O Brintellix (vortioxetina) diminui a libido?

6 respostas
O Brintellix (vortioxetina) diminui a libido?
Trabalhe também as causas com a psicologia e não somente os efeitos.
Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Realmente a Vortioxetina, pelo seu mecanismo de ação de modulador de vácuos sistemas de neurotransmissores, diferente dos demais antidepressivos do mercado, tem a proposta de minimizar ao máximo efeitos adversos sexuais.
O que pode acontecer é que sintomas depressivos/ ansiosos, não completamente remitidos, podem interferir na libido e paciente creditar esse efeito à medicação em uso.
É necessário que haja remissão completa do quadro em tratamento, para poder atribuir à medicação, a diminuição da libido.
Boa tarde, tudo bem? A vortioxetina é um dos mais modernos antidepressivos. É chamado multimodal, por agir em varios (sete) sistemas) de neurotransmissores. Tem como diferenciais não se associar a disfunção sexual e ganho de peso.. ajudo em algo mais? Abraços
Apesar de haver estudos que atribuem à vortioxetina menos efeitos negativos sobre a sexualidade que aos inibidores seletivos de recaptação de serotonina, eles podem ocorrer, sim.

1. Os estudos não são unânimes em negar efeitos sobre a sexualidade, apenas afirmam que são menores.

2. Mesmo havendo a possibilidade do efeito "nocebo" (causa "psicológica" para alguém sentir efeitos nocivos de uma droga), na minha experiência clínica várias pessoas que tiveram efeitos de dificuldade de orgasmo com inibidores seletivos de recaptação de serotonina também tiveram com vortioxetina, mas não tiveram com bupropiona ou mirtazapina.

A libido a que você se refere, é um componente distinto da excitação e da capacidade de orgasmo. Mas a libido é bem menos afetada que a capacidade de orgasmo também no caso dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina.

Vale a pena experimentar a vortioxetina e esperar o controle da depressão para avaliar com segurança, mas não é impossível o prejuízo.
Olá!
A VORTIOXETINA tem demonstrado ser um medicamento muito eficaz para o tratamento da depressão,melhorando também a função cognitiva como por exemplo, a memória. Ele tem sido melhor tolerado do que a Venlaflaxina, por exemplo e o Excitalopram. Um dos diferenciais da Vortioxetina é justamente ter menos efeitos colaterais indesejáveis como o aumento de peso e interferência na função sexual.
Olá!
O ideal seria você tirar as duvidas sobre a ação da droga em seu organismo como também relatar essa possível diminuição da sua libido com o seu médico. Vale lembrar que problemas relacionados a perda da libido, como diversas outras dificuldades de cunho sexual, também estão ligados a problemas emocionais, na maioria das vezes. Procure ajuda psicológica para que você possa averiguar se existem problemas emocionais que estejam interferindo em sua libido ou outras áreas de sua vida que cumina nessa perda.

Especialistas

Riad Maicá Qader

Riad Maicá Qader

Ginecologista

Chopinzinho

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

Thales Faria Favaro

Thales Faria Favaro

Médico clínico geral

São Paulo

Leonardo Ribeiro

Leonardo Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Joao Vitor Torres

Joao Vitor Torres

Ginecologista

Serra Talhada

Henrique M Abrão

Henrique M Abrão

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Distúrbios na libido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.