogo que trabalhe com Orientação Profissional. Ele estará apto a realizar todo o processo. Boa sorte.

  • 32
  • 31
  • 19
Maura Laurindo

Psicóloga

Rio de Janeiro

Olá, compreendo sua preocupação. A Orientação Vocacional (O.V) pode variar bastante em termos de método e preço dependendo de cada profissional. Eu, por exemplo, não cobro um valor específico para esse trabalho, mas sim o valor da consulta individual, e a quantidade varia. É difícil dizer um número exato de consultas, mas normalmente o jovem será beneficiado e perceberá resultado logo nas primeiras consultas. É especialmente importante que o jovem queira participar da O.V. Se ele tiver muita resistência, talvez uma opção seja grupos com essa temática, alguns psicólogos oferecem esse trabalho. É importante saber que a O.V. não define a profissão, ela revela potenciais e promove a iniciativa. Mesmo se o jovem tiver resistência, você poderá fazer uma consulta com o profissional para receber orientações de como pode conduzir estrategicamente essa questão. Se me permite uma dica valiosa: a direção é o jovem descobrir algo que ele goste. Em paralelo, deve haver regras, limites e incentivo.

  • 17
  • 19
  • 8
Eduardo Oliveira Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Uberlândia

Ver as 3 perguntas sobre Teste Vocacional