Especialistas em Cistoscopia

O que é uma cistoscopia?

A cistoscopia é um exame telescópico da bexiga e da uretra (o tubo que transporta a urina para fora) e é realizado por um dispositivo (cistoscópio), que é passado através do interior do canal da uretra, sem necessidade de incisão. É feito para diagnosticar as causas dos sintomas decorrentes do trato urinário inferior ou como parte de tratamento de uma doença em particular, como um tumor ou cálculos (pedras) na bexiga.

Existem dois tipos de cistoscópio:

Cistoscópio rígido

É um tubo reto que incorpora um sistema óptico para receber a imagem (com uma fonte muito intensa luz para iluminar o interior da bexiga) e um caminho de canal ou independente, para permitir a adição de outros instrumentos (pinças de corpo estranho, pinça de biópsia, cateter de introdução, eletrocautério, fibras laser, etc.) com o qual o médico pode manipular distância dentro da bexiga.

Cistoscópio flexível

É usado principalmente para o diagnóstico e monitoramento de tumores de bexiga. É um dispositivo que tem uma ponta que pode dobrar, e é fácil, portanto, passar por todo o comprimento da uretra.

Como é uma cistoscopia?

O cistoscópio rígido é frequentemente utilizado com anestesia local. Com este dispositivo temos uma boa visão e podemos utilizar várias ferramentas com as quais podemos obter amostras para biópsias, remover pedras na bexiga ou até mesmo cauterizar (queimar) tumores pequenos de bexiga ou condilomas uretral. Note que, por razões anatômicas (a uretra feminina é de 4 cm e 20-25 cm do macho, principalmente pela existência do pênis) exames realizados com este dispositivo spelo sexo masculino, são mais desconfortáveis. Por esta razão, em alguns casos, dependendo dos recursos disponíveis e tolerância do paciente, você pode usar a sedação do paciente ou anestesia geral (dormindo toda a pessoa) ou regional (dormir apenas uma parte do corpo trabalhando no médico). Em nosso país, o cistoscópio rígido ainda é o mais usado.

O cistoscópio flexível pode ser passado através da uretra, sem qualquer anestésico, mas geralmente o médico aplica um gel lubrificante à ponta do aparelho e / ou abertura da uretra. Flexão e rotação da ponta do cistoscópio, o médico pode ver todas as áreas da bexiga. Tem a desvantagem de não ter o canal de manipulação à distância e, portanto, não permitir o uso de acessórios discutidos na seção anterior.

Em ambos os casos, você pode anexar uma câmara para visualização de imagens em um monitor.

O que é cistoscopia?

Como a unidade avança, o médico explora a uretra para examinar a possível existência de estreitamento da uretra e sinais de obstrução de origem prostática. Uma vez dentro da bexiga, o revestimento da mesma (a membrana mucosa) é cuidadosamente examinada para verificar se há pólipos, divertículos (hérnias da mucosa da bexiga) e renais (pedras). Revisamos também a aparência da mucosa como um todo. Além disso, foi avaliada a capacidade da bexiga e da presença de deformidades. Também explora as bocas dos ureteres (os tubos que transportam a urina dos rins) e examina cuidadosamente o colo da bexiga (a junção com a uretra). O médico fica devidamente informado dos resultados do teste e, se necessário solicita algum procedimento complementar de diagnóstico para obter mais dados.

Encontre um especialista em Cistoscopia na sua cidade:

  • Amintas Arimatea Rosa Junior

    Amintas Arimatea Rosa Junior

    Urologista
    • Av Goncalo Prado Rolemberg, 211 (Sala 909), Aracaju

      Consultório particular

    O Atendimento foi realizado Dr. amintas muito atencioso quanto ao diagnostico dos exames Super recomendo!
    Disponível em: seg 6 mai
    Marcar uma consulta
  • Marcos Teixeira Cesar

    Marcos Teixeira Cesar

    Urologista
    • Rua Benjamin Constant, 4125, São José do Rio Preto

      Consultório particular

    Disponível amanhã
    Marcar uma consulta
  • Sergio Levy

    Sergio Levy

    Urologista
    • SEPsul 709/909 (Centro Médico Júlio Adnet. Térreo. Sala 02), Brasília

      Urology - Clínica de Cálculos Renais

    O dr. Sérgio foi muito atencioso tanto na primeira consulta na qual relatei interesse em fazer circuncisão no meu filho quando ele nascesse, quanto no...
    Disponível amanhã
    Marcar uma consulta
  • Henrique Da Costa Rodrigues

    Henrique da Costa Rodrigues

    Urologista
    • Visconde de Pirajá, 595/809, Rio de Janeiro

      Consultório particular

    Disponível em: qui 25 abr
    Marcar uma consulta
  • Thiago Lessa

    Thiago Lessa

    Urologista
    • BA-526, 305, Salvador

      Clivale- Salvador Norte Shopping

      Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 A (Pituba), Salvador

      Centro Médico Do Hospital Da Bahia

      Av. Paulo VI, 1633, Salvador

      Multiclin Pituba

    Gostei muito , Dr. Thiago deixa agente avontade , além de fazer pergunta que já iria fazer , facilitando pra gente !
    Disponível em: qui 25 abr
    Marcar uma consulta
  • Frederico Moraes Xavier

    Frederico Moraes Xavier

    Urologista
    • Bueno Medical Center - Rua T-29, Nº 358 , 1 andar, Goiânia

      Consultório particular

    Minha Primeira consulta com ele e me senti muito a vontade explica tudo com clareza não deixando que o paciente fique com nenhuma duvida além de...
    Disponível em: seg 6 mai
    Marcar uma consulta