Tomografia computadorizada - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é um scanner?

O scanner é um dispositivo que executa um tipo especial de raio-x, chamado de tomografia axial computadorizada (CT). Aqui, em vez de um único feixe através do corpo (como em uma radiografia normal), muitos feixes são enviados simultaneamente a partir de ângulos diferentes, que são analisados ??usando um computador para combinar as diferentes imagens da área que requer em uma única análise.

Como é que funciona um scanner?

Raios-X passam através do corpo, que absorvem a sua energia de forma diferente dependendo da densidade dos tecidos. Assim, tecidos menos densos (por exemplo, pulmões) parecem mais fortes, enquanto o tecido mais denso (como ossos) parecem mais fracos. O computador usa todas essas informações para calcular a densidade relativa dos tecidos que são explorados, oferecendo uma imagem bidimensional em preto e branco, de secções diferentes do corpo.

O que é o TAC?

A tomografia computadorizada fornece muito mais detalhes que o  raios-X e, portanto, fornece ao clínico muito mais informações sobre a anatomia interna do corpo, sem ter que recorrer a operações desagradáveis ou exploração. Com máquinas modernas a informação é processada para reproduzir imagens tridimensionais do corpo digitalizados, o que pode simular o que  iria encontrar um cirurgião durante a digitalização. Hoje, o TAC é fundamental para localizar tumores e planejamento do tratamento com quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

Como você usa o scanner?

Originalmente, o scanner era projetado para a imagem do cérebro, mas hoje  a tecnologia é mais avançada e produz imagens de qualquer parte do corpo. Ele é especialmente útil para a detecção de hemorragia cerebral, aneurisma (inchaço da parede de uma artéria), lesões cerebrais, tumores e abscessos em qualquer parte do corpo, avaliar doenças pulmonares diferentes, descobrir lesões internas ou problemas viscerais (rim, fígado, baço), lesões de ossos e coluna vertebral. O scanner também é usado para guiar biópsias e outros procedimentos diagnósticos invasivos.

Como é a preparação para um scanner?

Dependendo da área a ser explorada, deve estar em jejum ou não (por exemplo, para um CT abdominal deve estar em jejum 6 horas antes do teste). Às vezes, um contraste pode ser administrada por via oral (para CT abdominal) ou por injeção em uma veia. Isso facilita a visualização dos órgãos, vasos sanguíneos ou, por exemplo, um tumor. Esta injeção pode ser um pouco chata e algumas pessoas se queixam de uma sensação de calor no braço.

Como é um CT?

Durante o teste o paciente está deitado em uma maca, de modo que a parte do corpo em questão está localizado dentro da circunferência do dispositivo. Este dispositivo se move para trás e para frente controlado pelo computador, assim você pode tirar fotos do corpo, sem tocar no paciente. A duração do teste depende do número de imagens e os ângulos obtidos. A varredura completa leva cerca de uma hora.

TAC Dói?

Raios-X não são dolorosas e, portanto, o TAC não fere. Algumas pessoas se sentem desconfortáveis ??deitados dentro de um túnel relativamente estreito, e as pessoas inquietas com claustrofobia podem ter sérios problemas durante o teste. Discutir com os técnicos de radiologia médica e se você acha que pode sofrer alguns problemas. Algumas pessoas ficam nervosas com o zumbido que é emitido pelo dispositivo durante a operação. Às vezes usando um sedativo suave pode ajudar a alcançar o relaxamento adequado.

É perigoso fazera  TAC?

Durante o CT, os raios-X são usados ??mais do que em radiografia comum de raios-X, os médicos não recomendam um scanner sem uma boa razão. No entanto, os níveis de radiação não são elevados. Alguns pacientes podem apresentar reações alérgicas ao corante do contraste é injetado na veia. Mais raramente, há uma lesão renal em pessoas que já têm insuficiência renal. É importante comunicar aos médicos ou técnicos, se você tem asma, alergias ou problemas renais antes de ter a injeção de contraste.

Como interpretar um CT?

O TAC fornece uma imagem muito mais clara do interior do corpo que um raio-x, de modo que se pode distinguir claramente os diferentes tecidos e órgãos, bem como áreas cheias de líquido. Além disso, serve também para detectar e estudar pequenos "pontos" nos pulmões, por isso agora estamos estudando o uso do teste CT pulmonar para o diagnóstico precoce de câncer de pulmão.

Especialistas - tomografia computadorizada

Encontre um especialista na sua cidade:
Fábio Fernandes Martins

Fábio Fernandes Martins

Neurologista

Cachoeiras de Macacu

Agendar uma visita
Sergio Hashiba

Sergio Hashiba

Radiologista

Matão

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Sylvio Giovanni R P Gomes

Sylvio Giovanni R P Gomes

Radiologista

João Pessoa

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas sobre Tomografia computadorizada

Nossos especialistas responderam a 349 perguntas sobre Tomografia computadorizada

Dr. Rafael Banho
Dr. Rafael Banho
Especialista em diagnóstico por imagem
Niterói
A tomografia computadorizada é um exame que utiliza radiação para gerar as imagens, sendo prudente realizar o mínimo possível. Existem outros exames como a ultrassonografia que não usam radiação…
2 respostas

Dr. Alcides Ferreira Santos
Dr. Alcides Ferreira Santos
Mastologista, Radiologista
Recife
Pequeno risco e não se preocupe, porque o cérebro é bem resistente
e pouco sensível às radiações. Esqueça
1 respostas

Dra. Debora Pezzolato
Dra. Debora Pezzolato
Neurologista pediátrico
São Caetano do Sul
Bom dia, significa que está sem alterações.
O sistema ventricular é uma região do cérebro, sua avaliação é importante para descartar hidrocefalia (aumento de líquido no cérebro).
No…
1 respostas

Especialistas falam sobre Tomografia computadorizada

Tomografia Computadorizada (TC) é um método diagnóstico que utiliza raios-X para realização de imagens. A TC adquire as imagens em “fatias”. Estas “fatias” do nosso corpo são dispostas na tela de um computador e depois fotografadas. Ao chegar na Clínica o paciente preenche a documentação (questionário, termo de consentimento). Neste exame pode ser necessário o uso de contraste iodado endovenoso.

Kelnner Portela Luz

Radiologista

Fortaleza

Quais profissionais realizam Tomografia computadorizada ?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.