Especialistas em Artroscopia do ombro

Que é a articulação do ombro?

É o link formado de osso do úmero com a escápula ou no ombro: a cabeça do úmero é grande, em forma de uma esfera articulada com o "Glen" do ombro, uma pequena bolsa e em um osso mais raso. 

Quando há problemas no ombro você precisa aumentar o ajuste entre os dois ossos por um anel de fibrocartilagem que rodeia a borda do aro glenóide (labrum), além da estabilidade que depende de músculos e ligamentos.

Em torno da articulação há um ligamento que forma um túnel ao longo do qual os tendões dos músculos do manguito rotador que formam o manguito rotador. Entre as duas estruturas é o espaço subacromial, ocupado por uma bursa, cuja função é reduzir a fricção.

A parte óssea do túnel é formado pelo acrômio (que por sua vez se articula com a clavícula) e, em menor grau o processo coracóide, juntando-se por uma banda fibrosa que é o ligamento coracoacromial, que completa o túnel.

O que é uma artroscopia?

É uma técnica cirúrgica que permite ver diretamente dentro da articulação do ombro e trabalhar dentro dela, sem abri-la. Apenas pequenas incisões são realizadas ou cortes na pele, cada um com cerca de uma polegada (técnica mini-invasiva).

Como a artroscopia é realizada?

Para ajudar a ver o interior da articulação e prevenir lesões com as nossas manobras dos tecidos, preenchê-lo com a pressão de soro estéril, que produz um efeito semelhante ao inflar um balão, ao mesmo tempo nos permite articular a lavagem contínua, eliminando o desperdício de sangue, pedaços de tecido removido, e assim por diante. É comum para ambos os ombros, como parte do volume da mama aumentam significativamente durante várias horas. Este fenômeno é devido a seus tecidos absorverem parte desse líquido (formando um "edema"), mas é eliminado rapidamente.

  • O paciente é colocado semi-sentado ou deitado de lado.
  • Introdução de um tubo de metal com um sistema óptico que ilumina e amplia o interior da articulação, e ver a imagem em um monitor de televisão.
  • Uma vez dentro, apresentamos, para a incisão, uma série de instrumentos como sondas, pinças, dispositivos de mão e motor de suavização que vai trabalhar na articulação.
  • A anestesia utilizada é geral (paciente inconsciente). No entanto, em alguns casos, pode ser tentada a anestesia loco-regional (bloqueio anestésico).
  • Apesar de ser um procedimento cirúrgico e exige as mesmas condições assépticas (limpo e estéril para prevenir a infecção) do que qualquer outra operação, a internação é geralmente um dia, para obter uma boa recuperação da anestesia, fazer o  controle da dor, e acabar com retenção de fluido locais.
  • A artroscopia também pode ser acessada através do espaço subacromial, mas são estruturas fora do comum.

O que a artroscopia?

  • A aparência do líquido sinovial (líquido viscoso que lubrifica as articulações) pode estar nublado, conter sangue ou corpos livres, geralmente fragmentos de cartilagem. Líquido sinovial pode ser analisado ??para determinar sua composição.
  • Verificar a aparência da sinóvia (revestimento do saco dentro do líquido articular). Em alguns casos, uma amostra (biópsia) para análise microscópica.
  • A cartilagem que reveste a cabeça do úmero ea cavidade glenóide. Palpados com um gancho especial para ver a consistência e a observada para os ferimentos.
  • O anel ou borda ao redor da cavidade glenóide e serve para aumentar o envolvimento com a cabeça do úmero.
  • A origem do tendão do bíceps, que está dentro da articulação.
  • O estado dos ligamentos capsular.
  • Mudando a posição dose instrumentos ópticos e lavagem articular, entramos no espaço subacromial, observando a bursa, o estado do manguito e forma de ossos acrômio e sua articulação com a clavícula.

Quando deve-se fazer a artroscopia do ombro?

Para diagnosticar, como os avanços em ultra-som, scanner artrografia, ressonância magnética e nos dar um diagnóstico cada vez mais frequentemente.

No entanto, em caso de dúvida ou quando ele fornece uma importante intervenção no ombro, a artroscopia pode ser feita antes pois irá confirmar o diagnóstico, excluir outras lesões e decidir o melhor tratamento possível, que às vezes também é artroscópico. Assim, no mesmo procedimento cirúrgico é diagnosticada e tratada.

Outro utilitário de diagnóstico é o de permitir biópsia sinovial em certas doenças.

As indicações de tratamento são:

  • Remoção de corpos estranhos ou soltos de cartilagem derivados de uma condromatose quebrado ou sinovial (formação de múltiplos nódulos de cartilagem na membrana sinovial, sendo capaz de uma gota no espaço comum).
  • Reconstrução das lágrimas do labrum glenoidal, que produzem instabilidade e deslocamento do ombro repetidas vezes. Reparo artroscópico tem menos complicações, embora a taxa é maior do que RELUX cirurgia aberta (traditional).
  • Tendinite calcificante na manga - inserir uma agulha calcificação pode aspirante, observando o processo com a óptica do artroscópio.
  • Libertação do espaço subacromial, fresagem da parte superior do osso acromial e cortar o ligamento que atribui ao coracóide.
  • Sinovectomia, ou seja, raspagem da membrana sinovial, infecções, doenças reumáticas específicas, doenças que causam depósitos na membrana sinovial (sinovite vilonodular pigmentada) ou condromatose sinovial.
  • Ulceração -suavização da cartilagem.
  • Remoção de "osteófitos" ou cumes de osso que crescem na periferia de uma articulação que sofre de osteoartrite, e tendem a bloqueá-lo e mergulhar nos tecidos circundantes.
  • Removendo dobras endurecidas da membrana sinovial, chamado caules, que podem causar dor, ao clicar, e até mesmo blocos.
  • Em casos de ombro com dor aguda, para eliminar resíduos infecciosos e limpar o conjunto. Deve ser feito o mais rapidamente possível de forma mais eficaz para parar a ação destrutiva do germe.
  • A lavagem articular. Basta arrastar os resíduos que podem, em alguns casos comprometer o controle da dor articular. Por exemplo, após um duro golpe na articulação do ombro ter o sangramento (hemartrose), drenagem artroscópica lavagem e pode aliviar os sintomas.

Que cuidados é necessária após a realização de uma artroscopia?

Eles são geralmente muito simples, pois é uma técnica minimamente invasiva.

  • Coloque uma faixa de borracha, que é liberada várias vezes ao dia para a recuperação do exercício (braço oscilante de movimento do cotovelo). Deve ser de dias a semanas.
  • Recomendamos tomar analgésicos, que geralmente é pesado o primeiro dia no caso de moagem do acrômio. No resto da artroscopia costuma perturbar o edema.
  • O frio na área é útil para a dor e para diminuir o edema.
  • Os pontos (um ou dois por incisão) são removidos uma semana normalmente. É normal que as bordas da ferida sejam abertos mais tarde, mas muito superficial e necessitam apenas ser fechado com anti-séptico ou fitas adesivas especiais.
  • Dependendo do diagnóstico e do tratamento realizado, pode-se prescrever uma fisioterapia específica, variando o tempo de recuperação. O tempo em que você pode retornar ao esporte ou trabalho duro é contado em meses.

Que complicações pode causar?

Às vezes o tratamento é iniciado no ombro por via artroscópica, mas as condições exigem que o cirurgião o substitua pela técnica de "aberto".

Mais comumente, dor pós-operatória, mais acentuada após a fresagem do acrômio.

Outras complicações têm sido raramente relatadas (aproximadamente 6% dos pacientes submetidos a cirurgia com esta técnica):

  • Infecção conjunta.
  • Perfuração do pulmão pelo instrumento, causando "pneumotórax" (o espaço pleural é preenchido com ar e coloca pressão sobre o pulmão).
  • Lesões vizinhas nervosas até o ombro, geralmente devido à tração excessiva do membro (lesão do plexo braquial), que geralmente se recuperam bem. A evolução geralmente não é boa se a causa é devido à perfuração acidental do nervo quando introduzimos os instrumentos pela primeira vez, e podem ser afetados, em seguida, os ramos sensitivos do nervo axilar ou do plexo braquial.
  • Pode ser lesado por acidente de punção da veia cefálica e instrumental na artéria axilar.
  • No manguito e labrum- reparação usando a tela metálica que pode ser liberada (choque aleatório, posicionamento inadequado do implante, os tecidos de má qualidade, osteoporose, reumatismo, etc.) E causam a fricção. Em alguns casos é possível a utilização de material "reabsorvíveis" (o corpo é destruído, uma vez que cura).

O que se tem de novo na artroscopia do ombro?

Técnica é considerada muito boa.. Em alguns processos os resultados são melhores do que a cirurgia tradicional e as complicações são sempre menores.

No entanto, algumas operações são esticadas demais por artroscopia, o que indica a necessidade de melhorar as técnicas.

Encontre um especialista em Artroscopia do ombro na sua cidade:

  • Vitor Schneider Chadud

    Vitor Schneider Chadud

    Ortopedista - Traumatologista
    • São Paulo

      rua Maestro Cardim, 1191 cj 121, São Paulo

      Ceot

      Alameda Santos 122, São Paulo

      Ortopedia Durigan

      Rua Maestro Cardim, 407 - 11 andar conj 1102, São Paulo

      Instituto Pecchia & Polydoro

    Pontos positivos Médico, secretária todos muito antenciosos Pontos de melhoria Teve confusão de horário. Marquei p 8:50,me enviaram mudando para 10...
    Disponível em: ter 30 abr
    Marcar uma consulta
  • Alfredo Rowinski

    Alfredo Rowinski

    Ortopedista - Traumatologista
    • Rua Caiowa-,N° 2066, São Paulo

      Suort Sumare Ortopedia E Traumatologia

    Passei em consulta com o Dr Alfredo, por conta de um entorse, pois ele é especilista em pé. Super indico o Dr Alfredo e a clínica Suort, médico muit...
    Disponível em: seg 29 abr
    Marcar uma consulta
  • Abel Ferreira Carneiro

    Abel Ferreira Carneiro

    Ortopedista - Traumatologista
    • AVENIDA DAS AMERICAS 505 LOJA H, Rio de Janeiro

      Clinica Ortopédica Ortho-Spine

    Disponível em: seg 29 abr
    Marcar uma consulta
  • Guilherme Do Val Sella

    Guilherme do Val Sella

    Ortopedista - Traumatologista
    • Avenida Paulista, 352, 8 Andar, Cj. 83 (Metrô Brigadeiro), São Paulo

      Consultório particular

    Pontos positivos A qualidade do atendimento. O Dr Guilherme explica tudo e faz questão que o paciente saia sem dúvidas. Depois de passar por três orto...
    Disponível em: seg 29 abr
    Marcar uma consulta
  • Thomaz Antonio Tonelli

    Thomaz Antonio Tonelli

    Ortopedista - Traumatologista
    • Rua Mato Grosso, 306 - sala 1516, São Paulo

      Consultório particular

    Disponível em: ter 30 abr
    Marcar uma consulta
  • Felipe Machado Do Amaral

    Felipe Machado do Amaral

    Ortopedista - Traumatologista
    • Av Ibirapuera, 2144, cj 82, São Paulo

      Consultório particular (emissão de nota fiscal para solicitar reembolso com o plano de saúde)

      Av Real, 11, 1° andar, Barueri

      Consultório particular (emissão de nota fiscal para solicitar reembolso com o plano de saúde)

    Pontos positivos Dr Felipe realizou um ótimo atendimento, não simplesmente protocolar, mas foi respeitoso a minha dor e humanamente atencioso. Me sent...
    Disponível em: seg 29 abr
    Marcar uma consulta