Minha tia usa marcapasso ha mais ou menos 10 anos, ela vai sempre às r...

Deve trocar! O momento de troca eletiva de marcapasso, ERI - Elective Replacemente Indication, é determinado pelas avaliações. Após esta data, ele funciona ainda alguns meses em modo de emergência. E então para!!!
Não há contra-indicação nenhuma para troca de aparelho: nem idade, nem doenças (seja cancer ou alzheimer).
A troca é muito simples, realizada em 10-20 minutos, com anestesia local. A paciente vai pra casa minutos após o procedimento.

É muito raro isso acontecer, mas pode ser que o coração da sua tia tenha sofrido alguma alteração que o fez deixar de precisar do marca-passo. Por exemplo, uma pessoa que use um marca-passo atrial de câmara única pode vir a deixar de precisar do marca-passo caso seu coração sofra uma fibrilação atrial crônica. Mas, repito, casos como esse são raríssimos. Já fatores como idade ou outras doenças não impedem a troca do marca-passo -- salvo em casos de extrema debilidade de saúde, como quando a pessoa está quase à beira da morte. Por isso, peçam mais esclarecimentos ao profissional médico que as orientou a não realizar a troca. Caso não concordem com a conduta, marquem uma consulta com outro médico especializado em marca-passo e peçam uma segunda opinião.

Não existe contra-indicação para troca de bateria (unidade geradora) do marcapasso. Se já está no fim da bateria (menos que 3 meses) deve ser programada a troca que é um procedimento simples.
Se o paciente for dependente do marcapasso a não realização do procedimento pode ser acompanhada de morte.
Antes de esgotar por completo a bateria, o marcapasso perde suas propriedades como redução da frequência cardíaca programada.
Antes da realização da troca é importante saber como está a integridade dos eletrodos, pois se tiver algum eletrodo funcionando mal, o procedimento de troca da bateria deve ser acompanhado de recolocação de outro eletrodo com ou sem a retirada do eletrodo antigo (o que aumenta a complexidade do procedimento).
Espero ter ajudado. Boa sorte.

Ver as 11 perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso?

Nossos especialistas responderam 11 perguntas sobre Troca de gerador de marcapasso.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.