Mapa (monitorização ambulatorial da pressão arterial) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - mapa (monitorização ambulatorial da pressão arterial)

Saulo Vianna Amador dos Santos

Saulo Vianna Amador dos Santos

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Daniela Fontes Araujo

Daniela Fontes Araujo

Cardiologista

São José do Rio Preto

Agendar uma visita
Eduardo Ferber

Eduardo Ferber

Cardiologista

Goiânia

Agendar uma visita
Roger Lima Vieira

Roger Lima Vieira

Cardiologista, Intensivista, Médico clínico geral

Campinas

Agendar uma visita

Perguntas sobre Mapa (monitorização ambulatorial da pressão arterial)

Nossos especialistas responderam a 160 perguntas sobre Mapa (monitorização ambulatorial da pressão arterial)

SIM! O mapa não sofre interferência de objetos eletrônicos.
O ideal é que vc faça as mesmas atividades do seu dia normal, como se não utilizasse o aparelho.
1 respostas


Entre em contato com a clínica em que colocou o aparelho de MAPA.A bateria está fraca, não vai conseguir registrar a pressão.
1 respostas


Olá,

Se não atrapalhar o dentista a fazer o procedimento, não existe uma contraindicação absoluta a fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Porém, é provável que sua…
1 respostas

Especialistas falam sobre MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)

A Monitorização Ambulatória de Pressão Arterial (MAPA) é um exame complementar que tem o objetivo de avaliar por 24 horas o comportamento dos níveis de pressão arterial fora do ambiente médico, durante as atividades habituais do paciente. Para realizar essa medição, é instalado um aparelho automático que verifica a pressão arterial através de um manguito adaptado ao braço do paciente. A instalação é fácil e leva menos de cinco minutos. O paciente deixa então o consultório e vai para suas atividades rotineiras, retornando no dia seguinte para a retirada do aparelho e leitura do exame. A vantagem da realização pelo próprio médico é a leitura imediata e a tomada rápida de decisões.

Enio Panetti Usiglio

Cardiologista

Rio de Janeiro


Exame rotineiro na cardiologia com finalidade de acompanhamento de controle pressórico, e em algumas vezes diagnostico de hipertensão, feito utilizando protocolos onde se registra varias medidas na vigília e no sono dos níveis pressóricos para se conseguir uma média durante as 24 horas

Eduardo Jose Benicio Gonzalez

Cardiologista

Lauro de Freitas


O MAPA é um procedimento muito útil no diagnóstico de Hipertensão Arterial emascarada ou Hipertensão do avental branco, para definir o início, manutenção ou o final do tratamento medicamentoso.

Giovanny Justiniano Salazar

Cardiologista

Formiga


É um exame simples, não invasivo em que a pessoa coloca um monitor de pressão e fica com ele 24h medindo e gravando a pressão arterial o dia todo, inclusive durante o sono. Ele é especialmente útil para diagnosticar "hipertensão do jaleco branco", uma situação em que a pressão arterial está sempre elevada no consultório, mas em casa a pressão normaliza. E também o contrário pode ocorrer; chamada de "hipertensão oculta" em que a pressão é normal no consultório, mas a pessoa tem picos de pressão durante o dia ou até mesmo dormindo. Também é interessante para mostrar se o controle da pressão está sendo eficaz com a medicação.

Ana Catarina Periotto

Cardiologista

São José dos Campos

Agendar uma visita

A pressão arterial (PA) varia bastante ao longo de 24 hrs, portanto, é impossível caracterizá-la precisamente em apenas uma consulta. Com o MAPA em 24hrs, fornece medidas automatizadas da PA enquanto os pacientes exercem suas atividades habituais, incluindo o sono. Sendo assim, eu consigo diferenciar aquele paciente que ficou muito ansioso/nervoso na consulta ( síndrome do jaleco branco ) e a pressão estava elevada; ou ao contrário, a hipertensão mascarada, no consultório a PA esta normal, porém no seu dia a dia se encontra mais elevada. Além da caracterização da pressão arterial, eu consigo avaliar o sucesso terapêutico, sabendo que os medicamentos anti-hipertensivos estão fazendo efeito.

Ana Carolina Lahaud Ramos

Cardiologista, Médico clínico geral

Teresópolis


MAPA é a sigla para o exame definido por "Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial" e consiste na instalação de uma braçadeira ligada à um equipamento do tamanho de um celular médio, que durante 24 horas vai aferir a pressão arterial automaticamente de 30 em 30 minutos ou de uma em uma hora, a depender da rotina da clínica na qual o atendimento esteja sendo realizado. É muito importante para o diagnóstico correto de Hipertensão Arterial, visto que esta pode se alterar por diversos motivos, mesmo em segundos, com isso, o MAPA deixa o diagnóstico muito mais preciso e confiável, já que afere a pressão por até 48 vezes e inclusive durante o sono.

A MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é um exame que nos ajuda no diagnóstico de Hipertensão Arterial. O paciente fica com um aparelho por 24 horas que mede a pressão a cade 15 minutos em média. A partir de várias medidas podemos ter um panorama melhor do quadro e assim tomarmos a melhor decisão.

Leonardo Freitas Lopes

Cardiologista

Feira de Santana


O MAPA permite a avaliação seriada da pressão arterial no período de 24 horas de realização do exame, tendo, com isso, a obtenção de dados pressóricos sobre determinadas condições, seja período do dia, esforço físico, atividades de estresse e sono. É indicado banho antes do exame e uso de roupas largas no tórax.

Paulo César Ferreira Dos Santos

Cardiologista, Médico de família

Pará de Minas


O MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é um exame que afere a pressão arterial várias vezes ao dia, durante 24 horas. Ele auxilia no diagnostico da hipertensão arterial e na avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Diego Garcia

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

MAPA é a sigla para o exame chamado de “Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial”. É um exame que pode ser utilizado tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento da hipertensão arterial. O exame consiste em um aparelho que contém uma braçadeira que é colocada no braço não dominante e ligada à um compressor que fica preso na cintura, permitindo a realização de diversas medidas da pressão arterial durante o período de 24h. Permite uma avaliação mais precisa da pressão arterial enquanto o paciente realiza suas atividades rotineiras de vida, assim como possibilita avaliar o comportamento da pressão arterial durante o sono.

Quais profissionais realizam Mapa (monitorização ambulatorial da pressão arterial)?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.