Avaliação Neuropsicológica pode identificar o transtorno bipolar?

5 respostas
Avaliação Neuropsicológica pode identificar o transtorno bipolar?
O diagnóstico de TAB é soberanamente clinico, nenhum exame seja ele laboratorial, de imagem ou mesmo uma avaliação Neuropsicologica identifica ou “da” esse diagnóstico.
A avaliação neuropsicologico é um complemento ao exame clinico muito utul sobretudo para avaliar funcoes cognitivas que podem estar comprimetidas e agravando o quadro clinico, como por exemplo quando a pessoa melhora dos sintomas depressivos mas continua com impirtante prejuizo funcional seja nas atividades domésticas ou laboriais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A avaliação neuropsicológica é parte de qualquer diagnóstico. As áreas de saúde se unem para fornecer o resultado mais acertado possível. A avaliação contempla aplicação de testes, entrevistas, anamneses, observações, avaliações e opinião de outros profissionais, assim como exames de outros profissionais, para assim compor a identificação do transtorno. São várias sessões, inclusive para capturar o seu estado em momentos diferentes, aliado ao olhar clínico do profissional. Para um diagnóstico preciso, é preciso dar tempo aos profissionais investigarem adequadamente. Não acontece em uma sessão e nem por um único profissional.
Espero ter esclarecido um pouco.
O diagnóstico do transtorno bipolar é clínico! Basicamente o que o médico faz é rastrear ao longo de toda a história de vida da pessoa, algum momento em que ficou evidenciado um período de mania ou hipomania (alguns dias - no mínim - em que a pessoa fica eufórica ou irritável, cheia de energia, talvez agitada e ansiosa, dormindo pouco e não sentindo falta, mais impulsiva, mais falante, ligando para todos os amigos - talvez exageradamente sociável, etc). É essa fase de mania que buscamos durante a consulta ou em alguns casos presenciamos durante q mesma. As vezes, a informação de um terceiro ajuda bastante (algumas alterações podem ser sutis e passar desapercebida pelo próprio paciente, mas não a um familiar que conhece o paciente bem, por exemplo). Não existem exames de imagem ou de sangue que dão o diagnóstico. Como já disse, ele é clínico.
Sim, o transtorno afetivo bipolar atinge a personalidade e existem técnicas projetivas que avaliam traços de personalidade e confirmam a hipótese clínica. O tratamento para este transtorno deve sempre ser feito em conjunto com o psiquiatra.
O diagnóstico do transtorno bipolar deve ser feito por um psiquiatra, não tem exame laboratorial ou teste que faça esta avaliação. Um psicólogo com experiência pode levantar hipóteses Diagnósticas de TAB, porém o unico profissional que irá fechar este diagnóstico é o psiquiatra em sua avaliação clinica.

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.