Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos

Os especialistas falam sobre a Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que deve ser diferenciada de outros transtornos psiquiátricos que podem se manifestar com sintomas psicóticos. A abordagem terapêutica adequada adequada da esquizofrenia e dos transtornos psicóticos permite restabelecer o vínculo com a realidade, reinserir o paciente à sociedade e promover qualidade de vida ao paciente e à família.
Dr. Demétrius de Luna Lopes Benevides
Dr. Demétrius de Luna Lopes Benevides Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

São João del Rei

A esquizofrenia apresenta como sintomas comuns os delírios (acreditar que está sendo perseguido ou que implantaram um chip em sua cabeça) e alucinações (ouvir vozes). Além disso, a doença costuma causar isolamento do paciente, pouca demonstração de afeto, alterações comportamentais (que podem assumir caráter bizarro), descuido da própria higiene, pensamento desorganizado e, se não tratada, leva a um quadro demencial muito precoce. O tratamento farmacológico deve ser iniciado prontamente com o objetivo de retirar o paciente da crise e evitar novas crises futuras, diminuindo os danos cerebrais causados pela doença e proporcionando mais qualidade de vida para pacientes e familiares.
Geraldo Moreira
Geraldo Moreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Recife

Os pacientes em sofrimento psíquico possuem uma forma única de expressão de subjetividade. Lidar com isso requer uma desmontagem e desconstrução de saberes, práticas e discursos que estariam por sua vez “comprometidos com uma objetivação da loucura e sua redução à doença”. Na lógica do enclausuramento e exclusão social as expectativas do sujeito estariam reduzidas ou até anuladas, impossibilitando uma construção de laços sociais e projetos de vida, ficando este mortificado em suas expressões e subjetividade. Lidar com essa subjetividade e permitir que esse sujeito apareça traz saúde mental e reduz o seu sofrimento psíquico.
Edicleia Lima
Edicleia Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Rio de Janeiro

O tratamento para a esquizofrenia e outros transtornos psicóticos é de extrema importância. Quanto mais precoce for o tratamento, menor será a gravidade do quadro e melhor será a resposta ao tratamento. A base do tratamento são os antipsicóticos em conjunto com outras terapias não farmacológicas. Os principais objetivos do tratamento são a redução da gravidade dos sintomas psicóticos, prevenção das crises ou surtos, melhora da qualidade de vida do paciente e da família, evitar a deterioração do quadro, além da inserção social. Por ser um quadro crônico, os pacientes na maioria das vezes, vão necessitar usar a medicação pelo resto da vida.
Dr. Alexandre Proença
Dr. Alexandre Proença Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

Niterói

Ver mais

Tem perguntas sobre Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos?

Nossos especialistas responderam 8 perguntas sobre Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A estimulação magnética transcraniana (EMT) é um tratamento cuja origem se justificou com base na eficácia comprovada da eletroconvulsoterapia (ECT) - a aplicação de estímulos elétricos a determinadas áreas do cérebro. Como ondas magnéticas e elétricas se correlacionam, pensou-se em usar um procedimento mais focado e com menos efeitos colaterais do que a ECT. Porém a EMT não se mostrou tão eficaz quanto a ECT. A EMT é comprovada basicamente para depressão. Justifica-se seu uso principalmente em depressões resistentes aos tratamentos convencionais e geralmente ela é feita conjuntamente com uso de remédios. A EMT tem sido estudada também no transtorno de estresse pós-traumático, no transtornos obsessivo-compulsivo, na esquizofrenia e no tratamento da "fissura" em usuários de drogas como a cocaína e a nicotina. Há alguns estudos que sugerem que possa ser útil nestes casos, porém os efeitos ainda não são suficientemente conclusivos para que ela seja indicada, a não ser experimentalmente

  • 258
  • 192
  • 197
Ivan Mario Braun Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

São Paulo

Marcar consulta

Nem sempre os remédios utilizados em Psiquiatria são prescritos apenas para a indicação formal. Desta lista de medicamentos, apenas a olanzapina possui como uma das indicações o tratamento para esquizofrenia.

  • 10
  • 11
  • 9
Dra. Jessica Barbosa Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

São Bernardo do Campo

Alguns antipsicóticos podem ser usados em monoterapia (sozinhos, sem outras medicações associadas) com boa eficácia em alguns pacientes, no entanto, infelizmente os transtornos psiquiátricos são muito heterogêneos, ou seja, variam muito a apresentação e a estabilização de pessoa para pessoa, então, ainda que seja possível a monoterapia, nem sempre ela será eficaz, e alguns pacientes vão precisar sim de estabilizadores de humor. Espero ter ajudado.

  • 32
  • 10
  • 12
Maria Raquel F. M. Vieira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Belo Horizonte

Marcar consulta

Além do tratamento medicamentoso é fundamental a reabilitação cognitiva com a utilização de exercícios diversos. Também é importante o desenvolvimento das atividades lúdicas, inclusão da psicoterapia, treino de habilidades sociais e terapia ocupacional.

  • 81
  • 35
  • 33
Isabella Andrade Santana Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Salvador

Marcar consulta

Ver as 8 perguntas sobre Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos