Espirometria - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - espirometria

Aurelio Rochael Almeida

Aurelio Rochael Almeida

Médico do sono, Pneumologista

Campinas

Agendar uma visita
Paulo Feitosa

Paulo Feitosa

Pneumologista

Brasília

Agendar uma visita
Mônica Lapa

Mônica Lapa

Pneumologista

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Luis Renato Alves

Luis Renato Alves

Pneumologista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita

Perguntas sobre Espirometria

Nossos especialistas responderam a 57 perguntas sobre Espirometria

Na espirometria a avaliação da resposta ao broncodilatador é usada na
definição diagnóstica das doenças respiratórias obstrutivas crônicas (DPOC).
Serve para identificar se após…
4 respostas

Prezado(a) paciente,
Sim! Para pacientes adultos, não é o mais comum, embora seja possível. No caso de crianças, o diagnóstico é clínico e não raro temos asmáticos com prova broncodilatadora…
2 respostas

Olá! Todo exame de espirometria deve ser interpretado baseado na sua história clínica, sintomas respiratórios, relato de tabagismo, histórico de infecções pulmonares anteriores e exame de imagem…
1 respostas

Especialistas falam sobre Espirometria

Exame complementar de extrema importância no diagnóstico das doenças pulmonares. Realizado pelo médico pneumologista, através de manobras respiratórias orientadas, obtemos medidas para avaliar a capacidade respiratória do paciente e suas anormalidades. Serve tanto para diagnósticos quanto para acompanhamento de tratamento médico pneumológico.

George Amado

Pneumologista

Aracaju

Agendar uma visita

É o teste de função pulmonar mais comum para avaliar a saúde dos seus pulmões. O teste é simples, rápido e indolor. Os pacientes devem realizar o exame quando sente falta de ar, apresenta tosse crônica, e principalmente, se é fumante ou se já faz tratamento para uma doença respiratória. Procure seu médico e converse sobre este assunto. Vamos cuidar bem dos nossos pulmões.

A espirometria é um exame realizado no próprio consultório do médico pneumologista, em geral de forma rápida, sem provocar dores ou desconfortos, e que pode auxiliar muito no tratamento de muitas doenças. Consiste fundamentalmente de "soprar" algumas vezes no espirômetro. O aparelho irá medir uma série de valores, para determinar sobretudo a quantidade de ar que o paciente pode expelir dos pulmões, e a velocidade com a qual o ar sai dos pulmões. O exame pode ser útil para realizar diagnósticos de doenças e para acompanhar a melhora da função pulmonar em tratamento de doenças como asma, bronquite, enfisema e fibrose pulmonar.

Tiago De Araujo Guerra Grangeia

Pneumologista, Médico clínico geral

Campinas


A espirometria, ou prova de função pulmonar, é um exame simples e extremamente importante para se medir a capacidade pulmonar de uma pessoa. Ele é feito apenas com o sopro da pessoa num aparelho todo calibrado para medir a quantidade de ar nesse sopro. A função pulmonar varia de acordo com a idade, o sexo, a altura e o antecedente de tabagismo do paciente. É um exame fundamental para o diagnóstico de Asma, DPOC e outras doenças pulmonares. É também um exame rápido de ser feito, e o resultado é imediato, mas deve ser realizado por um profissional qualificado e sua interpretação (laudo) deve ser feito por um especialista nesse exame.

Luiz Antonio Bragagnolo Junior

Pneumologista

Campinas


Exame que serve para avaliar o funcionamento dos pulmões. Realizado no consultório para diagnóstico de doenças pulmonares, acompanhamento do tratamento das pneumopatias, e como teste de saúde ocupacional.

Leonardo Gilberto Haas Signori

Pneumologista, Médico clínico geral

Sapiranga


o exames que mede a funçao pulmonar, tambem chamado de prova de funçao pulmonar. muito usado para exames admissionais, e para controle da asma ( bronquites alergica) e do DPOC ( bronquite do cigarro).

William De Mattos Santussi

Pediatra, Pneumologista pediátrico

Naviraí


A prova de função respiratória ou espirometria é um exame que tem como objetivo medir a quantidade e a velocidade com que o ar entra e sai de seus pulmões. Esses dados possibilitam a identificação de obstrução à passagem do ar ou de alguma doença restringindo os seus pulmões. Dessa forma, pode ser utilizado para o diagnóstico de doenças pulmonares, para avaliação de resposta ao tratamento instituído pelo seu médico e também para acompanhar a evolução de sua doença pulmonar ao longo do tempo.

Flavia Matos Salame

Pneumologista

Manaus


Espirometria é um exame realizado para medir o volume e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões. Também recebe o nome de Prova Ventilatória completa ou de prova de função pulmonar. É um exame que exige a participação do paciente. Com o exame é possível o diagnóstico de diversas complicações médicas tanto ligadas ao sistema respiratório como as ligadas a outras partes do corpo humano e que também infuenciam na boa respiração.

Ana Carla Campelo Duarte

Médico do sono, Pneumologista

Manaus


Exame também conhecido com prova de função pulmonar, auxiliando no diagnóstico de doenças pulmonares, em destaque a asma e o enfisema pulmonar, atualmente também conhecido como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

Carlos Nogueira

Médico clínico geral, Pneumologista

Joinville


Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. Pacientes com asma, DPOC, bronquite, bronquiectasia, enfisema, fibrose cística, sarcoidose ou fibrose pulmonar devem fazer espirometria periodicamente. O seu exame de espirometria serve para avaliar o efeito do tratamento médico em sua doença.

José Roberto Megda Filho

Médico do sono, Pneumologista

Taubaté


Espirometria é um exame do pulmão que mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões.O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro, que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.

Rodrigo De Castro Sousa

Médico clínico geral, Pneumologista

Brasília

Agendar uma visita

Éum exame simples, rápido e indolor que serve para medir a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar e expirar e a velocidade com que isso acontece. Importante para diagnosticar se o paciente apresenta uma doença obstrutiva (DPOC, ASMA) ou uma doença restritiva e o grau em que a doença se encontra (leve, moderada, grave ou muito grave), contribuindo assim para a escolha do tratamento.

Vangie Dias

Médico clínico geral, Pneumologista

Rio de Janeiro


Espirometria é um exame que avalia a função pulmonar, e muitas vezes permite esclarecer a causa de sintomas como falta de ar e tosse, além de indicar a gravidade do problema. É feito por pneumologistas, geralmente durante a própria consulta. Trata-se de um exame simples, rápido, indolor, que consiste basicamente em soprar com bastante força em um aparelho específico. Os resultados são transmitidos a um computador, e o médico interpreta na hora.

Espirometria que faz parte da Prova de Função Ventilatória ou Prova de Função Pulmonar é um exame muito útil para investigar vários problemas como tosse crônica e falta de ar e acompanhar como está a Capacidade pulmonar, o fôlego em várias doenças respiratórias ou consequências de doenças pulmonares anteriores. Pode ser feita em crianças a partir dos 6 anos de idade. Também é usada para fins trabalhistas em exames admissionais e demissionais quando há risco dos funcionários desenvolverem doenças por exposição ambiental no trabalho. Até avaliar se tem e qual o grau de lesão causado pelo cigarro nos pulmões.

Gisele César De Rossi Agostinho

Pneumologista

Marília

Quais profissionais realizam Espirometria?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.