Polissonografia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A polissonografia é um exame que nos permite avaliar a existência da apnéia obstrutiva do sono. Ele consiste em se dormir uma noite em uma clínica ou hospital, com monitoramento através de eletrocardiograma, eletroencefalograma, saturação de oxigênio, sensor de respiração entre outros. Dura aproximadamente 12 horas e é um exame de grande valor para a pneumologia.

Especialistas em polissonografia

Encontre um especialista em Polissonografia na sua cidade:
Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Médico clínico geral

Rio Branco

William Jofre Almeida de Barros

William Jofre Almeida de Barros

Médico clínico geral, Médico do trabalho

Blumenau

Thiago Cesar Rocha Azevedo

Thiago Cesar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Karina W Borloth Lurio

Karina W Borloth Lurio

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas sobre Polissonografia

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Polissonografia

Olá, a principio sim. Atualmente realizamos a polissonografia domiciliar (tipo II), isto é, nosso técnico vai até a sua casa na noite agendada e monta toda a aparelhagem. Na manhã seguinte, retornamos…
2 respostas

O exame particular tem valor aproximado de 700 reais.
2 respostas

Qualquer médico deve estar ciente de fazer um pedido de polissonografia, de acordo com os sinais e sintomas apresentados pelo paciente.
Não dormir adequadamente é um dos maiores indicativos…
2 respostas

Especialistas falam sobre Polissonografia

O exame de polissonografia serve para avaliação de distúrbios do sono, como roncos e apnéia, entre outros. Pode ser realizado dentro de um laboratório de sono (polissonografia tipo 1) ou em domicílio com aparelho de monitorização portátil. Na monitorização domiciliar do sono, são avaliados pulso, oximetria, esforço respiratório, posicionamento do corpo, fluxo respiratório, sono/vigília e presença de roncos e sua intensidade. Nas duas modalidades, pode-se realizar a polissonografia de noite inteira (diagnóstica) e a polissonografia com uso de CPAP.

a Polissonografia é o exames do sono, serve para ver a paradas de respiração durante o sono, a qualidade do sono, queda de oxigenação, sono que não descansa, síndrome das pernas inquietas; esse exames avalia o sono como um todo, permitindo ao medico tratar especificamente cada problema.

William De Mattos Santussi

Pediatra, Pneumologista

Naviraí

Agendar uma visita

A Polissonografia é o melhor exame para diagnóstico de distúrbios do sono em adultos, adolescentes e crianças. Pode ser realizada em ambiente laboratorial, mas também pode ser feito em casa, através de aparelhos próprios para essa finalidade, com a comodidade e conforto que só sua casa oferece.

A polissonografia é um exame que registra vários parâmetros durante a noite de sono do paciente. Pode ser feita em um laboratório de sono (clínica) ou em domicílio. O médico assistente indicará a melhor opção.

A polissonografia é um exame usado para investigar vários disturbios do sono. O paciente deve dormir com sensores fixados no corpo que permitam o registro das fases do sono, profundidade do sono, da quantidade de sono , passagem de ar pelo nariz/boca, oxigenação sangüínea, freqüência cardíaca, movimento do tórax e posição corporal na cama .O exame é indolor sendo que todos os sensores são fixados na superfície corporal, não é invasivo e não envolve qualquer risco. O exame é tradicionalmente realizado em uma clinica ou laboratório do sono, sob a supervisão de um técnico. Mas existem atualmente uma nova tecnologia testada e aprovada em diversos estudos - a polissonografia domiciliar.

Ana Carla Campelo Duarte

Medico do sono, Pneumologista

Manaus


Trata-se do raio x do sono. Um exame que avalia o sono de forma completa: atividade cerebral, respiração, batimentos cardíaco, oxigenação, movimentos do corpo, fases do sono. Todos conhecem a polissonografia realizada dentro do hospital, porém recentemente, com o avanço da tecnologia, ela pode ser realizada no conforto da Casa do paciente, facilitando o sono normal. Porém o quesito principal desse exame está na interpretação pelo médico do sono, que observa o resultado com olhos de especialista e indica o tratamento adequadamente. Eu sou grande defensor da polissonografia domiciliar e realizo diariamente esse exame em minha clínica.

Franco Chies Martins

Medico do sono, Pneumologista

São Bernardo do Campo


A Polissonografia é o exame realizado durante o sono do paciente, para diagnóstico dos distúrbios do sono. O médico pode interpretar, através de sensores posicionados no corpo do paciente, a presença de alguns distúrbios do sono, tais como: roncos, pausas respiratórias, apneia, queda de oxigênio no sangue, despertares noturnos, insônia, sono agitado, dentre outras.

Lucia Joffily

Medico do sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A polissonografia registra as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, freqüência cardíaca e respiratória, assim como os movimentos dos olhos e nas pernas durante o estudo. Ajuda a diagnosticar distúrbios do sono e é usada para ajustar o seu plano de tratamento, se você já tiver sido diagnosticado com um distúrbio do sono. Este exame é o principal exame para diagnosticar distúrbios do sono, entre eles, a Apneia do Sono.

José Roberto Megda Filho

Medico do sono, Pneumologista

Taubaté


A polissonografia registra diversos parâmetros fisiológicos do paciente durante o sono, tais como a atividade elétrica cerebral, movimentação ocular, tônus muscular, fluxo aéreo, roncos, esforço respiratório, atividade cardíaca e movimentação dos membros inferiores. A análise do conjunto de dados obtidos permite ao médico identificar os diversos estágios do sono ao longo da noite, e os vários canais de registro possibilitam o diagnóstico de vários transtornos, tais como a apneia obstrutiva do sono, apneias centrais, narcolepsia, parassonias, crises noturnas, distúrbios de movimento relacionados ao sono, dentre outros.

Quais profissionais realizam Polissonografia ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.