Vasectomia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Vasectomia

Informação sobre Vasectomia

O que é uma vasectomia?

Esta técnica cirúrgica é a intenção mais segura e definitiva para esterilizar o simples masculino. A técnica é baseada na interrupção de espermatozóides através da seção no escroto dos dois canais deferentes (que transportam o esperma para a área da próstata). A técnica é normalmente realizada com anestesia local em nível ambulatorial, e as complicações são mínimas.

Hoje é um método contraceptivo escolhido por mais de 5% dos homens, e a cada ano aumenta sua demanda.

Que pode ser esterilizados?

Qualquer homem pode ser esterilizados por vasectomia. No entanto, os urologistas não costumam executar a operação em favor dos jovens do sexo masculino, especialmente se você não tem filhos. A vasectomia é geralmente solicitada por parceiros que não querem mais filhos.

Os fatores que desencadeiam a decisão de aplicar pode ser o risco de transmissão da doença para a descendência, o risco de gravidez por problemas femininos de intolerância à contracepção, a idade avançada da mulher, e assim por diante.

É mais simples do que a operação de esterilização feminina (laqueadura) e também pode ser realizada em ambulatório.

A quem devo recorrer?

O especialista que normalmente realiza esta operação é o urologista, um médico que trata os problemas normalmente associados com o sistema reprodutivo masculino.

O urologista vai falar sobre os detalhes da operação e os riscos envolvidos. Também perguntará sobre métodos contraceptivos utilizados pelo paciente e verifique se ele está claramente decidiu submeter-se a vasectomia.

Como  a operação é realizada?

A vasectomia é feita em uma sala de operação com medidas adequadas de assepsia e reanimação cardiopulmonar, se necessário (risco de desmaios pela tração do cordão espermático). O paciente é posicionado deitado para cima e raspado e desinfectada a área onde a incisão é feita. É infiltrado com anestesia local em uma área acima de ambos os testículos, canal deferente em torno de cada lado.

A vasectomia pode ser realizada através de uma incisão na incisões medial ou lateral de dois, sendo esta última mais comum. Você alcança o canal deferente e corta uma parte de cada um, para amarrar as pontas. Opcionalmente, para maior segurança, você pode trazer uma folha de tecido entre ambas as extremidades. Colocado sobre a pele dão alguns pontos que são reabsorvidos em poucos dias, assim não há necessidade de ter que retirá-los. Normalmente, o paciente pode voltar para casa depois de algumas horas.

Pode haver problemas depois da operação?

Às vezes, depois da  cirurgia pode ocorrer hemorragia(nas bordas da ferida, e até mesmo hematomas do escroto e pênis), inflamação ou infecção (o testículo epidídimo ou canais deferentes). Se isso acontecer, você deve consultar um urologista. Mais raramente, pode acumular uma certa quantidade de fluido entre as camadas do testículo (hidrocele). Em geral, estes problemas podem ocorrer em 5% dos casos.

O escroto também pode ser ferido, inchado e dolorido, e sentir dor nessa área e até mesmo na parte inferior do abdome temporariamente. Estes sintomas podem ser aliviados através do uso de roupas íntimas apertadas que faz tomar a medicação de apoio e prescrever o cirurgião. Recomenda-se que após a operação sejam mantidos pelo menos 24 horas de repouso relativo (você pode caminhar, realizar um trabalho sedentário, etc) .. Durante uma semana, devemos evitar exercícios pesados ??e elevação.

Mais tarde, há casos em que ainda há um pouco de dor na área do testículo, que em alguns casos pode permanecer algum tempo, indicando o tratamento específico (síndrome postvasectomía tarde). Não se esqueça que o duto pode recanalizar apesar de todas as medidas que têm sido descritas (0,6 a 1,4% dos casos, mas estes valores variam de acordo com vários estudos), tornando obrigatória a verificar a ausência de esperma em momento posterior. Recanalização duto pode ter que fazer novos espermatozóides no sêmen.

Quando você pode continuar a ter relações sexuais?

O sexo pode ser quando deixa de haver desconforto na região genital.

São os efeitos imediatos da esterilização?

Após a cirurgia, ainda há esperma na porção dos vasos deferentes, perto da próstata. Por isso, é necessário usar outro método contraceptivo durante algum tempo. Cerca de três meses após a vasectomia é necessário fazer dois testes de sêmen (em um intervalo de 2-4 semanas) para ver se os espermas se foram. Uma vez que os dois testes tenham sido negativos (nenhum traço de ejaculação de esperma para examinar sob um microscópio), o paciente pode contar com a vasectomia sem ter que recorrer a outro método.

Também deve ser notado que, embora raramente ocorre, há a possibilidade de uma recanalização invulgarmente tardia.

Não se esqueça que a vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Por outro lado, não afeta o nível de desejo e de orgasmo, e só reduz o volume do ejaculado em menos de 10%.

Você se arrepende de ter sido esterilizado ?

É essencial observar que após a vasectomia não pode ter filhos. Talvez o paciente está determinado a fazer uma vasectomia, mas as circunstâncias pessoais podem ser alterados (mudança de parceiro, as circunstâncias económicas, perda de filhos, etc.) E considerar uma reversão de vasectomia. Aproximadamente  1-3% dos vasectomizados solicitam isso.

Algumas pessoas já ouviram falar que a vasectomia é reversível, mas isso é impreciso. No entanto, de acordo com o tipo de técnica utilizada, a reversão pode ser facilitada. Portanto, qualquer um que considera uma vasectomia deve primeiro estar bem certo de que você não vai se arrepender mais tarde.

Existem alternativas à vasectomia?

Algumas drogas têm sido estudadas como alternativas, mas até agora têm sido descartadas pelos efeitos colaterais que podem ocorrer.

Temos também  outros métodos simples para interromper o canal deferente, a fim de simplificar a técnica, reduzindo o número de complicações e facilitando uma possível intervenção para reverter o processo. Em geral, a taxa de insucesso é muito maior do que a vasectomia tradicional e, portanto, não utilizado na prática diária.

Possui uma dúvida concreta sobre Vasectomia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Vasectomia

É um procedimento que causa a ligadura dos canais que levam os espermatozoides dos testículos para fora cursando com a infertilidade programada. É realizado em hospital com anestesia local e sedação. Pode trabalhar com 2 dias depois e a recuperação é rápida e com muito pouca dor nos dias seguintes ao procedimento
Dr. Jose Everton de Castro Filho
Dr. Jose Everton de Castro Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Fortaleza

A vasectomia é a interrupção dos ductos deferentes realizada por meio cirúrgico e que visa a esterilização definitiva do homem. Está indicada como opção de planejamento familiar quando a família já se encontra constituída e não existe o mínimo desejo de ter mais filhos. Logo implica em uma decisão que deve ser ponderada e amadurecida ao longo dos anos. Deve ser levado em consideração a idade e o número de filhos. A lei brasileira determina que o homem deverá ter 2 filhos se ao menos tiver de 25 anos. Homens com mais de 25 anos podem fazer a cirurgia sem o limite de ter pelo menos 2 filhos. A taxa de "arrependimento" do procedimento se situa na faixa de 30% dos homens.
Dr. Alain Machado da Silva Dutra

Urologista

|

Santo André

A vasectomia é o método contraceptivo masculino. Um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos.Trata-se de um método de contracepção muito seguro. Muitos homens, porém, se recusam a fazer essa cirurgia porque imaginam que ela possa provocar distúrbios de ereção, no que estão completamente enganados. A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.
Dr. Jesus Pires
Dr. Jesus Pires Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

São Paulo

A vasectomia é o procedimento cirúrgico indicado para homens que não desejam ter mais filhos de maneira definitiva. Neste procedimento, são realizados dois pequenos cortes no escroto (à direita e à esquerda), através dos quais é feita a ligadura e secção dos ductos deferentes (canal que transporta os espermatozóides). É um procedimento rápido, que não necessita de internação. Apresenta tempo de recuperação curto, sem maiores restrições após 1 semana de procedimento, inclusive para atividade sexual. Não interfere na potência sexual ou no risco de surgimento de câncer. Em razão da simplicidade do procedimento, é cada vez mais procurado como alternativa para o planejamento familiar.
Dr. Daniel Câmara Alves de Medeiros
Dr. Daniel Câmara Alves de Medeiros Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Natal

A vasectomia é um procedimento cirúrgico para o sexo masculino com o objetivo de esterilização e planejamento familiar. Durante o procedimento, os canais deferentes são cortados e depois amarrado e cauterizados de modo a impedir que o esperma entre na corrente seminal (ejaculação) e, assim, evitar que ocorra a fertilização. As vasectomias são realizadas em ambiente hospitalar e as incisões são pequenas. Devido à simplicidade da cirurgia, a vasectomia geralmente leva menos de 30 minutos para ser concluído e os pacientes podem retomar o seu comportamento sexual típico dentro de duas semanas.
João Pedro Bueno Telles
João Pedro Bueno Telles Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Porto Alegre

Ver mais

Tem perguntas sobre Vasectomia?

Nossos especialistas responderam 435 perguntas sobre Vasectomia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Você tem que fazer um espermograma primeiro. Somente apos seu urologista confirmar a ausência de espermatozóides é que pode deixar de usar preservativo.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 27
  • 3
  • 31
Carlos Augusto Aglio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

Sim! Sem qualquer restrição! Att

  • Obrigado 7
  • 1 especialista está de acordo
  • 4340
  • 770
  • 6564
Dr. Prof. Ricardo Alexandre Fernandes Ferro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista, Urologista

Brasília

Marcar consulta

Boa tarde. Recomendo atividade física e sexual após 7 a 10 dias de cirurgia. É mais seguro. Grande abraço

  • 156
  • 49
  • 303
Dr. Marco Dionisio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Rio de Janeiro

Olá! Se o exame foi realizado em um laboratório de confiança, então já é o bastante para ter essa liberação, mas não esqueça de dar um Feedback para seu médico!

  • 24
  • 2
  • 9
Dr. Thiago Camelo Mourão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista, Urologista

São Paulo

Ver as 435 perguntas sobre Vasectomia