Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático

Os especialistas falam sobre a Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) envolve sintomas como: Vivenciar ou testemunhar eventos que envolveram ameaça de morte real ou ferimento grave ou ameaça a integridade física; revivescência do evento traumático através de imagens, pensamentos, sonhos; evitação de estímulos associados com o trauma; dificuldade para manter o sono; irritabilidade; dificuldade para se concentrar, etc. A TCC para tratar o TEPT tem como objetivos melhorar a elaboração de recordação do trauma, modificar crenças e avaliações disfuncionais do trauma, desativar crenças mal adaptativas de si próprio como fraco e vulnerável, reduzir a evitação utilizada para suprimir os sintomas de revivescência do trauma.
Fabrícia Vieira Santos Naves
Fabrícia Vieira Santos Naves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Uberlândia

O stress pós-traumático é um transtorno de ansiedade que geralmente surge após uma situação de trauma ou tragédia. O paciente não consegue superar o ocorrido e sente medo de reviver aquela situação. Ele fica paralisado, em choque e impotente quando experimenta uma situação que possa relembrar o trauma inicial. A hipnose é um dos tratamentos que vêm ganhando força para resolução do stress pós-traumático. Existem vários métodos de hipnose, um dos mais utilizados é o Ericksoniano, uma técnica que se encaixa na personalidade do paciente, atendendo aos sentimentos próprios do mesmo nos episódios de transe hipnótico.
Dr. Marco Maximino
Dr. Marco Maximino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

São Paulo

Tem perguntas sobre Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático?

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.