Estou fazendo uso de Fluoxetina (receitado por um médico) para combater sintomas de ansiedade enquanto

3 respostas
Estou fazendo uso de Fluoxetina (receitado por um médico) para combater sintomas de ansiedade enquanto procuro um psiquiatra. A inquietação e a ansiedade diminuíram muito (antes eram constantes 24hrs) porém as crises (agora curtas) ficaram muito mais fortes, intensas. Continuo o uso ? É normal ?
Prezado(a),
Diferenciar inquietação de ansiedade às vezes é complicado. Muitas pessoas acabam recebendo medicação para tratar ansiedade, enquanto o problema é a inquietação.
Isso é muito prejudicial, pois os antidepressivos, principalente os serotonérgicos como a Fluoxetina, aumentam a inquietação. Essa é a função deles: deixar as pessoas mais ativas.
Outro problema é a “ansiedade paradoxal inicial”, ou seja, no começo do tratamento há piora dos sintomas ansiosos. Para evitar isso, é necessário aumentar as doses bem lentamente.
Espero que ajude.
Fique bem.
Abs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É muito comum, que no início do tratamento com alguns medicamentos dessa classe (inibidores seletivos da receptação de serotonina), haja aumento dos sintomas de ansiedade paroxistica (em picos). Para evitá-los, geralmente associamos medicações que promovem alívio imediato dos sintomas ansiosos .. abraços
O ideal é que dentro de 30 dias de uso vc já esteja em acompanhamento com psiquiatra para verificar se a dose está ideal ou se há necessidade de ajuste/troca da medicação. Também é importante que exames laboratoriais sejam verificados para descartar problemas clínicos que se confundem com ansiedade (como por ex problemas c a tireoide). Procure um psiquiatra para avaliar tudo isso e ajustar seu tratamento para que você volte a ter qualidade de vida

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1206 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.