O que é?

A endarterectomia é um procedimento cirúrgico. Seu objetivo é remover as placas que bloqueiam as artérias impedindo seu funcionamento normal. Trata-se de um procedimento invasivo no qual é inserida uma ponte (bypass) que permite a melhor circulação do sangue. As paredes das artérias são, em sua condição ideal, lisas e elásticas. Abrem-se e fecham-se permitindo a circulação do sangue para todo o corpo. Com o passar dos anos, no entanto, elas vão sendo obstruídas, o que compromete a circulação. A técnica da endarterectomia é mais comum nas artérias carótidas que ficam localizadas no pescoço e são responsáveis por conduzir o sangue até o cérebro. O procedimento consiste em um corte na pele para expor a artéria comprometida. Ela é pinçada interrompendo o fluxo de sangue. Durante esse período, o cirurgião remove a obstrução e também o revestimento interno da parede arterial. Depois, faz um enxerto com material sintético para alargar a artéria. Ao final da cirurgia, o fluxo de sangue é liberado. O paciente fica internado por até dois dias e, se não houver qualquer complicação, pode deixar o hospital. Por ser considerada mais eficaz, durável, segura e barata, a endarterectomia da carótida tem sido utilizada desde os anos 50. Recentemente, todavia, sua utilização tem sido contestada especialmente nos Estados Unidos onde o número de procedimentos desse tipo tem diminuído significativamente.

Qual é a causa?

O envelhecimento é a causa principal do entupimento das artérias. Com o passar dos anos substâncias como e placas de colesterol vão se acumulando em suas paredes e comprometendo seu funcionamento. Há outros fatores de risco: , hábito de fumar, sedentarismo, colesterol elevado e hereditariedade. Quais os sintomas? Em muitos casos não há sintomas até que aconteça um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nesse caso, o paciente tem fraqueza, dormência de um dos lados do corpo, incapacidade de movimentar perna ou braço, perda temporária da visão, perde a capacidade de falar com clareza, não entende o que as outras pessoas falam, tem tonturas e sofre confusão mental. Na maioria das vezes esses sintomas passam depois de algumas horas. Todavia, alguns podem permanecer pelo resto da vida.

Como fazer o diagnóstico?

É possível realizar o diagnóstico antes do acontecimento de um AVC. O pode pedir exames de ultrassom para pacientes com mais de 60 anos para monitorar a formação de placas nas artérias.

Qual o tratamento?

O tratamento varia de acordo com o grau de entupimento das artérias. Se essa obstrução for detectada no início, a mudança do estilo de vida do paciente pode ser suficiente ou mesmo o uso de medicamentos. Quando o entupimento for muito grande, a cirurgia vira a única opção.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá,
É necessário saber se este comprometimento causa algum sintoma, e se é mesmo das artérias vertebrais.
Também é importante consultar pessoalmente opiniões de especialistas que…

Olá internauta.
Depende bastante do tempo decorrido de sua cirurgia. Com o passar do tempo, no local da cirugia ocorre a diminuição do edema, cicatrização de tecidos mais profundos, além…