Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos

Os especialistas falam sobre a Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que deve ser diferenciada de outros transtornos psiquiátricos que podem se manifestar com sintomas psicóticos. A abordagem terapêutica adequada adequada da esquizofrenia e dos transtornos psicóticos permite restabelecer o vínculo com a realidade, reinserir o paciente à sociedade e promover qualidade de vida ao paciente e à família.
Dr. Demétrius de Luna Lopes Benevides
Dr. Demétrius de Luna Lopes Benevides Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

São João del Rei

A esquizofrenia apresenta como sintomas comuns os delírios (acreditar que está sendo perseguido ou que implantaram um chip em sua cabeça) e alucinações (ouvir vozes). Além disso, a doença costuma causar isolamento do paciente, pouca demonstração de afeto, alterações comportamentais (que podem assumir caráter bizarro), descuido da própria higiene, pensamento desorganizado e, se não tratada, leva a um quadro demencial muito precoce. O tratamento farmacológico deve ser iniciado prontamente com o objetivo de retirar o paciente da crise e evitar novas crises futuras, diminuindo os danos cerebrais causados pela doença e proporcionando mais qualidade de vida para pacientes e familiares.
Geraldo Moreira
Geraldo Moreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Recife

Os pacientes em sofrimento psíquico possuem uma forma única de expressão de subjetividade. Lidar com isso requer uma desmontagem e desconstrução de saberes, práticas e discursos que estariam por sua vez “comprometidos com uma objetivação da loucura e sua redução à doença”. Na lógica do enclausuramento e exclusão social as expectativas do sujeito estariam reduzidas ou até anuladas, impossibilitando uma construção de laços sociais e projetos de vida, ficando este mortificado em suas expressões e subjetividade. Lidar com essa subjetividade e permitir que esse sujeito apareça traz saúde mental e reduz o seu sofrimento psíquico.
Edicleia Lima
Edicleia Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Rio de Janeiro

O tratamento para a esquizofrenia e outros transtornos psicóticos é de extrema importância. Quanto mais precoce for o tratamento, menor será a gravidade do quadro e melhor será a resposta ao tratamento. A base do tratamento são os antipsicóticos em conjunto com outras terapias não farmacológicas. Os principais objetivos do tratamento são a redução da gravidade dos sintomas psicóticos, prevenção das crises ou surtos, melhora da qualidade de vida do paciente e da família, evitar a deterioração do quadro, além da inserção social. Por ser um quadro crônico, os pacientes na maioria das vezes, vão necessitar usar a medicação pelo resto da vida.
Dr. Alexandre Proença
Dr. Alexandre Proença Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

Niterói

Ver mais

Tem perguntas sobre Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos?

Nossos especialistas responderam 7 perguntas sobre Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A estimulação magnética transcraniana (EMT) é um tratamento cuja origem se justificou com base na eficácia comprovada da eletroconvulsoterapia (ECT) - a aplicação de estímulos elétricos a determinadas áreas do cérebro. Como ondas magnéticas e elétricas se correlacionam, pensou-se em usar um procedimento mais focado e com menos efeitos colaterais do que a ECT. Porém a EMT não se mostrou tão eficaz quanto a ECT. A EMT é comprovada basicamente para depressão. Justifica-se seu uso principalmente em depressões resistentes aos tratamentos convencionais e geralmente ela é feita conjuntamente com uso de remédios. A EMT tem sido estudada também no transtorno de estresse pós-traumático, no transtornos obsessivo-compulsivo, na esquizofrenia e no tratamento da "fissura" em usuários de drogas como a cocaína e a nicotina. Há alguns estudos que sugerem que possa ser útil nestes casos, porém os efeitos ainda não são suficientemente conclusivos para que ela seja indicada, a não ser experimentalmente

  • 303
  • 240
  • 257
Ivan Mario Braun Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

São Paulo

Marcar consulta

Olá, conforme consta na bula dos três medicamentos, o uso de álcool não é recomendado durante o tratamento com eles. Dessa forma, não há quantidade e nem frequência de consumo considerada segura. Não hesite em entrar em contato com o psiquiatra que lhe acompanha para conversar a respeito disso e sanar eventuais dúvidas. Espero ter ajudado!

  • 16
  • 13
  • 16
Bruno Terra Junho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Belo Horizonte

Marcar consulta

Boa noite , no transtorno esquizoafetivo temos critérios diagnósticos para esquizofrenia e para transtorno afetivo bipolar no mês.o paciente , teoricamente precisamos usar um antipsicótico e um estabilizador de humor , porém existem alguns antipsicóticos de segunda geração que também são aprovados como estabilizador de humor , podendo se tentar usar essa classe , um grande abraço.

  • 90
  • 70
  • 58
Tadeu Felipe Pires Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Além do tratamento medicamentoso é fundamental a reabilitação cognitiva com a utilização de exercícios diversos. Também é importante o desenvolvimento das atividades lúdicas, inclusão da psicoterapia, treino de habilidades sociais e terapia ocupacional.

  • 86
  • 38
  • 35
Isabella Andrade Santana Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Salvador

Marcar consulta

Ver as 7 perguntas sobre Tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos