Eu quero saber o que é borderline e se é algo grave

3 respostas
Eu quero saber o que é borderline?
Esse é um assunto muito complexo e pode ser difícil de ser diagnosticado, mas resumidamente é uma personalidade ("um modo de ser e de funcionamento da pessoa") com características disfuncionais como frequentes oscilações de humor, fácil frustração, dificuldade nos relacionamentos amorosos-familiares-amizades, sensação de vazio, entre outros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Borderline é um transtorno de personalidade com duas características principais impulsividade importante e instabilidade (afetiva, nas relações com os outros e em relação à própria imagem); Os pacientes têm baixa tolerância ao abandono, seja esse real ou interpretado por ele.

Costumam apresentar sintomas como paranoias breves e relacionados ao estresse/dissociação, esforços para evitar um abandono, raiva de grande intensidade (e dificuldade para manter seu controle), sensação de vazio duradoura, "perturbação da identidade" (a percepção de si próprio ou de sua imagem são instáveis), automutilação ou ideação/comportamento suicida frequentes.
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma condição de saúde mental caracterizada por instabilidade emocional, comportamento impulsivo, relacionamentos instáveis, autoimagem distorcida, pensamento dicotômico (preto e branco), comportamento autolesivo e/ou suicida e medo intenso de abandono. O TPB é considerado um transtorno de personalidade, o que significa que os padrões de pensamento, comportamento e emoções são persistentes e inflexíveis, afetando o modo como a pessoa percebe a si mesma e aos outros, e como ela interage com o mundo ao seu redor.

As causas do TPB ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, biológicos e ambientais possa estar envolvida. O TPB é mais comum em mulheres do que em homens e geralmente é diagnosticado na adolescência ou início da idade adulta.

O tratamento para TPB pode incluir psicoterapia, medicação e terapia ocupacional, que visa ajudar a pessoa a lidar com suas emoções intensas, comportamentos impulsivos e a desenvolver habilidades de relacionamento saudáveis. A terapia pode ser um processo longo e desafiador, mas pode levar a melhorias significativas na qualidade de vida da pessoa afetada pelo TPB.

Especialistas

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.