Meu neto tem 8anos e de dois anos p cá ele tem dado muitas crises de pânico . Tem um ano e meio q levo

5 respostas
Meu neto tem 8anos e de dois anos p cá ele tem dado muitas crises de pânico . Tem um ano e meio q levo ao psicólogo mais nao acaba. Essa crise vem com batidas fortes no coração vomito e dores de cabeça . Tem medo q os pais vão abandona-lo. O q devo fazer?
Acho importante procurar um psiquiatra para avaliar se é um transtorno de pânico ou ansiedade de separaçao. O psiquiatra avaliará também a necessidade de medicação ou até a possibilidade de troca de terapia. A terapia mais aconselhável seria a cognitivo-comportamental.

Bom dia. Transtorno no pânico pode ser uma doença extremamente limitante, causando sofrimento para o paciente e família. Recomendo que a senhora procure atendimento médico, se ainda não o fez, com urgência.
Alguns casos necessitam de medicações adequadas para estabilizar os sintomas e até melhorar a resposta a psicoterapia. Quanto mais crises e medo ele tiver, maior será seu medo de sentir novamente estas sensações.
O profissional indicado é o psiquiatra infantil.

Atenciosamente

Prof David
O Transtorno de Pânico é um dos transtornos classificados como de ansiedade, conforme no DSM IV e caracteriza-se pela presença de ataques repentinos e intensos de ansiedade como taquicardia, sudorese, falta de ar, tremores, tonteiras, medo de perder o controle, medo de morrer, dentre outros. No Transtorno de Pânico fica clara a necessidade de integração entre as abordagens farmacológicas e psicoterápicas no tratamento do paciente. Atividades físicas também são recomendadas, pois provocam sensações semelhantes (taquicardia, sudorese) num contexto agradável, ajudando a identificá-las melhor. Além, claro, de um diagnóstico diferencial com outras doenças de sintomas semelhantes.
Sugiro que você procure um bom psiquiatra para ele e mude de psicólogo. O uso de medicamentos aliado à terapia apresenta melhor resultado do que fazer só a terapia ou só tomar remédio, o remédio vai ajuda-lo nos sintomas das crises, já a terapia irá "tratar" as causas psicológicas do transtorno!
Olá, bom dia!
É importante encaminhar seu neto a um psicólogo para que seja trabalhado com ele as questões que ele tem medo. O pânico é apenas um sintoma da ansiedade, que muitas vezes tem relação com história de vida, onde houveram traumas ou outros acontecimentos que o marcaram. Além do seu neto, é fundamental também que os pais busquem orientação para entender melhor os sintomas do filho e como lidar quando ocorrem as crises de pânico.
Caso ele já esteja em atendimento psicológico, é importante conversar com o profissional para entender como está o atendimento. E entender também que os resultados terapêuticos muitas vezes não são imediatos. Boa sorte!