Terapia sistêmica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em terapia sistêmica

Encontre um especialista em Terapia Sistêmica na sua cidade:
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Psicólogo

Goiânia

Perguntas sobre Terapia sistêmica

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Terapia sistêmica

É uma abordagem psicológica, Abordagem sistêmica.
Ela é ideal para atendimento de casal e família, mas muitos psicólogos tem trabalhado no atendimento individual. A sistêmica considera…
9 respostas

Especialistas falam sobre Terapia Sistêmica

A terapia sistemica é uma abordagem de trabalho, que pode ser realizada através de atendimento individual, casal ou familiar, que trata tanto das questões particulares de cada indivíduo como também das questões e interações relacionais, seja no contexto familiar, profissional ou social. O objetivo do trabalho é levar o indivíduo a ter uma vida mais saudável e ser mais criativo e espontâneo em suas interações consigo mesmo e com os demais.

Estuda os indivíduos enquanto parte integrante de sistemas. A Terapia Familiar Sistêmica tende a compreender os problemas individuais em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família. Desse modo, os relacionamentos são considerados como fator determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas do que como uma característica particular de um indivíduo. Ao nascer não herdamos somente carga genética, pois a natureza é moldada com a história dos relacionamentos dos pais e dos avós, com crenças e esquemas de comportamento de toda sua árvore genealógica, os quais ocupam um lugar.

A Terapia Relacional Sistêmica é uma proposta de trabalho terapêutico com famílias, casais e indivíduos e grupos. É uma integração das idéias e enquadres do Psicodrama, da Terapia Corporal e de Energia e da Terapia Sistêmica. O ponto central dessa abordagem é o trabalho com Padrão de Funcionamento. Através da relação terapêutica, o terapeuta irá auxiliar os clientes a terem consciência do seu padrão de funcionamento e a desenvolverem as aprendizagens e as mudanças necessárias. O trabalho clínico com famílias estrutura-se a partir do encaminhamento e dos primeiros contatos, buscando-se criar uma programação específica para cada família, coerente com os objetivos acordados.

Kênia Marjori Cunha Dickow

Psicólogo, Terapeuta complementar

Curitiba

Agendar uma visita

Tem como foco principal o contexto relacional. Essa abordagem enfatiza olhar o quanto o indivíduo impacta o seu meio e o quanto o seu meio o impacta, propondo uma visão voltada para suas redes e suas relações, sejam estas familiares, profissionais, escolares, de amizade ou amorosas. Durante as sessões, o cliente começa a aumentar sua consciência a respeito de si mesmo e de como sua história pessoal, e principalmente familiar, interferem em seu modo de ver, entender e relacionar-se com a realidade. Por meio dessa linha, o indivíduo passa a enxergar os fatos de diferentes perspectivas, de forma a tomar as melhores decisões para levá-lo à mudança e à melhoria nos relacionamentos.

Na terapia sistêmica o foco não é o indivíduo isolado, mas as relações que ocorrem entre as pessoas. A mudança de comportamento/atitude em uma pessoa provoca mudança nas outras, ou seja, se você mudar de atitude frente a uma situação ou pessoa, esta por sua vez tende a alterar seu comportamento. Vejo a pessoa nas suas relações e vínculos; sendo que cada um tem sua participação e responsabilidades nas relações. O objetivo é ajustar a maneira como a pessoa enxerga o mundo, deixar de forma funcional.

A terapia sistêmica ou terapia familiar sistêmica, é uma linha teórica pautada na compreensão dos problemas através dos sistemas de interação do sujeito com as pessoas que o rodeiam, que vão desde a família até amigos, colegas de trabalho, etc. Desta forma, a terapia sistêmica trata a pessoa levando-se em consideração o contexto em qual esta inserido, assim como os relacionamentos que ela vive e com os quais apresenta problemas. Dentre alguns objetivos desta terapia pode-se destacar a mudança nos padrões de relacionamento, a promoção da autonomia, dentre outros.

A Terapia Sistêmica está focada nas relações,não aborda o indivíduo apenas no nível individual, mas também nos seus relacionamentos, suas interações e dinâmicas interacionais. Acredita que o sofrimento do indivíduo está interligado ao seu ambiente, ao sistema que está inserido. O processo terapêutico tem como objetivo levar a reflexão sobre questões sejam elas individuais, familiares ou com o conjugue, levando em conta que o indivíduo está dentro de um sistema de relacionamentos e que influencia e é influenciado por ele. O foco é possibilitar autonomia do sujeito, despertar a consciência acerca das responsabilidades e escolhas promovendo a mudança no padrão das interações interpessoais.

Quais profissionais realizam Terapia sistêmica?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.