Ecg (eletrocardiograma) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é um ECG?

O coração é um músculo pulsante que ritmicamente bombeia o sangue por todo o corpo. No coração há um marca-passo natural (nó sinoatrial), que automaticamente gera uma série de impulsos elétricos. Esses impulsos são transmitidos por uma série de maneiras específicas o resto do coração (o primeiro, em seguida, átrios ventrículos) e através deles o coração contrato de fibras musculares. O ECG (eletrocardiograma) é um teste que nos permite medir a atividade elétrica do coração.

O dispositivo utilizado é o eletrocardiógrafo, que detecta os impulsos elétricos do coração e são registrados em uma fita de papel. Esse registro é conhecido como um eletrocardiograma e nos permite detectar distúrbios do ritmo cardíaco (arritmias) e distúrbios da condução dos impulsos elétricos através do coração (blocos) que pode ser causada por várias doenças.

Por que usar um ECG em repouso?

As informações obtidas a partir de um eletrocardiograma podem ser usadas para identificar diferentes tipos de doenças cardíacas. Também pode ser útil para descobrir como o paciente está respondendo ao tratamento.

  • Pode fazer uma boa digitalização, com sintomas como dispneia (dificuldade em respirar), dor no peito (angina), desmaios, palpitações, ou quando alguém acredita que o seu batimento cardíaco é anormal.
  • Este teste pode detectar sinais de doença arterial coronariana (como no caso de angina de peito ou infarto do miocárdio). Infelizmente, muitas pessoas tem estreitamento significativo das artérias, que dão o fornecimento de sangue ao músculo cardíaco. Portanto, quando você suspeitar que há uma redução significativa no diâmetro arterial, pode ser necessário um ECG enquanto o paciente está fazendo um esforço (teste de esforço ou teste ergométrico), como é mais provável que este teste que demonstra o problema .
  • Um ECG decide se o paciente sofreu uma crise coronariana, ou se houve evidência de crises anteriores.
  • Usando o ECG podem ser analisados ??ao longo do tempo o efeito das drogas usadas para doenças cardíacas.
  • O ECG pode mostrar problemas do ritmo cardíaco (arritmias), como a desaceleração (bradicardia), rápido (taquicardia) e outros distúrbios do ritmo normal.
  • O ECG pode mostrar um músculo do coração ampliado (conhecida como hipertrofia ventricular).
  • Com o ECG pode saber se há uma escassez de certos minerais no sangue, como o potássio.

O traçado de ECG pode ser normal, mesmo na presença de doença cardíaca. Portanto, pode ser indicado  fazer um estudo completo do coração através da prática de outros exames.

Em que condições um ECG é feito?

Depende do que será medido. Em geral, se houve um ECG enquanto o paciente está em repouso, mesmo quando não há a possibilidade de que seus sintomas podem ser devido a doença cardíaca coronariana, o teste pode ser realizado enquanto o paciente faz um esforço em uma bicicleta estacionária ou uma esteira.

Este teste também é utilizado para avaliar o sucesso do tratamento medicamentoso, ou obtido através de técnicas de depuração nos vasos coronários, tais como cirurgia de enxerto (bypass). Às vezes pode ser necessário completar um ECG com testes adicionais, como isótopos de cintilografia de perfusão (imagem do coração, obtido através da emissão de radioatividade de elementos químicos, que são injetadas no sangue do paciente) ou exame angiografia ( das artérias coronárias por raio-X).

Como é que as práticas de gravação de ECG?

Antes do teste, o paciente deve informar ao médico se você está seguindo outros tratamentos, devido à possibilidade de que elas afetam a condução elétrica cardíaca. Às vezes, não coma muita comida dentro de oito horas antes do teste.

Até 12 eletrodos são colocados adesivos em áreas selecionadas da pele de seus pulsos, tornozelos e no peito. Primeiro, limpe a pele. No tórax, onde há cabelos, pode ser necessário raspar a área onde você vai colocar o eletrodo. O teste é totalmente indolor, e uma vez colocados os eletrodos, é concluída em menos de um minuto.

O médico irá verificar o registro em papel do ECG.

ECG é perigoso?

Quando este teste é realizado com o paciente em repouso, é totalmente inofensivo.

Quando praticado enquanto o paciente realiza um exercício, há uma possibilidade de experimentar dor no peito, mas dor vai embora quando você parar o esforço. Este tipo de exame deve ser supervisionado por um médico. O teste de esforço vai parar no momento oportuno, como quando o paciente está sentindo dor torácica importante, quando forem detectadas alterações no ECG, pressão arterial diminui ou aumenta mais que o necessário, ou simplesmente quando o paciente atinge o ritmo cardíaco adequado.

Especialistas em ecg (eletrocardiograma)

Encontre um especialista em ECG (eletrocardiograma) na sua cidade:
Ana Catarina Periotto

Ana Catarina Periotto

Cardiologista

São José dos Campos

Agendar uma visita
Theo Xavier de Almeida e Silva

Theo Xavier de Almeida e Silva

Cardiologista, Médico clínico geral

Tijuca

Agendar uma visita
Marildes Luiza de Castro

Marildes Luiza de Castro

Cardiologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Diego Nascimento Moraes

Diego Nascimento Moraes

Cardiologista, Médico clínico geral

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Perguntas sobre Ecg (eletrocardiograma)

Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Ecg (eletrocardiograma)

Boa tarde. Esta alteração no ECG é inespecífica e, na maioria das vezes, não tem importância. Pode ser causada pela posição incorreta dos eletrodos colados no peito do paciente. Sugiro agendar…
1 respostas

Boa tarde. Esta alteração no ECG é inespecífica e, na maioria das vezes, não tem importância. Pode ser causada pela posição incorreta dos eletrodos colados no peito do paciente. Sugiro agendar…
1 respostas

Dr. Roberto Borges
Dr. Roberto Borges
Cardiologista
Porto Alegre
Olá! esse tipo e grau de disfunção (diastólica) não tem maior repercussão, assim como a mínima insuficiência tricúspide. Aliás, é a presença desse achado que permite calcular a pressão da artéria…
2 respostas

Especialistas falam sobre ECG (eletrocardiograma)

O eletrocardiograma de repouso é um exame simples e indolor, indicado para avaliar o coração. No tórax do paciente deitado, são colocados adesivos e fios para checar como o impulso elétrico se espalha no coração,o ritmo e a frequência cardíaca. É um exame que pode ser feito em qualquer faixa etária, para diagnóstico e acompanhamento de doenças (não só das desordens cardíacas), na avaliação pré- operatória e na avaliação de praticantes de exercícios.

Luciana Souza

Cardiologista, Médico do esporte

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

É o mais simples exame na cardiologia, após o exame físico, com ele podesse identificar no momento de execursão a presença de arritmias, possibilidade de doenças coronarianas, alterações eletroliticas e bloqueios

Eduardo Jose Benicio Gonzalez

Cardiologista

Lauro de Freitas


Com o Eletrocardiograma nos cardiologistas podemos descobrir doenças com Arritmias cardíaca, angina, infarto, etc.

È um registro da atividade elétrica do coração, muito útil na avaliação de arritmias, permite ver alterações causadas por doenças que sobrecarregam o coração como hipertensão arterial, insuficiencia cardíaca, doenças valvulares. Também se altera quando o coração recebe uma quantidade de oxigenio insuficiente (infarto, isquemia). Apesar de ser um exame bastante útil, principalmente quando está alterado, não é tao eficaz quando normal. Infelizmente um ECG normal não é garantia de um coração normal, longe disso; nesses casos são necessários exames mais complexos.

O eletrocardiograma (ECG) é um exame realizado à beira do leito, muitas vezes junto à consulta com o cardiologista. São colocados eletrodos nos braços, pernas e distribuídos no peito do paciente, que são capazes de registrar a atividade elétrica do coração. A análise do traçado do eletrocardiograma permite avaliar a presença de arritmias, de indícios de obstruções das coronárias (artérias que levam sangue ao músculo cardíaco e responsáveis pelo infarto agudo do miocárdio) e alterações da estrutura cardíaca. Ele deve ser sempre usado em avaliações cardíacas, como primeira consulta, acompanhamento, avaliações pré operatórias e muitas outras ocasiões.

Leonardo Fernando Ferrari Nogueira

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

Exame que registra os impulsos elétricos gerados pelo coração captados na pele do paciente. É um exame de fácil obtenção e que nos trás muitas informações úteis.

O eletrocardiograma é uma das ferramentas mais comumente utilizadas para a avaliação da doença cardíaca. É um exame importante para a avaliação do ritmo cardíaco, detecção de isquemia miocárdica, infarto do miocardio e hipertrofia ventricular, bem como outras condições cardíacas.

Shirley Yumi Hayashi

Cardiologista

Curitiba


O eletrocardiograma (ECG) é um dos exames mais simples da cardiologia, que tem como objetivo avaliar a atividade elétrica do coração. Sua realização é rápida, indolor e não invasiva. Células especiais normalmente localizadas na câmara superior direita desencadeia impulsos elétricos, que percorrem o sistema elétrico do coração, gerando o batimento cardíaco. O ECG registra esses sinais elétricos através de eletrodos posicionados no tórax e nos membros do paciente. O cardiologista utiliza o eletrocardiograma para diagnosticar ou descartar doenças cardíacas.

Gracielly Barros

Cardiologista, Médico clínico geral

Vitória


O eletrocardiograma é um exame simples, seguro e que dá muitas informações importantes. Ele mostra o ritmo do coração, podemos ter uma ideia do tamanho e de sobrecarga das câmaras cardíacas. Pode-se ver áreas de infarto prévio, bloqueios elétricos, áreas de sofrimento do músculo (isquemia) e algumas doenças de nascença também. É um exame ótimo para seguimento, pois comparando com eletrocardiogramas anteriores podemos acompanhar muitas doenças cardíacas. Faz parte do exame cardiológico. É seguro, rápido e não invasivo. Por isso não estranhe se o cardiologista repete o eletrocardiograma a cada 3 ou 4 meses, pois para muitas pessoas é essencial este acompanhamento.

Ana Catarina Periotto

Cardiologista

São José dos Campos

Agendar uma visita

Realizar o eletrocardiograma de repouso ajuda a identificar doenças do coração potencialmente graves onde algumas vezes não há sintomas. Serve também para avaliação inicial de aptidão para atividades físicas, de acordo com o histórico médico pessoal de cada pessoa, orientando qual será o limite de atividade física que cada um poderá realizar com segurança. Fazemos o exame em domicílio se houver necessidade.

Roberto Schuray Benjamin Filho

Médico clínico geral

Águas de Lindóia


O ecg analisa o sistema elétrico do coração, é um exame vital para determinar a presença e a gravidade de isquemia miocárdica aguda, localizar os locais de origem e as vias das taquiarritmias, avaliar as opções terapêuticas para pacientes com insuficiência cardíaca e identificar e avaliar pacientes com doenças genéticas propensas a arritmias.

Ana Carolina Lahaud Ramos

Cardiologista, Médico clínico geral

Teresópolis


É o exame básico necessário ao cardiologista para fazer uma avaliação rápida da estrutura muscular e elétrica do coração do paciente. Podemos verificar se toda a rede elétrica cardíaca está funcionando adequadamente, se o músculo cardíaco está sobrecarregado em alguma região anatômica específica. Toda consulta deve ser acompanhada desse exame.

Com mais de CEM anos de existência, o eletrocardiograma (ECG) ainda é exame de fundamental importância para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças cardiológicas, bem como para a prevenção de diversas condições. Rápido, indolor e de fácil realização, o exame pode ser feito no consultório ou até mesmo em casa. Sua correta interpretação requer atenção e experiência, sendo sempre desejável a avaliação de um Cardiologista, Arritmologista ou Cirurgião Cardiovascular.

Luciano Jannuzzi Carneiro

Cardiologista, Cirurgião cardiovascular

Santos


Avaliação eletrocardiográfica é um exame que permite obter importantes dados da atividade cardíaca, sendo um método simples, rápido, seguro e barato, ao alcance de todos, também não exigindo nenhum preparo especial para sua realização.

Paulo César Ferreira Dos Santos

Cardiologista, Médico de família

Pará de Minas


O eletrocardiograma faz o registro da atividade elétrica do coração, sendo um exame não-invasivo, de baixo custo, de grande disponibilidade, rápido e que pode trazer algumas informações: presença de arritmia, sinais de aumento da área cardíaca, alterações que podem significar obstrução de alguma artéria, entre outros.

Renato Barreto

Cardiologista

Fortaleza


Realizo durante a consulta, quando necessário, Eletrocardiograma Digital Computadorizado de última geração, que permite o diagnóstico de diversos distúrbios cardíacos, ainda que sutis, tais como arritmias, cardiomegalia (coração aumentado), distúrbios de condução elétrica, isquemia (deficiência de circulação sanguínea cardíaca) e infartos agudo ou antigo.

Alessandro Eli Schermann Khodari

Cardiologista, Nefrologista

Rio de Janeiro


O ECG é um exame que permite avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto. O resultado é registrado em gráficos que permitem identificar se há arritmias, infarto do miocárdio prévio, distúrbios na condução elétrica do órgão, entre outras alterações.

Diego Garcia

Cardiologista

São Paulo

Agendar uma visita

Durante a consulta médica com o cardiologista, é realizado o Eletrocardiograma (ECG), exame não-invasivo, que registra a atividade elétrica do coração e dá um primeiro parecer ao médico sobre a saúde do seu coração.

Stoessel Figueiredo De Assis

Cardiologista

São Paulo


O coração é formado por músculo cardíaco, responsável por bombear o sangue para o corpo e para os pulmoes, e por um tecido de condução que gera e conduz o estímulo pelo coração, estimulando a contração do músculo. O ECG é um aparelho que através de eletrodos posicionados no corpo do paciente consegue captar esse estímulo elétrico e registra-lo em uma folha de papel milimetrado, permitindo que se analise o mesmo, gerando informações importantes que permitem o diagnóstico de diversas condições, como: - Arritmias cardíacas - Aumento do tamanho ou espessura do coração - Diagnóstico e diferenciação dos diferentes tipos de infarto do miocárdio - Distúrbios de condução e ouras doenças.

O ECG é um exame que registra a atividade elétrica do coração e permite a avaliação do ritmo cardíaco. _a informação registrada no ECG representa os impulsos elétricos do coração; é indolor, sem radiação ou necessidade de preparo pelo paciente; _consiste na colocação de fios/ cabos nos membros e no tórax da criança (através de pregadores de plástico e eletrodos adesivos), para que os impulsos elétricos captados sejam transmitidos ao equipamento e o traçado eletrocardiográfico seja impresso, para, então, ser analisado pelo cardiologista.

Quais profissionais realizam Ecg (eletrocardiograma) ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.