Tratamento para parar de fumar - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Tratamento para parar de fumar

Informação sobre Tratamento para parar de fumar

Outros nomes: Controle do Tabagismo.

Possui uma dúvida concreta sobre Tratamento para parar de fumar? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Tratamento para parar de fumar

Dependência química e emocional do tabaco que pode causar diversas doenças físicas e piora de estados emocionais. Há tratamentos medicamentosos que auxiliam na cessação do tabagista e diminuem o sofrimento da abstinência dessa droga.
Yumara Siqueira de Castro
Yumara Siqueira de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

Belo Horizonte

A nicotina é uma das substâncias com maior potencial aditivo. Geralmente quem começa a fumar de maneira recreativa desenvolve padrão de dependência. Felizmente o tratamento para o problema avançou muito ao longo das últimas décadas e foram desenvolvidas medicações eficazes, como a bupropiona, a vareniclina e a terapia de reposição de nicotina com adesivo e goma de nicotina.
Caio Magno Matos de Almeida
Caio Magno Matos de Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

São Paulo

O tabagismo gera graves repercussões em diversos sistemas do organismo, sendo o principal fator de risco de óbito modificável. A Psiquiatria atual possibilita a intervenção medicamentosa específica a fim de cessar o tabagismo com grande sucesso, o que permite o recondicionamento físico e, a longo prazo, restabelecer os danos causados pelo tabaco.
Dr. Demétrius de Luna Lopes Benevides
Dr. Demétrius de Luna Lopes Benevides Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

São João del Rei

O tabagismo constitui um verdadeiro problema de saúde pública no Brasil e no mundo trazendo inúmeras consequências para o indivíduo acometido por essa condição. Deixar de fumar é uma tarefa difícil e muita das vezes pode requerer o auxílio de um profissional nesse processo. O tratamento engloba o uso de medicamento em alguns casos, além da identificação dos gatilhos para o ato de fumar e a construção de estratégias para lidar com fissura. A busca por tratamento aumenta consideravelmente as chances de sucesso nessa empreitada, porém é essencial a participação ativa do paciente nesse processo. Boa sorte.
Bruno Terra Junho
Bruno Terra Junho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

Belo Horizonte

Ver mais

Tem perguntas sobre Tratamento para parar de fumar?

Nossos especialistas responderam 5 perguntas sobre Tratamento para parar de fumar.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A abstinência da nicotina é uma das fortes e difíceis de aguentar segundo a literatura médica. E vemos isso na prática clinica... Tanto que, ironicamente, em vários centros de reabilitação para dependentes químicos, o uso de cigarro é permitido, controlado, em horários específicos; mas outras drogas não. Não tenho conhecimento de que dependência química de nicotina há 40 anos seja resolutiva com a hipnose. Afinal esta dependência é neuroquímica!!! Onde há surgimento de receptores neuronais específicos para nicotina! Um dos processos mais utilizados é bloquear esses receptores com substâncias (remédios) que se encaixam nesses receptores, e por assim dizer os "matam por inanição". Demorado, caro e efetivo. Mas não em 100% dos tratados...cada caso é um caso. Nem todo organismo reage da mesma forma. Converse com seu psiquiatra. Não esquecendo de certas mudanças de comportamentos e hábitos, lazer, pessoas, etc para se conseguir o êxito.

  • 106
  • 51
  • 252
Dr. Ronaldo Bezerra Silva

Psiquiatra

Joinville

Parar de fumar nunca é em vão! Você reduziu de maneira muito grande seu rico cardio-vascular, além do risco de Cancer de Pulmão, Garganta e Boca e de desenvolver Enfisema Pulmonar! Sinta-se de fato orgulhoso disso! Por outro lado, voce descreve uma provavel condição médica, como transtorno de Ansiedade ou Depressão. E isso ocorre independente de você fumar ou não. Aliás, não acredite que seja possível tratar ansiedade fumando, isso não te trará nenhum beneficio, muito pelo contrário. Sugiro que voce procure um médico-psiquiatra para avaliar sua condição e indicar a melhor terapêutica para aliviar os teus sintomas, de maneira a preservar a sua saúde.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 58
  • 80
  • 131
Luiz Fernando Petry Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Curitiba

Prezado internauta. Em primeiro lugar é preciso suportar essa fase difícil confiante de que ela terá fim. Um antidepressivo como a Bupropiona lhe daria um conforto melhor. Essa dura fase vai passar. Não ceda ao domínio da dependência, aliás alimente seu ânimo com pensamentos fortalecedores como : "Já vim até aqui, não perderei meus esforços voltando tudo atrás, voltando a estaca zero". CHEGARÁ UM FELIZ MOMENTO EM QUE VOCÊ VAI CONSEGUIR UMA COMPLETA LIGERTAÇÃO do desejo, do impulso, do hábito e da dependência química. Eu lhe falo como médica e ex-fumante. Posso te incentivar a seguir no seu propósito. E mais, pratique meditação MINDFULNESS! Abraços cordiais.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 338
  • 153
  • 839
Rita Cytryn Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Salvador

Olá! Qualquer uma dessas especialidades pode te ajudar no processo. Com uma avaliação psiquiátrica, porém, é possível verificar se tu não tem outro tipo de transtorno que pode estar associado ao tabagismo (como depressão ou ansiedade, por exemplo). Tanto o psiquiatra quanto o pneumologista podem lhe prescrever medicações para o tratamento. Espero ter ajudado. Um abraço.

  • 486
  • 358
  • 595
Dr. Arthur Dondonis Daudt Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Porto Alegre

Marcar consulta

Ver as 5 perguntas sobre Tratamento para parar de fumar