Teste de contato - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Outros nomes: Teste alergico de contato (Patch Test).

Testes de contato: Bateria Padrão; Bateria Cosméticos; Teste de contato atópico (TCA).

Especialistas - teste de contato

Luiz Querino de Araujo Caldas

Luiz Querino de Araujo Caldas

Alergista, Médico do trabalho

Niterói

Agendar uma visita
Paula Zanella Caús

Paula Zanella Caús

Alergista, Pediatra

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Renata Kuschnir

Renata Kuschnir

Alergista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Thieny Barros

Thieny Barros

Pediatra

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

Perguntas sobre Teste de contato

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Teste de contato

Boa noite! Tudo bem?
Sim! É muito comum o desenvolvimento de dermatite de contato no couro cabeludo devido ao uso de selagens e outros procedimentos químicos. É importante ter uma avaliação…
1 respostas

Ola, Pela história parece ser uma Dermatite de contato. O teste padrão é o exame inicial, mas vc pode realizar o teste de contato bateria cosméticos. Existe a dermatite de contato Alérgica (onde…
3 respostas

Bom dia.
No segundo dia do teste é realizada a retirada das substâncias e a primeira leitura. A não realização no tempo correto pode comprometer a avaliação do resultado do teste.
1 respostas

Especialistas falam sobre Teste de contato

O teste de contato pode ser usado para comprovar a sensibilização (alergia) da pele de um paciente a determinada substância que pode causar dermatite de contato alérgica. Podemos usar a bateria padrão padronizada com 30 substâncias e a bateria de cosméticos com 11 substâncias. O teste de contato também pode ser usado com bateria para alimentos, quando o paciente apresenta história sugestiva de alergia alimentar. A pele do paciente deve estar limpa, sem nenhum tipo de creme, pomadas, etc. O teste é aplicado na região dorsal do tronco e é retirado após 48 horas, quando é realizada a primeira leitura. A última leitura é feita após 96 horas da colocação do teste.

Priscilla Filippo Alvim De M. Santos

Alergista

Rio de Janeiro


O Teste de contato e indicado quando suspeitamos que a causa da alergia seja por algum produto de higiene pessoal ou detergentes, sabões , ou algo relacionado com a nossa profissão ou bijuterias e até alguns alimentos. Colocamos placas nas costas com varias substancias de 30 a 40 e retiramos após 72 horas para realizarmos a leitura.

Elisangela Lemos Da Costa

Pediatra, Alergista, Dermatologista

Barueri


O teste de contato deve ser realizado com a aplicação das substancias geralmente nas costas, e permanece em contato com a pele do paciente por 48 horas. É retirado, e seu efeito deve ser reavaliado em 96 horas. Atualmente há uma bateria completa de testes, sendo os mais recentes lançados no mercado, bateria de cosméticos, bateria de unhas, onde avaliamos principalmente a alergia a esmaltes) e também a bateria capilar para alergias no couro cabeludo.

Paula Meireles

Alergista

São Paulo


Teste de contato é indicado nas dermatites/eczemas que parecem ser devido a substâncias que estão em contato com a pele do paciente, como luvas, produtos de limpeza, bijuterias, tintas, maquiagem, entre outros. Consiste na colocação da substância na pele do paciente, onde permanecerão por pelo menos 2 dias. Após, retiramos as substâncias e realizamos uma primeira leitura. A segunda leitura é feita 48 - 96 horas após a retirada.

Jessica Loekmanwidjaja

Alergista, Pediatra

São Paulo


O teste de contato ou patch test é realizado para diagnosticar dermatite de contato. Pode ser realizado em crianças e adultos. Utilizamos a bateria padrão com as 30 principais substâncias. Como é feito: - São colocados adesivos com as substâncias a serem testadas nas costas do paciente. -São realizadas 2 leituras: a primeira em 48 horas e a segunda em 96 horas. -Durante essas 96 horas, o local do teste não deve ser molhado. - O resultado é entregue pelo médico. Siga corretamente as instruções do médico. Assim você colaborará para um diagnóstico correto da sua alergia.

Daniela Munhoes

Alergista, Pediatra

São Paulo


O teste de contato (patch test) é realizado quando há suspeita de reações mediadas por mecanismo celular, ou seja, alergias que causam eczemas (dermatites). Não deve ser feito sem indicação e supervisão médica, pelo risco de sensibilização à novas substâncias e confusão de resultados positivos com irritação por contato com materiais agressivos à pele.

Nathalia Siqueira

Alergista

Fortaleza


Testes de Contato (30 substâncias), Testes de Cosméticos ( 10 substâncias) e Teste de Látex são testes de Leitura Tardia (Leituras em 48 e 96 horas) e são testes de escolha para diagnosticar Dermatites Agudas e/ou Crônicas utilizando as Baterias-padrões Brasileira para Teste de Contato e Teste de Cosméticos. São realizados com Fotossensibilização.

Teste de contato ou "Patch test" é utilizado para auxiliar no diagnóstico dos agentes causadores de alergias tardias que podem provocar eczemas ou dermatites crônicas. Utilizamos uma bateria de substâncias químicas envolvidas na fabricação de vários produtos como material de limpeza doméstica, detergentes, borracha para calçados, colas, tintas, perfumes, maquiagem, esmaltes etc...O teste fixado nas costas do paciente, com a aplicação de cada substância em papel filtro ou placa. As substâncias testadas precisam ficar em contato com a pele por 48 horas antes que seja feita a leitura através da observação de reação no local da aplicação. O tratamento varia de acordo com o resultado encontrado.

Clarissa Medeiros

Alergista, Nutrólogo

Rio de Janeiro

Quais profissionais realizam Teste de contato?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.