Raio x - Informações, especialistas e perguntas frequentes

História

A descoberta dos raios X foi conduzida por Wilhelm Conrad Röntgen, em 1895, observando quando passou uma corrente elétrica através de um tubo de vácuo induzido o brilho de uma tela fluorescente. O brilho da tela desaparece se a corrente for interrompida. Ele atribuiu esse efeito a um tipo de radiação que, sendo até então desconhecido, chamado RaioX. Agora sabemos que esta é uma forma de radiação eletromagnética, de natureza semelhante à da luz visível ou as ondas de rádio.

Raios-X de alta energia e pequeno comprimento de onda o que os torna capazes de passar através dos tecidos. Ao passar através do corpo tecidos, mais densas, como ossos, bloquear os raios mais fortemente do que o tecido menos denso tais como os pulmões.

Para gravar as imagens de raios-X (radiografias) usa-se um tipo especial de filme. Os raios X são convertidos em luz e mais energia atinge o filme irá produzir um escurecimento maior da mesma. Por esta razão, os ossos, deixando menos energia para gastar, serão mais brancos do que os pulmões, permitindo que uma grande passagem dos raios. No entanto, nas primeiras radiografias foram obtidas, como a mão da esposa de Röntgen, os ossos foram observados em sentido inverso, que é mais escura do que o resto dos tecidos. Ele também deve estar ciente de que não toda a radiação que entra no corpo ele sai limpo. Quando os raios X passam através do corpo é uma parte da energia que permanece nos tecidos e, portanto, pode causar efeitos biológicos a este tipo de radiação.

Após dois meses de sua descoberta, os raios X foram utilizadas na Europa e América do Norte, não só para tirar fotos dos órgãos internos de pessoas vivas, mas também para tratar uma grande variedade de doenças. O equipamento utilizado para tirar radiografias (radiologia) produzem raios-X com uma energia de cerca de 120 mil elétron-volts, enquanto os usados ??para tratamento de câncer (radioterapia) são muito mais poderosos, com uma potência de 2 a 20 milhões de elétron-volts.

Profissões relacionadas aos raios-X

Apesar de raios-X também têm aplicações em vários campos relacionados à saúde, vários profissionais de saúde diretamente relacionados à sua utilização. Primeiro, radiologistas, que são profissionais médicos treinados para gerenciar os equipamentos e máquinas de raio X, bem como para atendimento de pacientes que são para realizar raios-x. Há também perícia técnica em equipamentos de radiação. Um radiologista é um médico especializado na interpretação de raios-X e outros exames relacionados com a imagem do corpo, tais como a ultra-sonografia, e laresonancia magnético. Além disso, você pode executar alguns tipos de tratamentos, aproveitando estas técnicas.

A oncologista ou oncologista, é também um médico que se especializa no tratamento de tumores utilizando raios-X ou outra radiação. Em contraste, os oncologistas tratam o câncer pela administração de drogas que matam as células do tumor (quimioterapia). Cada tipo de tumor é uma maneira especial e em muitos casos, combinam os dois tipos de tratamentos. Além do câncer, a radiação pode ser tratada com outras doenças benignas, como algumas formas de hipertireoidismo (excesso de hormônio da tireóide).

 

Exames médicos que usam raios-X

Radiografias simples são úteis no diagnóstico de muitas doenças ou problemas de saúde. Assim, por exemplo, são suficientes para confirmar se um osso foi quebrado ou o pulmão pode ter uma lesão, como pneumonia ou um tumor. O estudo de algumas partes do corpo exige, no entanto, algumas técnicas especiais. No caso das veias ou artérias para ver se eles estão estreitados ou bloqueados por um coágulo na mesma necessidade de injetar um líquido opaco aos raios-X chamado contraste. O mesmo acontece quando você quiser explorar o sistema digestivo: Você deve engolir um corante para ver o esôfago, estômago ou intestino delgado ou entrar através do ânus como um enema, para ver o intestino grosso (reto e cólon ).

, Tomografia computadorizada (TC) é outro avanço técnico no uso de raios-X É raios são passados ??em várias direções por um avião do corpo e usando um computador pode representar complexo de raios-X de cortes de imagens detalhadas de partes do corpo.

Como são os testes de raios-X?

Os raios X são gerados a partir de um dispositivo conectado à rede eo paciente é colocado entre a unidade de gerador e uma tela especial em que você começa a foto ou radiografia. Anteriormente, a paciente deve remover todos os itens de metal realizada no corpo, tais como relógios ou jóias, desde que foi rádio-opacos apareçam em um x-esconde partes do campo estudado, bem como para causar confusão.

É muito importante para obter uma boa qualidade de imagem, que o paciente permaneçar imóvel durante os poucos segundos que a foto é tirada. O procedimento não produz desconforto e sem efeitos colaterais, exceto no caso de uma mulher grávida. Uma vez que o RaioX-foi feito, é entregue para o radiologista para interpretá-lo e escrever o relatório. Em testes mais complicado este processo pode levar algumas horas, por isso é geralmente o resultado final não está disponível imediatamente.

Os riscos são testes de raios-X?

Um elemento contraditório de raios-X é usado para tratar o câncer e, ao mesmo tempo, pode facilitar o desenvolvimento de tumores. No entanto, atualmente utilizado doses muito pequenas de radiação para obtenção de filmes de boa qualidade, de modo que o risco real para pacientes individuais são devidamente supervisionados raios-X é extremamente baixo e sem consequência.

No entanto, os profissionais que trabalham nos departamentos de radiologia ou terapia de radiação podem ser exposto a uma alta dose de radiação, se manteve o tempo todo com os pacientes, pois eles estariam sujeitos a um efeito cumulativo. Por esta razão, eles devem ser colocados atrás de uma tela que não passa o raio-X

Além disso, a radiação pode causar dano fetal. Por isso, é necessário evitar, sempre que possível, raios-X durante a gravidez. Qualquer mulher que seria solicitada para realizar um raio-X e suspeita de estar grávida alertar claramente o seu médico ea equipe do departamento de radiologia.

Especialistas em raio x

Encontre um especialista em Raio X na sua cidade:
Sergio Hashiba

Sergio Hashiba

Radiologista

Matão

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Sylvio Giovanni R P Gomes

Sylvio Giovanni R P Gomes

Radiologista

João Pessoa

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Renata Telles Piva Belluomini

Renata Telles Piva Belluomini

Radiologista

Campinas

Filipe Belmont Cintra

Filipe Belmont Cintra

Radiologista

Osasco

Perguntas sobre Raio x

Nossos especialistas responderam a 50 perguntas sobre Raio x

Dr. Alberto Oda
Dr. Alberto Oda
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Não,exceto para ansiedade se necessário.
2 respostas

Dr. Manuel Schütze
Dr. Manuel Schütze
Radiologista
Belo Horizonte
Bom dia! Vamos por partes. A ressonância magnética não utiliza radiação ionizante. Os outros exames listados (TC e RX) usam a radiação, mas apenas na hora do exame. Não fica nada retido no seu…
1 respostas

 Pedro Luiz Amaro
Pedro Luiz Amaro
Radiologista
Corre risco da alta radiação gama lhe causar nodolos cancerígeno
1 respostas

Quais profissionais realizam Raio x ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.