Treinamento auditivo - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Treinamento auditivo

Os especialistas falam sobre a Treinamento auditivo

O treinamento auditivo em indivíduos com alterações nas habilidades auditivas centrais visa à estimulação auditiva de modo a maximizar os efeitos da plasticidade do sistema nervoso central. O objetivo do treinamento auditivo é melhorar o acesso à informação auditiva para que o paciente possa comunicar-se melhor em ambiente desfavorável, utilizando menor esforço e consequentemente melhorando seu desempenho em tarefas de grande demanda auditiva.

Fonoaudióloga

O treinamento auditivo é uma técnica de reabilitação auditiva que tem como objetivo principal melhorar compreensão da fala, principalmente em situações de escuta difícil, como na presença de ruído de fundo. Geralmente é indicado para pessoas com alteração do processamento auditivo. O treinamento auditivo baseia-se na capacidade do cérebro em se modificar mediante à uma estimulação intensa, a chamada neuroplasticidade. Assim, a realização desses exercícios em uma certa frequência e por certo período de tempo é capaz de modificar as estruturas cerebrais, aumentando e fortalecendo as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo, resultando em uma audição mais eficiente.
Dra. Lívia Meireles Soares
Dra. Lívia Meireles Soares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudióloga

|

São Paulo

Tem perguntas sobre Treinamento auditivo?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Treinamento auditivo:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Antes de qualquer coisa, seu filho precisa completar 7 anos para que realize a avaliação do processamento auditivo central. Se for constatado algum déficit ele será encaminhado para o treinamento auditivo onde em cabine acústica ele irá realizar diversas atividades para desenvolver as habilidades auditivas acometidas na avaliação.

  • 7
  • 7
  • 4
Dra. Ana Paula S.F. Fornarolli

Fonoaudióloga, Psicopedagoga

Curitiba