Psicoterapia adulto - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em psicoterapia adulto

Encontre um especialista em Psicoterapia Adulto na sua cidade:
Tamima Saade Valente

Tamima Saade Valente

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Ilma Sales

Ilma Sales

Psicólogo

Barueri

Agendar uma visita
Marcela Ondei

Marcela Ondei

Psicólogo

São José dos Campos

Agendar uma visita
Anna Silva

Anna Silva

Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Lia Serra

Lia Serra

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Psicoterapia adulto

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Psicoterapia adulto

 Silvana Resaffi
Silvana Resaffi
Psicólogo
Niterói
O ideal é iniciar um tratamento psicológico. Att
Estou à disposição para agendamento de consulta segue meu email:
Meu contato Silvana.resaffi@uol.com
13 respostas

Dra. Bruna Assis
Dra. Bruna Assis
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa tarde.
Em primeiro lugar, não diminua os sentimentos que você sente. Se você os sente é por algum motivo que deve ser avaliado.
Para te ajudar, indico que você procure um psicólogo…
8 respostas

Olá. Existe sim a possibilidade de ocorrer uma paixão que é o afeto direcionado à alguém que está nos acolhendo. A isso chamamos de transferência entre o paciente e o terapeuta. Quando o desejo…
12 respostas

Especialistas falam sobre Psicoterapia Adulto

A vida adulta é atravessada por questões pessoais, profissionais, sociais, econômicas e, ao mesmo tempo, a cultura exige que se dê conta de lidar com toda essa carga infindável de responsabilidades, sempre performando de forma excelente. Muitas vezes, a pessoa sente que a única possibilidade é enfrentar todos seus problemas sozinha. Busco ser um suporte profissional, ajudando pessoas a alcançarem o melhor potencial de seu desenvolvimento emocional em um processo sério, assertivo, cuidadoso e não invasivo. Contribuo com a criação de condições de enfrentamento das suas responsabilidades, de maneira que possam se sentir mais seguras, íntegras e congruentes no momento de suas escolhas.

A psicoterapia trata as doenças e os problemas psíquicos. Através da abordagem psicanalista, ofereço aos meus pacientes um olhar mais aprofundado de si, dando um significado para aquilo que estava oculto, reestruturando o seu funcionamento psíquico, buscando conhecimento dos sintomas sentidos. Assim, podemos elaborar aquilo que estava manifesto e latente. Devemos cuidar da saúde mental, assim como cuidamos da nossa saúde física.

Lilian Ceolin

Psicanalista, Psicólogo

Americana

Agendar uma visita

Estresse, depressão, ansiedade, comportamentos disfuncionais e compulsivos... Diversos são os sintomas que têm acometido o ser humano, frutos do desconhecimento e distanciamento de seu próprio caminho. Na contramão, a proposta da análise é fomentar a fala e a elaboração das questões, proporcionando compreensão de si e reorientação de escolhas e trajetórias. Ter um tempo para descobrir-se, na vida acelerada e cheia de exigências que vivemos hoje, é um desafio que deve ser enfrentado. Investir no trabalho analítico é ganhar espaço e reverberação interna para a execução da tarefa de reflexão e transformação.

Fernanda Soares Gonçalves

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Como psicóloga, entendo que iniciar um processo terapêutico pode gerar inseguranças, pois não é fácil percorrer uma viagem importante e intima na cia de um desconhecido. Sem julgar, busco c/calma e empatia compreender sua busca de saúde e bem-estar. Estar em terapia é ampliar nossa consciência e através de reflexão buscar recursos eficientes p/nossos enfrentamentos.

Angela Morcelli

Psicólogo

Dois Irmãos das Missões


A terapia, a auto análise pessoal é um convite ao auto conhecimento. É Deixar que o analista te conheça, para que você possa se conhecer. É um investimento em si mesmo. É um encontro semanal com dia e hora marcada com você mesma, a figura mais importante da sua história. Cada um tem o seu tempo de análise e pode acreditar, há evolução e crescimento quando se está em um processo. Um processo de encontro com o analista e o analisando, entendendo entrelinhas, promovendo a cada etapa uma melhora da saúde mental ou crescimento profissional e pessoal. Vamos lá neste processo.

Alguns motivos pelos quais pessoas buscam Psicoterapia: - Ansiedade - Estresse - Dificuldades relacionais no trabalho - Baixa auto-estima - Depressão - Busca de auto-conhecimento - Luto - Doenças orgânicas - Tristezas / sofrimento emocional - Dificuldades conjugais ou familiares - Disfunções sexuais - Entre outros.

Enfrentar conflitos profissionais, iniciar e manter relacionamentos amorosos, educar os filhos, deparar-se com a aposentadoria, são apenas alguns exemplos das situações que as pessoas trazem para o consultório, e que muitas vezes são acompanhadas por sentimentos de insegurança e aflição. O foco da terapia será o processo de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. O que isso significa? Significa que, além da pessoa identificar suas potencialidades e dificuldades, irá compreender as razões pelos quais determinados comportamentos ocorrem, aprenderá também a desenvolver habilidades importantes para lidar com condições que lhes estejam produzindo insatisfação com a vida.

Cynthia Carvalho Jorge

Psicólogo

Cascavel


A psicoterapia é um recurso para ajudá-lo a entender melhor a si mesmo, às pessoas ao seu redor e aos seus problemas e pode auxiliá-lo a encontrar maneiras de enfrentar as dificuldades e melhorar sua situação. Nesse processo, o cliente e a psicóloga examinam áreas emocionais e sociais que o estão afetando no dia-a-dia ou em situações específicas. Muitas pessoas procuram a psicoterapia porque estão preocupadas com seus relacionamentos - com a família, com amigos, com esposos, com namorados, com parentes, com vizinhos, com filhos, com irmãos, com colegas de trabalho, com companheiros de república. Isso acontece porque os relacionamentos são uma parte muito importante de nossas vidas.

Fredson Almeida

Psicólogo

Ribeirão Preto


É o atendimento realizado por mim, que sou psicóloga, com a finalidade de tratar questões pessoais tais como dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas, etc. Exemplos de dificuldades emocionais: Crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades ao se relacionar, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, etc. Exemplos de dificuldades comportamentais: Medo de falar em publico, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc. Exemplos de dificuldades cognitivas: Pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido.

Patricia Marinho

Psicólogo

Fortaleza


CAPÍTULO I- DOS SERVIÇOS PSICOLÓGICOS REALIZADOS POR MEIOS TECNOLÓGICOS DE COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA Art. 1o . São reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o) e esta Resolução: I. As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;

Renata S Hagge

Psicólogo

Itaboraí


A psicoterapia Breve Psicanalítica é uma alternativa de trabalho terapêutico para atender a crescente e singular procura de atendimento psicológico na atualidade. Ela pode ser de curta duração e profunda, ser breve no tempo e duradoura em seus efeitos, podendo atender a demanda dos nossos dias, onde as coisas são rápidas, onde tudo acaba mais rápido. Como por exemplo aquele “bom emprego”, casamentos e/ou relacionamentos.

Elizabeth Carmo

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


Todos nós lidamos com várias questões acerca de nosso universo particular e a terapia focada no processo atual contribui para o emponderamento, com o trabalho de escuta técnica, exercícios e a comunicação entre o profissional e paciente torna-se primordial na busca da evolução do processo de seu desenvolvimento pessoal. A psicoterapia não está ligada somente à distúrbios, muitos associam com a loucura, longe de ser somente pra esses casos, todos deveriam se permitir passar pelo processo psicoterápico a fim de se conhecer melhor, saber seus limites, lidar com emoções entre outros.

Aline Oliveira

Psicólogo

Guarulhos


A psicanálise é um processo de análise profunda que objetiva encontrar as causas do sofrimento, angústia, comportamentos indesejáveis, pensamentos destrutivos, medos inexplicáveis, problemas de adaptação e de relacionamento. Ela basicamente trata dos conflitos comuns das pessoas, ansiedade, angústia, depressão, controle emocional, baixa assertividade, baixa autoestima, esgotamento mental, estresse, insegurança, irritabilidade, entre outras coisas. Atende tanto aqueles que buscam o autoconhecimento quanto pessoas com propósitos específicos, como emagrecimento, mudança de comportamento, tomada de decisão, obter uma promoção, mudar de carreira, vencer a timidez, passar por algum desafio.

Andrea Vaz

Psicanalista, Psicólogo

Santos


As pessoas buscam ajuda por sentirem ansiedade, depressão, relações interpessoais insatisfatórios; hábitos problemáticos; autocontrole ruim; baixa auto-estima; conflitos conjugais; dúvidas existenciais; sensação de vazio e sentimentos de estagnação pessoal. A terapia é procurada por aqueles que se sentem perturbados, mas a natureza e a gravidade desse problema variam de um para o outro. Um cliente em tratamento Não tem necessariamente um transtorno psicológico Identificável.

Lianne Silva Santos

Psicanalista, Psicólogo

Itabuna


A psicoterapia propicia momentos para aprofundar o pensamento, de maneira inteiramente pessoal, um espaço onde é possível realizar diferentes tipos de indagações. ​Trata-se de um espaço em que é possível compartilhar e refletir junto com o psicólogo, dúvidas e dificuldades, favorecendo ao indivíduo enxergar seus problemas sob uma nova perspectiva, ajudando a lidar melhor com emoções, sentimentos, crises existenciais e dúvidas que acompanham as fases da vida. É a ocasião de ver a vida que se realizou, o caminho percorrido e perceber que se pode ir em novas e diferentes direções.

A psicoterapia pra adulto é indicada por vários motivos e não somente quando há algum trastorno mais sério, isso porque a psicoterapia também tem o objetivo de prevenção de transtornos. Se você sente dificuldade de tomar alguma decisão séria, se sente dificuldade de relacionamento, se sente-se insatisfeito entre outros.Para saber mais segue o meu blog.

Marcela Duarte Bottas

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


São atendimentos individuais com duração de 45 a 50 minutos e a frequência pode ser semanal, quinzenal ou mensal dependendo da demanda existente. Sob a orientação da abordagem Psicanalítica as sessões são embasadas na fala e escuta psicológica através do método desenvolvido por Sigmund Freud denominado "Associação Livre".

Ana Pereira Belisário

Psicólogo

Sumaré


A psicoterapia promove autoconhecimento, resolução de problemas, tratamento de transtornos psicológicos, mudança de comportamentos que trazem algum tipo de sofrimento, bem-estar e melhora na qualidade de vida. A psicoterapia do adulto é baseada na fala, é a cura pela fala. Na sessão o paciente tem um espaço dele para se expressar, chorar, falar sobre o que quiser e também ficar em silêncio, caso o queira. O psicólogo é um profissional treinado que possui técnicas específicas para ouvir, acolher, ser empático, não julgar e não inferir nenhum conteúdo dele.

O tratamento pode auxiliar o paciente a identificar conflitos interiores, questões não compreendidas, ou mal resolvidas dentro de si mesmo. Para que fatores como estes não se tornem patológicos, o psicólogo pode, portanto, contribuir para que o mesmo encontre meios para conduzir os impasses que ocorrem no dia a dia, favorecendo uma melhor vivência nas áreas profissionais, pessoais e familiares. Atuando deste modo, o paciente perceberá com mais consciência as questões que o impedem de agir em tais mudanças e escolhas mais satisfatórias no desvelamento de novas possibilidades de realização de seu viver e construção.

Danielle Santos

Psicólogo

São José dos Campos

Agendar uma visita

A psicoterapia individual tem como objetivo principal a promoção de autoconhecimento. Ou seja, a partir dos questionamentos e pontuações feitos pelo psicólogo, o paciente passa a identificar com mais clareza seus sentimentos, pensamentos e motivações, e assim entende como e por que se comporta de certa maneira. Ao se conhecer melhor, o paciente pode fazer escolhas mais conscientes, que promovam seu bem-estar e saúde.Quem procura: pessoas em busca de autoconhecimento, quem esteja vivenciando situações conflituosas e difíceis, pessoas vivenciando sofrimento intenso, pessoas diagnosticadas com alguma psicopatologia (depressão, TOC, ansiedade generalizada, síndrome do pânico, transtorno bipolar).

Gabriela Sales Barreira

Psicólogo

Rio de Janeiro


​A psicoterapia é um processo que nos propicia autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Assim como em uma dor de dente, quanto mais esperamos para procurar ajuda mais nosso sofrimento se agrava e mais delicada pode ser a intervenção. Então não relute em fazer psicoterapia pois, acredite, o ambiente acolhedor e sem julgamentos do consultório pode possibilitar a você um autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e tranquilidade que talvez não experimentaria em outro contexto.

Joelson Da Silva Fernandes

Psicólogo

Atendimento Online - Todos Os Estados Brasileiros E Para Brasileiros(As) Que Estão No Exterior.

Agendar uma visita

É comum, muitos casais tanto casados quanto namorando, sofrerem por crises na relação, muitas vezes não por falta de sentimento, mas sim por não conseguirem harmonia e equilíbrio nas idéias, sonhos, desejos, entre tantos outros fatores que norteiam a relação entre duas pessoas, isso independente de ser relação entre heterossexuais ou homossexuais. A terapia de casal é uma ótima aliada para que ambos busquem recursos para lidar como seu relacionamento da maneira mais saudável e satisfatória possível.

Claudenise Oliveira

Psicólogo

Londrina


De vez em quando é preciso fazer uma pausa e olhar para dentro de si mesmo. De vez em quando é preciso observar o que você deixou de ser, para satisfazer o que o outro queria que você fosse. De vez em quando, (e talvez seja o mais difícil), é preciso mergulhar nos "escombros" da sua própria existência e ter forçar para recomeçar com mais autenticidade. Há possibilidades a serem analisadas e caminhos possíveis de serem trilhados, que se não olhados por dentro, continuaram impossibilitados.

Francielly Fideles

Psicólogo

Goiânia


A psicoterapia pode ser realizada de duas maneiras: presencial no consultório físico e online através de plataforma adequada com equipamentos e sigilo apropriados por meio de celular ou tablet. A psicoterapia física ainda é a primeira opção, o contato humano é maravilhoso, mas a terapia online é a melhor opção quando impedidos de comparecer, residentes no exterior e outro estado ou acamados! Além de você poder continuar com seu terapeuta quando viaja. Pós parto também se beneficia muito. A psicoterapia online chega a lugares onde muitas vezes não há psicólogo aproximando assim mentes. Mentes sem fronteiras.

São muitos os desafios que a vida adulta nos impõe, sejam eles na vida afetiva, na vida familiar ou na busca de realização profissional. A psicoterapia pode ajudar o indivíduo em suas questões, propondo uma construção reflexiva, afim de elaborar os seus conflitos mais íntimos e que assim encontre caminhos mais saudáveis melhorando sua qualidade de vida. As sessões são individuais, com tempo de 50 minutos e o paciente é convidado a falar livremente sobre o que desejar.

Neiva Andrade

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

Foco no problema trazido pelo próprio paciente, o intuito é fazer com que o paciente consiga lidar e resolver as questões que estão gerando angustia e sofrimento. Ao final o paciente poderá ressignificar e caminhar de forma mais leve pela vida, conseguindo superar os obstáculos que até então o(a) impedia de avançar.

A terapia tanto de adulto como de adolescente ocorre no consultório, com duração de 50 minutos, normalmente uma vez na semana. O atendimento é baseado na Terapia Cognitivo Comportamental.

Luciana Aparecida Pereira

Psicólogo

Barueri


O foco do processo da psicoterapia adulto, está na relação terapêutica, onde o terapeuta caminha junto com o cliente, a fim de que ele perceba suas necessidades genuínas, baseadas no sentir, pensar e agir congruentes, e ampliando seus recursos e seu auto-suporte, tornando-o capaz de fazer suas melhores escolhas, assumindo responsabilidade sobre as mesmas. Isso resulta em uma atitude mais autônoma e integrada no mundo, dentro de suas possibilidades naquele momento.

Michele Alves Silva Sacardo

Psicólogo

Gurupi

Quais profissionais realizam Psicoterapia adulto?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.