Especialistas em Colectomia videolaparoscopica

O que é?

A colectomia é uma cirurgia de grande porte que consiste na retirada de parte ou da totalidade do intestino grosso do paciente. Colectomia videolaparoscópica é uma modalidade onde uma câmera é inserida no paciente e suas imagens servem para orientar o médico na realização da operação. A colectomia videolaparoscópica é uma técnica relativamente recente. Foi realizada pela primeira vez no início dos anos 90. Para sua realização são feitos quatro pequenos cortes no paciente. Por um deles passa a câmera. Nos outros três seguem os instrumentos necessários para a cirurgia. Em relação à colectomia aberta, onde há necessidade de corte maior, ela é considerada mais confortável para paciente sendo capaz de acelerar o processo de recuperação. Nem sempre é possível utilizar a técnica videolaparoscópica. Em determinadas situações ela é iniciada, mas fatores como obesidade, aderências de órgãos resultantes de cirurgias anteriores, má visualização dos órgãos, sangramento ou encontro de grandes tumores fazem o médico optar pela cirurgia convencional. Atualmente a colectomia videolaparoscópica já conta com o auxílio da robótica para ajudar na diminuição dos riscos. Essa técnica, no entanto, ainda é bastante restrita.

Qual é a causa?

A colectomia é indicada como a única forma de solucionar algumas doenças. Entre elas: câncer, diverticulite, traumatismo, colite ulcerosa, doença de Crohn e enfarte mesentérico (enfarte do intestino). Se não houver a remoção da parte do intestino afetada por essas doenças, o problema não será resolvido levando o paciente à morte.

Quais os sintomas?

A cirurgia pode apresentar algumas complicações tanto utilizando a técnica laparoscópica quanto a modalidade aberta: - sangramento-infecção-vazamentos-lesão do ureter ou de outros órgãos-embolia Mesmo após a realização da cirurgia alguns sintomas podem aparecer: falta de ar, dor no peito, saída de pus pelo corte, febre persistente, dor abdominal e inchaço no abdome.

Como fazer o diagnóstico?

As doenças do intestino têm uma forte influência genética. Por isso, é essencial que o médico faça uma detalhada entrevista com o paciente. Tal entrevista aliada às dores na região ou outros sintomas podem indicar a necessidade de exames laboratoriais, de imagem ou até mesmo biópsias. Sem esses exames não há como confirmar o diagnóstico.

Qual o tratamento?

Com a confirmação do diagnóstico, a cirurgia é o tratamento mais indicado para as doenças citadas acima.
Encontre um especialista em Colectomia Videolaparoscopica na sua cidade:

  • Sercio Flavny Correia

    Sercio Flavny Correia

    Cirurgião geral
    • R. Antonio Gomes de Freitas, 265 (Unidade II, 5° andar), Recife

      Hospital Esperança - Ilha Do Leite

      Rua Imperial, 77, Vitória de Santo Antão

      Cad -Centro Do Aparelho Digestivo

      Avenida Visconde de Jequitinhonha, 1144, Recife

      Neogastro

    Pontos positivos Dr. Sercio e Dr. Hugo. Agradeço a Deus por ter colocado esses médicos maravilhosos na vida de nossa família, pois são incomparável co...
    Disponível em: ter 22 jan
    Marcar uma consulta
  • Diego De Andrade Costa Mota

    Diego De Andrade Costa Mota

    Cirurgião do aparelho digestivo,Cirurgião geral
    • Rua dos Aimorés 3000, Belo Horizonte

      Hospital Day Vera Cruz

      Rua Paracatu, 872 , Belo Horizonte

      CVE Clínica Cirúrgica Vídeo Endoscópica

    Disponível em: ter 22 jan
    Marcar uma consulta
  • Henrique Neubarth Phillips

    Henrique Neubarth Phillips

    Cirurgião geral
    • Rua Visconde de Pirajá 550 Sala 2202/2203, Rio de Janeiro

      Consultório particular

    Pontos positivos Médico muito atencioso, passa calma desde a cirurgia e o pós-cirurgico. Explica todo o procedimento em detalhes. Muito conhecimento d...
    Disponível em: qua 23 jan
    Marcar uma consulta
  • Fellipe Alexandre Macena Salviano

    Fellipe Alexandre Macena Salviano

    Cirurgião do aparelho digestivo,Cirurgião geral
    • Avenida Campos Sales, 631 / Sala 03, Natal

      UNICAD

    Pontos positivos Foi um dos responsáveis por salvar minha vida! Competente e humano! Faz o melhor pelas pessoas!
    Disponível amanhã
    Marcar uma consulta