Marcapasso ao ser substituido, tem que ser feito todo o mesmo processo...

A troca do gerador de marcapasso é indicada, de maneira usual, quando a bateria está próxima ao fim de sua vida útil. Isto é determinado em avaliação eletrônica do gerador, através de leitura com o programador específico para cada fabricante do marcapasso.

A cirurgia é, sim, mais simples do que o implante, pois consiste na retiradaa do gerador antigo, seguida pelo teste dos parâmetros do(s) eletrodo(s) previamente implantado(s). Caso não haja problema com os eletrodos, estes permanecem e a eles é conectado o novo gerador de marcapasso, por fim acomodado ao espaço (“loja”) onde ficava o antigo.

O procedimento pode ser feito sob anestesia local e sedação (a exemplo do implante de marcapasso) e, dependendo de cada caso, o paciente pode receber alta para casa no mesmo dia.

É muito importante manter as visitas ao especialista do marcapasso, para as avaliações periódicas, a fim de se saber com segurança a época de indicação da troca do gerador.

Olá. Antes de agendar a troca do marca-passo, a equipe médica testa os cabos-eletrodos (os fios do marca-passo). Se estiverem em bom estado de funcionamento, eles não precisam ser trocados. Nesse caso, é agendada somente a troca do gerador de pulsos do marca-passo. Cabos-eletrodos danificados ou com problemas de funcionamento, no entanto, devem ser retirados e substituídos.

Ver as 15 perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso?

Nossos especialistas responderam 15 perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.