Gostaria de saber quantas vezes pode trocar o marcapasso?

Pergunta sobre Troca de gerador de marcapasso

Gostaria de saber quantas vezes pode trocar o marcapasso?

Olá. O marca-passo pode ser trocado tantas vezes quantas forem necessárias. Hoje em dia, o normal é que a bateria de um dispositivo cardíaco implantável dure de 7 a 12 anos, dependendo do tipo de aparelho (marca-passo simples, marca-passo com ressincronizador ou marca-passo com desfibrilador). Para que o coração esteja sempre protegido pelo marca-passo, toda vez que a bateria estiver prestes a acabar, será necessário trocar o aparelho.

Teoricamente, não há limite para o número de trocas de gerador de marcapasso, desde que os eletrodos já implantados estejam em boas condições.

A necessidade da troca do gerador "inteiro" dos marcapassos (e também ressincronizadores ou desfibriladores) decorre de, ao longo do tempo, não se ter chegado a uma solução prática para a troca "apenas" da bateria dos geradores. Resumidamente, os geradores de marcapasso, após abertos, não apresentavam mais condições de serem hermeticamente fechados novamente, o que sempre permitia a entrada de fluidos teciduais, danificando os circuitos e inutilizando o aparelho.

Desta forma, desconecta-se o gerador todo e os eletrodos que foram originalmente implantados são testados com um aparelho externo. Estando em boas condições, são mantidos e neles é conectado o novo gerador. A vantagem : além de nova bateria, a evolução tecnológica permite novos recursos e programação mais avançada, com mais benefícios para o portador do dispositivo.

Em teoria não há limites de troca do gerador do marcapasso pois, na maioria dos casos, a duração do gerador é longa e não há necessidade de troca dos eletrodos (cabos) e, por isso, o número de trocas é pequeno.

Ver as 9 perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso?

Nossos especialistas responderam 9 perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.