Vasectomia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Vasectomia

Informação sobre Vasectomia

O que é uma vasectomia?

Esta técnica cirúrgica é a intenção mais segura e definitiva para esterilizar o simples masculino. A técnica é baseada na interrupção de espermatozóides através da seção no escroto dos dois canais deferentes (que transportam o esperma para a área da próstata). A técnica é normalmente realizada com anestesia local em nível ambulatorial, e as complicações são mínimas.

Hoje é um método contraceptivo escolhido por mais de 5% dos homens, e a cada ano aumenta sua demanda.

Que pode ser esterilizados?

Qualquer homem pode ser esterilizados por vasectomia. No entanto, os urologistas não costumam executar a operação em favor dos jovens do sexo masculino, especialmente se você não tem filhos. A vasectomia é geralmente solicitada por parceiros que não querem mais filhos.

Os fatores que desencadeiam a decisão de aplicar pode ser o risco de transmissão da doença para a descendência, o risco de gravidez por problemas femininos de intolerância à contracepção, a idade avançada da mulher, e assim por diante.

É mais simples do que a operação de esterilização feminina (laqueadura) e também pode ser realizada em ambulatório.

A quem devo recorrer?

O especialista que normalmente realiza esta operação é o urologista, um médico que trata os problemas normalmente associados com o sistema reprodutivo masculino.

O urologista vai falar sobre os detalhes da operação e os riscos envolvidos. Também perguntará sobre métodos contraceptivos utilizados pelo paciente e verifique se ele está claramente decidiu submeter-se a vasectomia.

Como  a operação é realizada?

A vasectomia é feita em uma sala de operação com medidas adequadas de assepsia e reanimação cardiopulmonar, se necessário (risco de desmaios pela tração do cordão espermático). O paciente é posicionado deitado para cima e raspado e desinfectada a área onde a incisão é feita. É infiltrado com anestesia local em uma área acima de ambos os testículos, canal deferente em torno de cada lado.

A vasectomia pode ser realizada através de uma incisão na incisões medial ou lateral de dois, sendo esta última mais comum. Você alcança o canal deferente e corta uma parte de cada um, para amarrar as pontas. Opcionalmente, para maior segurança, você pode trazer uma folha de tecido entre ambas as extremidades. Colocado sobre a pele dão alguns pontos que são reabsorvidos em poucos dias, assim não há necessidade de ter que retirá-los. Normalmente, o paciente pode voltar para casa depois de algumas horas.

Pode haver problemas depois da operação?

Às vezes, depois da  cirurgia pode ocorrer hemorragia(nas bordas da ferida, e até mesmo hematomas do escroto e pênis), inflamação ou infecção (o testículo epidídimo ou canais deferentes). Se isso acontecer, você deve consultar um urologista. Mais raramente, pode acumular uma certa quantidade de fluido entre as camadas do testículo (hidrocele). Em geral, estes problemas podem ocorrer em 5% dos casos.

O escroto também pode ser ferido, inchado e dolorido, e sentir dor nessa área e até mesmo na parte inferior do abdome temporariamente. Estes sintomas podem ser aliviados através do uso de roupas íntimas apertadas que faz tomar a medicação de apoio e prescrever o cirurgião. Recomenda-se que após a operação sejam mantidos pelo menos 24 horas de repouso relativo (você pode caminhar, realizar um trabalho sedentário, etc) .. Durante uma semana, devemos evitar exercícios pesados ??e elevação.

Mais tarde, há casos em que ainda há um pouco de dor na área do testículo, que em alguns casos pode permanecer algum tempo, indicando o tratamento específico (síndrome postvasectomía tarde). Não se esqueça que o duto pode recanalizar apesar de todas as medidas que têm sido descritas (0,6 a 1,4% dos casos, mas estes valores variam de acordo com vários estudos), tornando obrigatória a verificar a ausência de esperma em momento posterior. Recanalização duto pode ter que fazer novos espermatozóides no sêmen.

Quando você pode continuar a ter relações sexuais?

O sexo pode ser quando deixa de haver desconforto na região genital.

São os efeitos imediatos da esterilização?

Após a cirurgia, ainda há esperma na porção dos vasos deferentes, perto da próstata. Por isso, é necessário usar outro método contraceptivo durante algum tempo. Cerca de três meses após a vasectomia é necessário fazer dois testes de sêmen (em um intervalo de 2-4 semanas) para ver se os espermas se foram. Uma vez que os dois testes tenham sido negativos (nenhum traço de ejaculação de esperma para examinar sob um microscópio), o paciente pode contar com a vasectomia sem ter que recorrer a outro método.

Também deve ser notado que, embora raramente ocorre, há a possibilidade de uma recanalização invulgarmente tardia.

Não se esqueça que a vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Por outro lado, não afeta o nível de desejo e de orgasmo, e só reduz o volume do ejaculado em menos de 10%.

Você se arrepende de ter sido esterilizado ?

É essencial observar que após a vasectomia não pode ter filhos. Talvez o paciente está determinado a fazer uma vasectomia, mas as circunstâncias pessoais podem ser alterados (mudança de parceiro, as circunstâncias económicas, perda de filhos, etc.) E considerar uma reversão de vasectomia. Aproximadamente  1-3% dos vasectomizados solicitam isso.

Algumas pessoas já ouviram falar que a vasectomia é reversível, mas isso é impreciso. No entanto, de acordo com o tipo de técnica utilizada, a reversão pode ser facilitada. Portanto, qualquer um que considera uma vasectomia deve primeiro estar bem certo de que você não vai se arrepender mais tarde.

Existem alternativas à vasectomia?

Algumas drogas têm sido estudadas como alternativas, mas até agora têm sido descartadas pelos efeitos colaterais que podem ocorrer.

Temos também  outros métodos simples para interromper o canal deferente, a fim de simplificar a técnica, reduzindo o número de complicações e facilitando uma possível intervenção para reverter o processo. Em geral, a taxa de insucesso é muito maior do que a vasectomia tradicional e, portanto, não utilizado na prática diária.

Possui uma dúvida concreta sobre Vasectomia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Vasectomia

Já realizei cerca de 5000 vasectomias, realizo o procedimento sem dor, com incisão única, de forma rápida e eficaz. Marque uma consulta.
Dr. Tácito Guimarães
Dr. Tácito Guimarães Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Belo Horizonte

A vasectomia bilateral é o procedimento de esterilização masculina. Tem indicação para pacientes acima de 25 anos, especialmente já com filhos e em relacionamento estável. Realizada geralmente sob anestesia local, com ou sem sedação, em ambiente hospitalar para melhor conforto e segurança do paciente, com alta no mesmo dia. Tem elevada chance de sucesso e baixo índice de complicações. Não provoca disfunção erétil ou quedas hormonais. Não muda o aspecto, volume ou consistência do esperma.
Dr. Gabriel Barbosa Franco
Dr. Gabriel Barbosa Franco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

São Paulo

A vasectomia é uma cirurgia que pode ser realizada com anestesia local ou com sedação. Sedação é quando você durante o procedimento dorme. Ao acordar do sono induzido você não se lembra de nada do que aconteceu. Em casos de anestesia local, é comum o paciente sentir um incômodo maior quando na manipulação do canal deferente. Quanto maior é o nível sócio-cultural, maior é o incômodo. Vídeo específico sobre alguns dos temas abordados no momento da consulta médica assim como orientações pós operatórias serão disponibilizados para os pacientes via What's App. Basta cadastrar o número e informar que deseja realizar o procedimento de vasectomia.
Dr. André Milanezi Lorenzini
Dr. André Milanezi Lorenzini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Belo Horizonte

A vasectomia é uma cirurgia de pequeno porte que tem o objetivo de interromper a passagem dos espermatozóides, e com isso impedir uma gestação. Quando bem sucedida, a cirurgia tem um caráter definitivo. O procedimento pode ser realizado com anestesia local e dura em torno de 30 minutos. Após o procedimento, os homens são liberados para casa. Diferente do que algumas pessoas pensam, a vasectomia não causa nenhuma interferência negativa na vida sexual do homem. Após 3 meses da cirurgia, os homens devem realizar um teste de verificação do esperma para confirmar o sucesso da cirurgia. (espermograma)
André Matos de Oliveira
André Matos de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Curitiba

É um procedimento que causa a ligadura dos canais que levam os espermatozoides dos testículos para fora cursando com a infertilidade programada. É realizado em hospital com anestesia local e sedação. Pode trabalhar com 2 dias depois e a recuperação é rápida e com muito pouca dor nos dias seguintes ao procedimento
Dr. Jose Everton de Castro Filho
Dr. Jose Everton de Castro Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Fortaleza

Ver mais

Tem perguntas sobre Vasectomia?

Nossos especialistas responderam 358 perguntas sobre Vasectomia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim, independente do tempo de cirurgia, somente um exame de espermograma com ausência de espermatozoides poderá indicar a nao necessidade de uso do preservativo.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 481
  • 46
  • 438
Dr. Leonardo de Souza Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

Sim! Sem qualquer restrição! Att

  • Obrigado 6
  • 1 especialista está de acordo
  • 4290
  • 766
  • 5837
Dr. Prof. Ricardo Alexandre Fernandes Ferro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista, Urologista

Brasília

Marcar consulta

Significa que o seu exame está alterado e é necessário uma avaliação mais detalhada. Vários fatores podem atrapalhar a fertilidade e devem ser estudados. Seu exame mostra infertilidade, ou seja, dificuldade para engravidar, mas não a impossibilidade. Att.

  • 61
  • 8
  • 22
Prof. Fabio Thadeu Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Campinas

Marcar consulta

Este tipo de dor não é normal, tampouco a saída de secreção. Oriento que procure seu urologista para uma melhor avaliação e conduta adequada. Atenciosamente.

  • 61
  • 8
  • 22
Prof. Fabio Thadeu Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Campinas

Marcar consulta

Ver as 358 perguntas sobre Vasectomia